Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é um furacão? Como se forma?


O Mentes Irrequietas recebeu dois emails de dois jovens irrequietos que queriam saber mais sobre os furacões. Joana, Miguel, aqui fica a explicação irrequieta:

"Mais de seis milhões de clientes sem energia segunda-feira, o furacão Sandy derrubou árvores, linhas de energia e alagou estações de metro. A tempestade levou a falhas de energia em pelo menos 17 estados dos EUA, incluindo mais de um milhão de clientes na Pensilvânia e em Nova Jersey, e cerca de 660.000 em Nova York. Cerca de quarto milhões de clientes perderam a energia em Manhattan depois de uma explosão estação na East 14th Street, esta explosão deixou quase toda a ilha a sul da 34th Street às escuras. Os funcionários da Con Edison chamaram falhas de energia "à maior interrupção de energia da nossa história provocada por uma tempestade."
in NYTimes website 

É assim que o NY Times faz um primeiro balanço geral da passagem do Furacão Sandy em território norte americano. Há ainda a acrescentar os mortos, só no Haiti já foram contabilizadas 52 vitimas mortais e 200.000 pessoas perderam o tecto (The Gardian online), na costa Leste dos EUA foram contabilizados 13 mortos, também o Canadá registou 1 vítima mortal.

Mas afinal o que é um furacão? Como se forma?

Os furacões são, de uma forma muito simplista, um cocktail muito bem misturado de ventos fracos constantes com águas quentes e calmas. Nesta altura do ano o Atlântico Norte junta estas variáveis da forma ideal para a ocorrência destes fenómenos, e por isso o local ideal para a formação de furacões.

Como se formam os furacões?

Um furacão aparece quando a água do mar é aquecida, em principio pelo Sol, causando o aquecimento da massa de ar imediatamente por cima da água. Este aquecimento provoca evaporação e consequente aumento da humidade. À medida que se vai subindo nas camadas de ar acima do nível da água a temperatura vai descendo, esta variação de temperatura provoca variações de pressão o que leva à formação do furacão.

A força do furacão depende da quantidade de calor libertado pela água. Este calor impulsiona a formação de uma tempestade que dependendo do calor libertado origina a formação de um furacão.

Aquecimento global e furacões

Ernani Nascimento, professor de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, diz que atribuir a culpa pelo aumento do número e da força dos furacões ao aquecimento global é, ainda, muito prematuro. Segundo o professor ainda não existem dados ciêntificos suficientes para tirar esta conclusão, para além de que relatórios climáticos indicam que não é seguro afirmar que os furacões tenham aumentado de intensidade ou de frequência nos últimos 40 anos (altura em que se iniciaram os registos via satélite)- Dados IPCC ( Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas). No entanto, no Atlântico Norte, onde Sandy se originou, "aumentou o número de furacões, em particular os de maior envergadura".

Para Serge Planton, encarregado do grupo de pesquisas climáticas do serviço meteorológico francês Meteo France, "a complexidade do fenómeno - um furacão depende da temperatura da superfície do mar, mas também da estrutura dos ventos em todo o volume da atmosfera - não responde de forma linear, simples, ao aquecimento global".

Segundo o professor da UFSM o risco de ocorrer um furação na América do Sul é quase nulo, pois não estão reunidas as condições de temperatura nem de ventos necessárias para despoletar o processo.

Furacões, Tufões, Ciclones, Tempestades Ciclónicas, e Ciclones Tropicais

Segundo o instituto de meteorologia Português todos estes fenómenos são a mesma coisa e são designados, consoante a área geográfica de ocorrência, por:
  • Furacão (hurricane) no Oceano Atlântico Norte - Golfo do México, Caraíbas e na região Leste dos Estados Unidos;
  • Tufão no Oceano Pacífico Norte, na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China. Nas Filipinas são apelidados por baguios;
  • Ciclone tropical severo na região sudoeste do Oceano Pacífico, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, etc.; 
  • Tempestade ciclónica severa na região norte do Oceano Índico, Índia, Bangladesh, Paquistão, etc.;   
  • Ciclone tropical na região sudoeste do Oceano Índico, Madagáscar, Moçambique, Quénia, etc.
Fontes:
http://www.correio24horas.com.br
http://www.meteo.pt
http://learning.blogs.nytimes.com
http://www.nytimes.com/

Et voilá!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 307

Charles Darwin queria ser médico, infelizmente a medicina perdeu para a biologia, pois Darwin não podia ver sangue.
in http://www.neatorama.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 306

Hitler considerou Albert Einstein o seu inimigo número 1.
in http://www.alberteinsteinsite.com/einsteinfunfacts.html

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 305

A revista Times Magazine elegeu Albert Einstein como a personalidade do século.
in http://www.alberteinsteinsite.com

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Anastassia Elias- Arte com rolos de papel

A imaginação é imensa, com alguma imaginação e muito talento podemos transformar objectos aparentemente "mortos" em obras de arte fantásticas e cheias de vida.
Anastassia Elias, artista e pintora francesa, cria verdadeiras cenas de acção dentro de rolos de papel.
Usando papel semelhante ao do próprio rolo, Anatassia consegue criar a ilusão de que existe uma cena a decorrer dentro do rolo. A artista utiliza molda o papel num nível de detalhe impressionante e, segundo ela, apenas demora uma hora a "esculpir" cada um deles.
Vale a pena dar uma olhadela:











Fontes
http://designmodo.com/anastassia-elias-miniature-paper-art/
http://www.anastassia-elias.com

Et voilá!
Criatividade num rolo de papel!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 304

Aos 90 anos Leonid Hurwicz tornou-se no laureado Nobel mais velho. Prémio Nobel da economia em 2007.
in http://www.nobelprize.org

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Comida assustadoramente irrequieta


O Mentes Irrequietas esta definitivamente no espírito do Haloween. Encontrámos esta foto no cantinho da Maura e quisemos partilhar convosco a nossa ideia de "lanche". Esta ideia super irrequieta tem ares de ser deliciosamente e assustadoramente irrequieta.


Fila de cima:
  • Frankenkiwi (ou Kiwistein)- Escolham um kiwi pequeno, cortem a base e os lados de forma a fazer um "rectângulo" na verdade o que interessa é ter as paredes lisas, tirem o excesso de casca e decorem com olhos, boca e cicatrizes.
  • Caldeirão de bruxa- escolham gomas com cores sugestivas, laranja, branco, amarelo.... e formas originais e façam um caldeirão de bruxa com um aspecto sugestivo.
  • Bananas fantasmagóricas- cortem a banana ao meio e fixem os olhos no topo. Os olhos podem ser feitos de variadíssimas formas, podem ser sementes, podem ser pepitas de chocolate.... .

Fila de baixo:
  • Fantasmas de queijo  Simplesmente cortem o queijo no formato correcto.
  • Mini cachorros quentes fantasma: cortem a massa folhada ainda crua em tirinhas e enrolem as salsichas nessas tiras
  • Restos de Zombies- estes restos não são mais do que u pouco de ketchup para molhar o queijo  e as salsichas, de lado podemos ver aquilo que o autor original chama de dentes de zombie, que julgamos ser amêndoa torrada.
 



fontes:
http://coisasdamaura.blogspot.pt/2012/10/coisinhas-atividades-para-o-halloween.html
http://www.anotherlunch.com/2010/10/muffin-tin-monday-halloween.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AnotherLunch+%28another+lunch%29

Et voilá!
Scary food!

Divirtam-se!


Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 303

Lawrence Bragg foi o laureado com prémio Nobel mais novo de sempre. Aos 25 anos foi-lhe atribuído o prémio Nobel da Física.
in http://www.nobelprize.org

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Halloween- Mitos e superstições

Temos vindo a falar sobre o Halloween, também conhecido como Samhain. Esta festa com origens na  Irlanda (com os Celtas) terá sido levada para os Estados Unidos quando, na primeira metade do sec. XIX, os Irlandeses chegaram massivamente ao continente americano. Este europeus levaram consigo uma tradição muito antiga que com o passar do tempo ganhou dimensão planetária, ainda que continue a não ter muita força em alguns países, como Portugal.
Mas falar de uma festa destas sem falar em superstições é quase como falar do Natal sem falar no velhote de gorro vermelho, por esta razão deixamos aqui a todos os irrequietos algumas superstições desta data.

  • Existem morcegos a voar junto à tua casa? hummm Pode significar uma de duas coisas, alguns acreditam que significa que existem fantasmas por perto. Outros, esperemos que menos, acreditam que significa que alguém irá morrer brevemente.
  • Tocar sinos ou campainhas afasta os espíritos, esta superstição vem desde a idade média mas anda hoje está bastante enraizada na sociedade.
  • Acendeste uma vela e ela apagou sem razão aparentemente? Apagou num local sem correntes de ar? A razão para esse facto é a presença de um fantasma no local.
  • Ainda nas velas. No País de Gales acredita-se que se a cor da chama da vela mudar de repente para azul...  existe um fantasma... muito perto.
  • Nem todas as superstições são maléficas, se tiveres uma aranha no quarto na noite de Halloweeen, isto significa que alguém que te ama e já partiu está a proteger-te. Esta crença é de origem europeia, e até é bastante amigável.
  • Por outro lado, se a mesma aranha for consumida pela chama de uma vela... existe uma bruxa por perto. 
  • Não são só os gatos pretos que dão azar. Os gatos brancos são sinal de azar e muitos acreditam que ver um gato branco significa que os espíritos malévolo andam por perto. Por seu lado, o gato preto é tão mau quanto a sua fama apregoa, ver um gato preto na noite de Halloween significa que qualquer coisa má se aproxima. O gato preto é também vulgarmente parceiro de bruxas e companheiro de figuras assustadoras
  • Uma boa notícia é que alguns acreditam que quem nasceu no dia de Halloween tem poderes especiais para afastar os espíritos maus .
  • Os Celtas acreditavam que quem projectar a própria sombra ao luar será amaldiçoado com azar ou mesmo com morte.

Fontes:
http://www.livescience.com/
http://voices.yahoo.com/7-halloween-superstitions-dont-really-want-to-578282.html?cat=34

Et voilá!
Scary!!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 301

As lulas têm três corações.
in http://www.squid-world.com/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Moldes de recorte de aboboras para o Halloween

Com o aproximar do Halloween alguns irrequietos começam a planear a forma como recortar as abóboras, por isso o Mentes Irrequietas foi à procura de alguns moldes. Encontrámos os moldes aqui, e apenas partilhamos convosco alguns, pelo que para mais ideias é altamente aconselhável uma visita ao website DLTK's Crafts for Kids.





ET

Palhaço zangado

Happy Halloween

Corvo

Bruxa

Gato

Angry Birds
Gato

Gato
Morcego
Basicamente têm de imprimir os moldes e recortar as áreas cinzentas, depois encostam à abóbora e transferem para a casca, como se fosse um stencil. Não deixem de ir a dltk-holidays.com/halloween/mpatterns.htm, que encontram mais moldes e instruções.


Também vale a pena explorar o Ciberhaunt. Neste endereço encontram alguns pdf's de moldes para imprimir e recortar.

Se nunca fizeram uma abobora para o Halloween aconselho este vídeo, afinal com instruções visuais é mais fácil:



Et voilá!
Scary!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 299

O parque de diversões DisneyLand usa por ano cerca de 200000 lâmpadas.
in http://www.hiddenmickeys.org

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 298

O ténis de mesa tornou-se desporto olímpico em 1988 nos jogos Olímpicos de Verão em Seul.
in http://www.pongworld.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Halloween versus Dia de todos os Santos


O Halloween tem origem na cultura Celta. Há cerca de 2000, na zona do globo onde hoje existe a Irlanda, os Celtas festejavam o Samhain, esta festa tinha lugar no dia 1 de Novembro e marcava o início do inverno, o início do ano e a data da última colheita do ano. Acreditava-se que, nesta data, os mortos do ano que findava tinham a sua última e derradeira oportunidade de voltar ao reino dos vivos.

Neste festival as pessoas reuniam-se, acendiam fogueiras e ofereciam sacrifícios aos falecidos, acreditando que isso afastaria os seus fantasmas. Para além disso vestiam-se com roupas feitas com peles de animais e punham mesas fartas em comida. Com o passar do tempo, a evolução e a generalização do festival, as pessoas começaram a vestir-se de fantasmas, bruxas e outras criaturas conhecidas por serem malévolas, e assim vestidas começaram a exigir comida e bebida a outras pessoas. Pensa-se que terá sido esta a origem do famoso costume do "trick-or-treat" que actualmente existe em vários países.

Na igreja católica o dia 1 de Novembro festeja o dia de "Todos os Santos", no México, por exemplo, festeja-se o dia de "los Muertos" (dia dos mortos). É muito comum neste dia as pessoas deslocarem-se aos cemitérios com o objectivo de honrar os seus mortos, chegando mesmo a ser este o único dia em que algumas pessoas se deslocam a estes locais.

Como se transformou o Samhain no dia de Todos os Santos?
Na realidade não se transformou. As pessoas continuam a festejar esta data na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, ainda que com rituais adaptados aos dias de hoje.
O dia de Todos os Santos surge numa tentativa da igreja Católica anular as festividades pagãs do povo Celta. Esta tentativa, apesar de ter sido brilhante (segundo alguns estudiosos), não teve o impacto desejado, e a reunião das famílias à volta da mesa como o objectivo de honrar os Santos nunca conseguiu substituir, com o sucesso desejado, os festejos pagãos do Samhain.
Nos dias de hoje o que temos é uma espécie de fusão entre as duas festas- o Hallowe'en e o All Hallows, ou seja o Halloween e o Dia de todos os Santos (Hollow tem as suas raízes na palavra holy ou santificado). Assim festeja-se a versão actual do Samhain na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, e o Dia de todos os Santos no dia 1 de Novembro, sendo o objectivo das duas datas exactamente o mesmo, honrar e sossegar os mortos.

Fontes:
http://www.history.com
http://ancienthistory.about.com

Et voilá!
Trick-or-treat?

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 297

Os golfinhos vivem em grupos de 10 a 15 elementos
in http://www.dolphins-world.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 296

Os golfinhos conseguem manter-se debaixo de água cerca de 15 minutos, no entanto não conseguem respirar na água.
in http://www.dolphins-world.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estátua antiga esculpida num meteorito

Hoje partilhamos convosco uma notícia verdadeiramente irrequieta, já tem três semanas mas é verdadeiramente irrequieta. De vez em quando a Ciência tropeça nestas coisas, e é isto que faz com que a ciência seja verdadeiramente Irrequieta e atrativa. O texto foi tirado e traduzido do site da ScienceDaily:

ScienceDaily (26 de setembro de 2012) - Uma estátua budista antiga, que foi recuperada por uma expedição nazi em 1938, foi analisada por uma equipa de cientistas liderados pelo Dr. Elmar Buchner, do Instituto de Planetologia da Universidade de Stuttgart. A estátua, provavelmente com 1.000 anos de idade, é conhecida como "Homem de Ferro", pesa 10 kg, retrata o deus budista Vaisravana e acredita-se ser uma peça da cultura pré-budista do século 11. Análises geoquímicas levadas a cabo pela equipa de investigadores revelaram que a estátua foi esculpida num meteorio de ferro muito raro e por isso de valor inestimável.

Parece quase um filme de Indiana Jones: Uma estátua budista antiga, com mais de 1000 anos de idade, foi recuperada por uma expedição nazi em 1938, foi analisada por um grupo de ciêntistas que concluiram que a mesma era esculpida num meteorito.
A estátua é conhecida como o Homem de Ferro pesa 10kg, e acredita-se que representa um hbrido entre a cultura Budista e a cultura Pré-Budista Bon que retrata o deus Vaisravana, o rei budista do Norte, também conhecido como Jambhala no Tibete.
A estátua foi descoberta em 1938 por uma expedição de cientistas alemães liderados pelo zoólogo de renome Ernst Schäfer. Não se sabe como a estátua foi descoberta, mas acredita-se que a suástica  esculpida no centro da figura terá incentivado a equipa nazi a leva-la para a Alemanha. Uma vez chegada a Munique tornou-se parte de uma colecção particular e só após um leilão em 2009, se tornou disponivel para pesquisa.
A primeira equipa a estudar as origens da estátua foi liderada pelo Dr. Elmar Buchner da Universidade de Stuttgart. A equipa foi capaz de classificá-la como um ataxite, uma classe rara de meteorito de ferro com alto teor de níquel.
"A estátua foi esculpida a partir de um meteorito de ferro, um fragmento do meteorito que caiu Chinga nas áreas de fronteira entre a Mongólia e a Sibéria há cerca de 15.000 anos atrás." Enquanto que os detritos foram descobertos em 1913, acreditamos que este fragmento de meteorito foi recolhido muitos séculos antes", disse o Dr. Buchner.


Meteoritos têm inspirado adoração de muitas culturas antigas que vão desde a de Inuit da Gronelândia até os aborígenes da Austrália. Ainda hoje um dos locais de culto mais famosos do mundo, Meca, na Arábia Saudita, é baseado na Pedra Negra, que se acredita ser um meteorito pedregoso. A equipe do Dr. Büchner acredita que o Homem de Ferro teve origem a partir da cultura Bon do século 11 "A estátua do Homem de Ferro é o único exemplo conhecido de uma figura humana a ser esculpida num meteorito, o que significa que não há termo de comparação no que diz respeito ao seu valor"disse o Dr. Buchner. "As suas origens, só por si, fazem com que possa valer cerca US $ 20.000, no entanto, se a nossa estimativa no que respeita à sua idade estiver correcta então, o seu valor é inestimável"
 

Fonte:
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/09/120926104255.htm

Et voilá!

Divirtam-se! 

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 295

Os tubarões são peixes cartilagíneos.
in http://marinelife.about.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 292

Uma pessoa engole em média 250 vezes em cada uma das refeições maiores (almoço e jantar).
in http://facts.randomhistory.com/2008/12/02_nutrition.html

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aranha com limpadores de cachimbo- DIY Halloween

Esta é uma aranha fácil de fazer e super irrequieta.

Precisamos de:
  • 4 limpadores de cachimbo pretos,
  • 2 pioneses, ou googly eyes,
  • marcador preto,
  • linha ou fio para pendurar.

Como fazer:
  1. Juntem os quatro limpadores de cachimbo horizontalmente, uns ao lado dos outros;
  2. Agarrem-nos no centro com uma das mãos e com a outra torçam-nos sob eles próprios, têm de ficar com 4 pontas de cada lado, sensivelmente do mesmo tamanho;
  3. Abram as pernas da aranha e dobrem-nas em dois pontos, o "joelho" e o "pé";
  4. Coloquem os olhos da aranha no sítio;
  5. Pintem os olhos com o marcador;
  6. Cortem um pedaço de fio do tamanho desejado dêem um nó no centro da aranha.

Et voilá!
Façam várias, pendurem-nas pela casa fora!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 291

Um Big Mac do MacDonalds tem 85mg de colestrol.
in http://facts.randomhistory.com/cholesterol-facts.html

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Marie Curie- Prémio Nobel da Fisíca e da Química


Marie Curie nasceu Marie Sklodowska a 7 de Novembro de 1967, em Varsóvia. Aos 24 anos, Marie chega a Paris de comboio, corria o ano de 1891. A jovem ingressa na Sorbonne, e 3 anos depois obtém a licenciatura em Ciências Físicas e Matemáticas casando no ano seguinte com Pierre Curie.

Em 1896 Henri Becquerel descobre a radioactividade inspirando o casal Curie investigar e analisar o fenómeno, estas investigações conduzem ao isolamento do elemento químico Polónio (de número atómico 84, é um calcogénio) e do Rádio (com o número atómico 88, e é um metal alcalino terrestre).

Em 1903 o casal Curie ganha o Prémio Nobel da física "em reconhecimento das extraordinárias pesquisas conjuntas sobre os fenómenos de radiação descobertos pelo Professor Henri Becquerel""

Marie Curie fica viúva muito cedo, (Pierre Curie morre num acidente a 19 de Abril de 1906), e toma o lugar do marido como professora de física na Universidade de Ciências.
Durante toda a sua vida Marie Curie recebeu inúmeros prémios e distinções pelo seu trabalho com isótopos e radioactividade. Recebeu também títulos universitários honorários em ciência, medicina e advocacia. Foi também reconhecida como membro de pleno direito em algumas sociedades restritas ligadas à investigação e ao conhecimento.

Em 1911, Marie Curie recebe o segundo Prémio Nobel, desta vez o de Química, em reconhecimento do seu trabalho na radioactividade.

Marie Curie dedicou a sua vida à promoção do uso do radio para o alívio dos doentes e na I Guerra Mundial, com a ajuda da sua filha, Irene Curie, envolveu-se pessoalmente no tratamento dos feridos.
Ao longo de toda a sua vida o entusiasmo pela ciência não diminuiu, conseguindo que fosse instalado um laboratório de radioactividade em Varsóvia. Em 1929 recebeu, das mãos do presidente Hoover dos Estados Unidos 50.000 dólares, doados pela comunidade científica americana, para a compra de rádio a usar no laboratório em Varsóvia.

Marie Curie morre a 4 de Julho em 1934, deixando para trás uma vida cheia de história e novas conquistas para as mulheres:
  • Foi a primeira mulher, em França, a obter um doutoramento académico na área da Ciências.
  • Foi a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel numa área cientifica;
  • E, não menos importante, foi o primeiro laureado Nobel a ter uma filha que também ganhou o prémio.

Nota: O Polónio recebeu este nome em homenagem ao país de origem da Marie Curie, a Polónia.

Fontes:
www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie.html
http://www.webelements.com/polonium/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2582731/

Et voilá!
Muito mais haveria a dizer sobre esta grande mulher, se quiseres saber mais usa os links.

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 290

As empresas farmacêuticas gastam, na sua grande maioria mais dinheiro em publicidade do que em investigação.
in http://facts.randomhistory.com/interesting-facts-about-advertising.html

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Camille Allen- Bébés miniatura de pasta de moldar

Finn
Encontrei esta super irrequieta por acaso. Camille Allen tem 30 anos e vive em Powell River, British Columbia, Canada.
Esta artista faz os "seus" bébés em vários tipos de barro profissional dando-lhes um acabamento com tintas de forma a realçar todas as suas rugas e promenores.

Confesso que o mais difícil foi escolher os bebés mais irrequietos, esta artista quase que consegue dar vida a estas miniaturas.



Deixo-vos com o seu trabalho:

Lauryn

Carter

Gisela

Zuri

Aaren

Ellie

Elias e Elsa

Andrew

Brody

Cameron

Tiny babies

Redhead Twins

Não deixem visitar o site da artista.

Et voilá!

Divirtam-se!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...