Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sopa de letras Irrequieta- Animais domesticados

Desde os tempos pré-históricos que o homem domestica animais selvagens, na altura era uma forma de manter o alimento por perto.
Domesticar significa Tornar um animal menos selvagem, amansá-lo.
Na sopa que hoje apresentamos aos irrequietos existem 32 nomes de animais passiveis de serem domesticados, descobre-os, se tiveres alguma dúvida sobre "quem é quem" consulta as imagens.



Abelha

Bode

Boi

Burro

Cabra

Camundongo

Canário

Cão

Carneiro

Cavalo, égua

Coelho anão

Dromedário

Elefante

Galinha

Galo

Ganso

Gato

Hamester

Ovelha

Papagaio

Pardal

Pato

Peixinho Dourado

Peru

Pomba

Porco

Porquinho-da-índia

Ratinho

Rola

Tartaruga

Vaca
Et voilá!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 241

A pimenta desentope narizes e limpa pulmões congestionados.
in http://ezinearticles.com/?Facts-About-Peppers&id=820240

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sopa de letras Irrequieta- No laboratório

É no laboratório que o investigador se sente em casa e como em todas as casas, há mobília essencial. Imprime e procura a sopa os equipamentos e os utensílios da lista.



Autoclave- Aparelho utilizado para esterilizar equipamentos e reagentes.

Balança- Normalmente no laboratório é electrónica e de precisão.

Balão- Instrumento de vidro para efectuar misturas ou reacções químicas.

Centrifugadora- Aparelho utilizado em laboratório para separar fases de uma mistura (fases líquidas e sólidas).Centrifugadora- Aparelho utilizado em laboratório para separar fases de uma mistura (fases líquidas e sólidas).

Destilador- Equipamento utilizado para a destilação de água em laboratório.

Espectrómetro- Aparelho utilizado em investigação para determinar as características de determinada substância com o objectivo de a identificar. Este apaelho utiliza um feixe luminoso e mede comprimentos de onda.

Funil- Empregado para transferir líquidos e para apoiar o papel de filtro.

Goblé- Ou copo de percepitação. Parecido com um copo de vidro mas resistente ao calor e à corrosão. Tem uma escala pouco precisa

Lâmina e Lamela- A lâmina é um rectângulo, normalmente de vidro, utilizado para a "montagem da amostra" para observação ao microscópio. É por cima da lâmina que se coloca a amostra. A Lamela (ou lamínula) é uma fina placa de vidro, ou de outro material, que se coloca por cima da amostra que se quer observar no microscópio.

Microscópio- É um aparelho utilizado para visualizar micro estruturas. Estas micro-estruturas podem ser amostras de tecido animal/vegetal como na imagem. Há microscópios que aumentam a amostra em 500000x.
Células da casca da cebola vista ao microscópio

Células do sangue vistas ao microscópio

Pipeta- Uma pipeta é o nome genérico dado a um instrumento bastante comum no laboratório de análises. Este instrumento pode ser de vidro ou plástico, ter uma escala mais ou menos precisa, pode ser manual ou mecânico e serve para medir volumes de líquidos.


Placa de Petri- Um placa de Petri é uma caixa de vidro ou plástico redonda e achatada, que é usada para crescer culturas de microorganismos.


Pompete- Uma pompete é uma bomba de borracha com 3 vias de entrada/ saída de ar

Rolha- Tal como a rolha de cortiça utilizada nas garrafas, uma rolha num laboratório tem exactamente a mesma função. Uma rolha de laboratório pode ser de varias materiais, cortiça, vidro, silicone, etc.

Sequenciador- Sequenciador genético é um equipamento utilizado para sequenciar o material genético, com o objectivo de conhecer a posição das bases e assim conseguir identificar genes.

Termómetro- é idêntico aos antigos termómetros de mercúrio que utilizávamos em casa, mas a escala é maior, consoante a necessidade de medição do estudo que se leva a cabo. Também há termómetros electrónicos, estes são mais precisos, pois os primeiros dependem do observador.

Tubo- Os tubos de ensaio são recipientes normalmente de vidro alongados e cilíndricos, são muito utilizados em experiências com pouco volume.

Vareta de Vidro- Vara em vidro que serve para homogeneizar soluções e entre outras coisas, decantar misturas manualmente.

Et voilá!
O equipamento certo faz um bom cientista!

Divirtam-se!