Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 372

Hitler considerou Einstein inimigo público número 1.
in www.alberteinsteinsite.co

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pressão do ar- uma palhinha muito forte


Esta demonstração é na realidade muito simples e pode ser facilmente executada por qualquer irrequieto.

Precisamos de:
  • uma batata, escolham uma mais pequena que a palma da vossa mão, é mais fácil de agarrar,
  • uma palhinha.
Como fazer:
  1. Agarrem a batata firmemente com uma das mãos;
  2. Com a outra mão segurem na palhinha, de forma a não tapar o buraco;
  3. Com toda a vossa força e firmeza espetem a palhinha na batata, o que acontece?;
  4. Com um dos dedos da mão que segura na palhinha tapem o orifício na palhinha;
  5. Se aumentarem a imagem
    conseguem ver
    as marcas da palhinha
  6. Com toda a vossa força e firmeza espetem a palhinha na batata, o que acontece?.
O que acontece?
Na primeira tentativa conseguem, na melhor das hipóteses, "marcar" a batata não passando a primeira barreira, a casca.
Na segunda tentativa a palhinha rompe a casca e entra na batata, e se o fizerem com força suficiente- peçam a um adulto espetar a palhinha- a palhinha fica mesmo presa na batata.

Porquê?
No primeiro caso o ar dentro da palhinha é empurrado para fora dela quando a palhinha tenta entrar na batata, e a palhinha, de plástico e facilmente deformável, tem mais tendência a deformar do que a vencer a barreira física da batata.
Na segunda tentativa o caso muda de figura, ao tapar o buraco da palhinha aprisionamos o ar dentro da palhinha, quando a pressionamos contra a batata o ar comprime dentro dela, ou seja a mesma quantidade de ar passa a ocupar menos espaço- a pressão aumenta. Isto permite às paredes da palhinha ficarem mais fortes e suportarem melhor a força do impacto com a batata, como a palhinha é de um material plástico consegue cortar a batata e ficar presa, como na imagem.

Transformar a demonstração numa experiência:
Será difícil obter resultados quantificáveis sem os aparelhos adequados, na verdade para obtermos resultados válidos teríamos de controlar a força que usamos para empurrar a palhinha, mas para efeitos didácticos podemos basear os nossos resultados na percepção do irrequieto.
  • Primeiro estabeleçam qual é o objectivo:
  • Sempre com a mesma força, qual é a dupla objecto/palhinha que provoca um furo mais profundo?
  • Qual é a dupla objecto/palhinha mais fácil de perfurar? Aquela que precisa menos força para se obter resultados.
  • Qual é o tamanho de palhinha que perfura mais fundo?
  • ....
  • Para responder à vossa pergunta experimentem o seguinte:
  • Substituir a batata por outros materiais- gelatina, esferovite, maça, cebola, cenoura, barro, plasticina....
  • Utilizar palhinhas de vários tamanhos- escolham 3 ou 4 palhinhas iguais e cortem-nas de forma a terem tamanhos diferentes.
Nota:
Lembrem-se: Definir bem a pergunta inicial é essencial para o resto do processo;
Variem apenas uma coisa de cada vez;
Registem os vossos resultados no caderno de experiências;
Tentem imprimir sempre a mesma força na palhinha 

Et voilá!
A palhinha super forte!

Divirtam-se! 

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 371

Um borboleta vive cerca de 2 a 4 semanas.
in http://insects.about.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sopa de Letras Páscoa- História, Origem, Mitos e Crenças

Ocorre sempre entre o dia 31 de Março e o dia 25 de Abril e marca o início da estação das colheitas. Os povos pagãos associavam-na ao festival da fertilidade, mais tarde os cristãos "colaram" as suas tradições às dos pagãos e nasceram novas tradições que resultam de uma mescla entre crenças.




  • Amêndoas-É o doce mais consumido e oferecido em Portugal na Páscoa. São geralmente feitas de amêndoas com cobertura de chocolate, açúcar ou mel, embora haja dezenas de variações deste doce, com tendência para aumentar, pois uma variação bem aceite pode ser uma vantagem comercial enorme.
  • Chocolate- a tradição dos ovos de chocolate na Páscoa nasceu na França, já na era moderna
  • Coelho- É sinónimo de fertilidade e está ligado à Páscoa por esta festa se inicialmente uma celebração da fertilidade e das colheitas
  • Compasso- O compasso Pascal é uma tradição Cristã e consiste na visita do Pároco à residência de quem o queira receber. O objectivo desta visita é abençoar a casa.
  • Cristão- É toda e qualquer pessoa que professa o cristianismo.
  • Equinócio- No dia em que ocorre o equinócio o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.
  • Folar- O Folar é um doce típico da época Pascal em Portugal, também é denominado de Pão Pascal.
  • Galinha- Ao contrário do que a Páscoa possa sugerir com os seus símbolos... não é o coelho que "põe" os ovos, é a galinha :).
  • Madrinha- No domingo de Ramos, domingo que antecede o domingo de Páscoa, e tradição os afilhados darem prendas às madrinhas e padrinhos, no domingo de Páscoa a posição inverte-se e os afilhados recebem as suas "amêndoas".
  • Nicéia- Concílio de Nicéia, concilio onde foi decidida a data da Páscoa e outras celebrações que hoje estão profundamente enraizadas na população ocidental. Teve lugar em 325 dc 
  • Ostern- A deusa da fertilidade entre os nórdicos.
  • Ovos- o símbolo da vida para os germânicos e para os eslavos, o ovo simboliza a origem da vida. Representa  Ostern, a deusa da fertilidade
  • Padrinho- No domingo de Ramos, domingo que antecede o domingo de Páscoa, e tradição os afilhados darem prendas às madrinhas e padrinhos, no domingo de Páscoa a posição inverte-se e os afilhados recebem as suas "amêndoas".
  • Pão-de-ló- Algumas regiões do país têm sempre um pão-de-ló na sua nesta nesta época do ano
  • Páscoa- Festa cristã que celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, Filho de Deus
  • Pesash- Significa passagem e é o nome dado à Páscoa pelos hebreus.
  • Primavera- Segunda estação do ano. Estação do ano em que as flores florescem, os dias ficam maiores que as noites, o tempo quente regressa. No hemisfério norte começa por volta do dia 20 de Março, No hemisfério sul a estação começa por volta do dia 22 de Setembro..
  • Quaresma- Período de 40 dias que antecede Páscoa cristã. Neste período os que professam a fé cristã preparam-se para a morte e ressurreição do Senhor pelo jejum, abstinência, caridade e orações.
E agora, para os mais distraídos, as soluções

Et voilá!
Toca de procurar!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 370

Se tudo "correr bem" os gatos vivem cerca de 14 a 20 anos.
in http://www.tips-for-cats.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Páscoa- A origem da festa


Estamos em tempo de Páscoa, atravessamos aquilo que os cristãos chamam de Quaresma, de modo simples: período de 40 dias em que Cristo se isolou no deserto para rezar. Mas será que esta época sempre foi assim? E como era antes de Cristo morrer?

Festa pagã
Tal como muitas outras festas que hoje conhecemos por serem festas religiosas, a Páscoa no início era uma festa pagã.
A Páscoa era a festa que celebrava a Primavera, a passagem do Inverno para a Primavera, a passagem do tempo escuro para o tempo de luz, esta festa era por isso chamada Pesach entre os hebreus, que significa passagem.
As provas históricas apontam para que a Páscoa seja festejada pelos europeus há milhares de anos, inclusivamente pelos gregos. Este povo festejava esta passagem na primeira Lua cheia da "época das flores". Esta data era de extrema importância pois marcava a chegada do calor e o fim da escasses de alimentos.
Desta forma nos povos não cristãos, chamados pagãos, esta festa assumia uma posição invulgarmente importante e estava relacionada com rituais de fertilidade, à produtividade da terra e os ciclos de plantação e colheita. Na Alemanha o nome desta festa deriva de Ostern, nos países de língua inglesa a festa é chamada de Easter, tanto um nome como o outro têm origem no nome da antiga deusa germânica da fertilidade, Eostre ou Ostara.

Estratégia cristã para cristianizar os povos nórdicos
Quando os cristãos quiseram cristianizar estes povos fizeram-se associar aos seus mitos e histórias aumentando assim a probabilidade de serem aceites nas populações. Há várias histórias dessas e muito se conta acerca dessas "colagens", alguns desses casos já foram falados aqui no Mentes Irrequietas, com a  árvore de Natal e o S. Bonifácio, e o Halloween e o Dia de todos os Santos...

Rituais e costumes pagãos
No caso da Páscoa não foi diferente, aos poucos os cristãos tentaram eliminar os hábitos e costumes pagãos, em alguns dos casos não conseguiram e esses costumes perduram até aos nossos dias. Dois dos maiores e mais representativos símbolos da Páscoa são, sem sombra de dúvida, pagãos: os ovos e o coelho.
Os ovos tornaram-se um simbolo da Páscoa por serem o símbolo da vida para os germânicos e para os eslavos, o ovo simboliza a origem da vida, e por isso esse símbolo representava  Ostern, a deusa da fertilidade. Antigamente estes ovos eram ovos cozidos e pintados com temas locais, hoje, e muito graças à influência da França, estes ovos são de chocolate.
Já o coelho tem uma explicação muito mais simples. O coelho é um  animal conhecido pela sua grande capacidade de reprodução, e por isso representa a fertilidade.

Entre os Judeus e os Cristãos
Entre os Judeus esta data marca exôdo do povo do Egipto.
Entre os cristãos a Páscoa é apenas a morte e ressurreição de Cristo, e isto confirma o que falámos atrás, a Páscoa é uma festa de "passagem" da vida terrena para a vida eterna, que "cola" na perfeição com os rituais pagãos.
Segundo a biblia Jesus Cristo morreu durante a Páscoa Judaica.

Quando é a Páscoa?
Só 325 anos depois da data que comummente aceitamos como o ano 0 (nascimento de Cristo) é que foi definida a data da Páscoa enquanto festa Cristã.
Foi no Concílio de Nicéia que a data da Páscoa foi definida, além da Páscoa este Concílio definiu uma serie de datas e dogmas cristãos.
A festa tinha de ter lugar no Domingo seguinte à Lua cheia posterior ao Equinócio de Primavera no hemisfério Norte. É por esta razão que esta é uma festa "móvel". Esse Domingo "cai" sempre entre o dia 31 de Março e o dia 25 de Abril. Por ter como referência a Lua cheia e o Equinócio de Primavera no hemisfério Norte é natural que estando no hemisfério Sul algumas destas referências percam o significado, até porque em Março não é Primavera no hemisfério Sul.

Et voilá!
Mais um exemplo de como uma festa pagã se transforma numa festa cristã!

Divirtam-se!

Fontes:
http://www.cataniastudio.com
http://www.rodrigotrespach.com
http://www.allaboutjesuschrist.org

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 369

Os filmes "Ben-Hur", "Titanic" e  "Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei", foram os filmes que ganharam mais Oscars na história deste prémio. O "Regresso do Rei", foi, detes três, o único que ganhou todas as estatuetas para as quais foi nomeado.
in http://www.empireonline.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

World Press Photo 2013- Super Irrequietos dos 4 cantos do mundo

A World Press Photo promove concursos fotográficos há mais de 55 anos para "encorajar os mais altos padrões do fotojornalismo". Ainda segundo o site oficial da organização independente sem fins lucrativos, este prémio pretende "criar uma ponte que liga profissionais com o público em geral".

Na passada sexta-feira foram divulgados os Super Irrequietos vencedores deste prémio fantástico.
No meio deste grupo de fantásticos fotógrafos encontram-se 2 nomes que temos de destacar em homenagem a todos os seguidores deste blog irrequieto:
  • Daniel Rodrigues, Portugal- Premiado com o primeiro prémio na categoria de "Daily life"- Vida quotidiana;
  • Felipe Dana, Brasil, The Associated Press- Premiado com um menção honrosa na categoria de "Contemporary Issues"- Assuntos contemporâneos.
As fotos aqui colocadas pertencem a fotógrafos distinguidos com o primeiro prémio ou com menções honrosas, para uma lista completa de todos os vencedores e uma descrição mais pormenorizada de cada fotografia sigam o link no final deste post.
 
World Press Photo of the Year- Foto do ano
Paul Hansen, Sweden, Dagens Nyheter

Spot News- 1º Prémio Histórias
Bernat Armangue, Spain, The Associated Press
Contemporary Issues- Assuntos Contemporâneos- Menção Honrosa
Altaf Qadri, India, The Associated Press

Daily Life- Vida quotidiana- 1º Prémio
Daniel Rodrigues, Portugal

Daily Life- Vida Quotidiana- 1º Prémio
Fausto Podavini, Italy

Contemporary Issues- Assuntos Contemporâneos- Menção Honrosa
Felipe Dana, Brazil, The Associated Press

Contemporary Issues- Assuntos Contemporâneos- 1º Prémio Histórias
Maika Elan, Vietnam, Most

Daily Life- Vida quotidiana- Menção Honrosa
Frederik Buyckx, Belgium, for De Standaard

Observed Portraits- Retrato "Instantâneo"- 1º Prémio Histórias
Ebrahim Noroozi, Iran

Observed Portraits- Retrato "Instantâneo"- 1º Prémio
Nemanja Pančić, Serbia, Kurir

Staged Portraits- Retrato de estúdio- 1º Prémio Histórias
Stephan Vanfleteren, Belgium, Panos for Mercy Ships/De Standaard

Staged Portraits- Retrato de estúdio- 1º Prémio
Nadav Kander, UK, for The New York Times / Time magazine

General News- Notícias- 1º Prémio
Rodrigo Abd, Argentina, The Associated Press

General News- Notícias - Menção Honrosa
Ammar Awad, Jordan, Reuters

Nature- Natureza- 1st Prémio
Paul Nicklen, Canada, for National Geographic magazine

General News- Noticías- 1º Prémio
Alessio Romenzi, Italy, for Time magazine

Sports Feature- Desporto- 1º Prémio Histórias
Jan Grarup, Denmark, Laif

Sports Action- Desporto- 1º Prémio Histórias
Roman Vondrous, Czech Republic, Czech Press Agency

Sports Action- Desporto- 1º Prémio
Wei Seng Chen, Malaysia
Contemporary Issues- Assuntos Contemporâneos- 1º Prémio
Micah Albert, USA, Redux Images
Lista completa dos Vencedores do World Press Photo 2013

Et voilá!
Parabéns a todos, principalmente ao nosso compatriota Daniel Rodrigues!

Divirtam-se!

Fontes
http://www.worldpressphoto.org/
http://boasnoticias.clix.pt/

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 368

Nos anos bissextos o mês de Fevereiro começa no mesmo dia da semana que o mês de Agosto.
in http://www.gone-ta-pott.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Páscoa em páginas para pintar

Quase no final da semana o Mentes Irrequietos deixa aqui, para todos os seus visitantes, desenhos para colorir e brincar. Nenhum é original do Mentes, foram todos encontrados na net.













Et voilá!
Boas pinturas!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 367

Nos anos comuns o mês de Fevereiro começa no mesmo dia da semana que o mês de Março e de Novembro.
in http://www.gone-ta-pott.com

Crípton, krypton, o elemento químico do Super Homem

Crípton na Tabela Periódica
Na tabela periódica o crípton tem o número atómico 36 e é um gás nobre, o que significa que aparece na coluna mais à direita. Já Krypton (o nome deste gás em Inglês) é o planeta natal do Super-Homem, que foi destruído mesmo antes de Jor-El enviar o filho Kal-El para a Terra.
Curiosamente o símbolo químico do gás nobre crípton, ou criptônio- em português do Brasil-, é Kr como as duas primeiras letras do nome do planeta de Kal-El. 

Características do crípton e sua utilização:
Este elemento químico apresenta-se naturalmente na atmosfera sob a forma gasosa e em concentrações muito baixas (1 parte por milhão, 1ppm). Como a sua concentração é muito baixa é muito difícil e muito caro extrai-lo da atmosfera, fazendo como que chegue ao mercado a preços muito altos.
O Crípton é muito utilizado na iluminação
O crípton quando é sujeito à passagem de corrente eléctrica brilha na cor branca e por isso o seu uso comercial mais comum é a iluminação. Alguns dos chamados sinais neon são na realidade tubos coloridos cheios de gás neon e gás cripton que brilha quando o gás passa de gasoso ao estado de plasma, pela acção da passagem de corrente. Este gás melhora substancialmente a qualidade da luz, tornando-a mais clara e mais brilhante, melhorando a eficiência dos tubos. Outra aplicação deste gás são os flashs de alta velocidade, devido à intensidade da luz que é emitida.

Quem e quando se descobriu o crípton?
Henry Cavendish, em 1785, registou a presença de um elemento químico na atmosfera  que não era nem Oxigénio nem Nitrogénio. Mas só em 1878 Sir William Ramsay e Morris Travers identificaram e descobriram o este gás nobre, juntamente com o néon e o xénon.
Sir William Ramsay
Ramsay e Travers batizaram este elemento químico com o nome de cripton palavra que deriva do grego "kryptos" que significa "escondido".
No estado gasoso este gás é incolor, inodoro. Quando em estado sólido cria cristais cúbicos, tal como todos os gases nobres e a sua assinatura espectral vai do verde ao vermelho.

Sir William Ramsay
Nasceu em 1852, em Glasgow, na Escócia, e faleceu em 1916 em High Wycombe, United Kingdom. Foi laureado com o Prémio Nobel da química pelo seu trabalho e descoberta dos gases inertes do ar, e pela sua determinação em colocá-los na Tabela Periódica.

Crípton, Krypton, Kryptonite e o Super-Homem:

Lex Luthor e a Kryptonite
Por muito Irrequietos que tentemos ser não existe uma ligação muito profunda entre o Planeta Crípton e o elemento químico crípton. Existem alguns pontos curiosos que poderão ter servido de ponto de partida para a criação do mito do homem extraterrestre que voa sob os céus de Metrópolis, e a quem chamam Super-Homem.

Então vejamos:
  • O elemento químico crípton é um gás nobre, a kryptonite (pedra fatal para o Super Homem) é apresentada no estado sólido;
  • A kryptonite é verde, crípton é branco no estado sólido;
  • O crípton encontra-se na atmosfera em concentrações tão baixas que não é, de todo, tóxico. A kryptonite aparece sempre sob a forma de pedra gigante.
O Héroi do Planeta Krypton
Mas existem alguns pontos de contacto entre a realidade e a ficção:
  • Crípton é cristalino no estado sólido, a Kryptonite também;
  • Crípton dá o nome ao planeta do Super-Homem, Krypton;
  • A Kryptonite é letal ao Super-Homem, o gás crípton quando em elevadas concentrações (muito elevadas) é asfixiante para os seres vivos;
  • O nome crípton vem do grego kryptos que significa escondido, que é como o planeta Krypton se encontra para os humanos, a mesma lógica se aplica à Kryptonite, é mantida escondida para protecção do Super-Homem.
Estou certa de que se procurarmos melhor encontraremos mais semelhanças e diferenças entre cripton, o Planeta Krypton e a Kryptonite.

Et voilá!
Esse herói que mora no imaginário de todos nós, afinal, saiu da tabela periódica.

Divirtam-se! 

Fontes:
http://www.ptable.com/
http://nautilus.fis.uc.pt
http://www.webelements.com
http://www.wisegeek.com