O som faz com que cada lata vibre e essa vibração é transmitida ao longo da corda que liga as duas latas.
Precisamos de:
- 2 latas vazias limpas, latas tipo das de salsichas, podem ser copos deplástico, cuidado com os bordos cortantes
- Martelo,
- 1 prego,
- +-20 metros de corda ou fio grosso
- Vire as latas de cabeça para baixo, de modo que sua extremidade tapada fique virada para cima.
- Perfure as latas com o prego, mais ou menos ao centro.
- Passe o fio/cordel no buraco da lata, e dê um nó na ponta, o nó tem de ser dado na ponta que fica no interior da lata, se for necessário para não deixar escapar o fio dê mais que um nó, em alternativa pode prender um clip à corda, não precisando de dar os nós,
- Repita o procedimento para a outra lata, quando terminar deverá ter as duas latas presas no fio/cordel, uma em cada extremidade, o fio/cordel deverá estar preso pelo nó sem perigo de se soltar.
Dê uma das latas ao seu irrequieto, - Afastem-se os dois de forma a que a fio/cordel fique em tensão, é muito importante que o fio/cordel esteja muito esticado, para que as vibrações possam "viajar" ao longo do fio/cordel,
- Fale para a extremidade aberta da sua lata, enquanto isso o seu irrequieto coloca o ouvido na extremidade aberta da segunda lata.
- Inverta os papéis,
Quando falamos o ar vibra, fazendo o da lata vibrar também, essas vibrações são transmitidas pelo fio/cordel até ao outro lado. A outra lata recebe a vibração do fio/cordel que provoca uma vibração do ar na segunda lata produzindo som..
Et Voilá,
Porque não aproveitar o meomento para conversar um pouco sobre Alexandre Bell e o telefone de lata?
Divirtam-se!
BRINQUEI MUITO QUANDO CRIANÇA MAS USAVA UNS ´POTINHOS DE IOGURTE VOU FAZER AGORA CRESCIDA COM LATA E BRINCAR COM MINHA FILHA! BJOBJO ANGELA.
ResponderEliminarEis uma coisa gira para fazer com a minha filhota! ;) boa
ResponderEliminarcom as embalagens de iogurte é mais fácil e não é preciso retirar aquelas pontas afiadas como as latas têm, no entanto estraga-se mais depressa.
ResponderEliminarRita, é para isso que este blog serve, para relembrar velhas brincadeiras que tinhamos e aprender outras novas e interessantes para mostrar aos nossos irrequietos, um abraço
Também brincava com os copos de iogurtes. É tão bom relembrar estas brincadeiras.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Beijinho
às vezes não é que não saibamos o que fazer com eles... é mais o lembrar-mo-nos de tudo o que podemos fazer
ResponderEliminarPorque da outra vez que aqui passei, não tive tempo de deixar comentário mas deixo agora: acho o seu blogue divertido, interessante e útil! AInda bem que se lembrou de fazer uma coisa assim... não sei onde vai buscar as ideias mas está de parabéns!
ResponderEliminarBeijinho
Oi Clara, pois é, não sei bem como funciona, é a primeira vez que participo, parece que é assim... um grupo de pessoas trocam livros entre si, pra ler e depois comentar no blog, entra lá no blog da Lisy e confere se ainda tem vaga, vamos particpar tbm??!!...bjoca.
ResponderEliminarSó venho aqui dizer que o teu blogue é um espanto! Já tentei dizer-to outras vezes mas não consegui comentar.
ResponderEliminarAndo sempre por aqui, ficas a saber... :)
Obrigada Dulce, e Sósedas são sempre bem vindas. Celena, só for e-books... trocar livros é complicado, tou longe, mas a ideia é fantástica
ResponderEliminarClaro que tive que vir aqui cuscar o teu cantinho ;-) E adorei ser relembrada desta invenção que tanto gozo me deu em miúda - obrigada :-)
ResponderEliminarbem vinda :) venha cuscar sempre que quiser, um abraço
ResponderEliminar