O Princípio de Arquimedes diz-nos o seguinte:
"Todo o corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido recebe da parte deste, uma impulsão vertical, de baixo para cima, de intensidade igual à do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo."
Ou seja, para os mais leigos, quando se coloca um corpo dentro de água o volume da mesma que é deslocado é igual ao volume do corpo que lá colocamos.
O exemplo mais simples é o banho de imersão, se enchermos uma banheira de água e nos deitarmos dentro dela, para além do efeito relaxante temos também a ilusão do aumento do volume de água na banheira. Se criarmos uma forma de calibrar a banheira para saber quantos litros de água leva (em posições intermédias) conseguimos saber qual é o volume que o nosso corpo ocupa, sendo que 1L=1dm3.
Mas isto é quando 1+1=2, então e quando 1+1= não sabemos bem quanto?
Há várias formas de provar isto, apenas precisamos de alguns materiais que andam lá por casa e de um pouco de "olho".
Precisamos de:
- frasco de vidro,
- fita adesiva, que dê para escrever,
- caneta,
- açúcar,
- copo medidor,
- toalha de papel,
- palhinha,
- colher,
- água quente.
- Lavem e sequem bem o frasco;
- Colem a fita verticalmente no frasco;
- Encham o copo medidor de água quente e deitem-na dentro do frasco;
- Com o marcador marquem a altura de água no frasco;
- Enchem de novo o copo de água quente e adicionem ao frasco;
- Repitam a marcação;
- Despejem a água;
- Limpem bem o frasco com a toalha de papel;
- Encham novamente o copo medida com água quente;
- Despejem no frasco, este deverá atingir a marca 1 do frasco;
- Encham o mesmo copo com açúcar e despejem no frasco;
- Marquem de imediato o volume de água+açúcar no frasco;
- Com a colher mexam a solução, para a homogeneizar;
- Marquem novamente o volume total.
Um volume de água quente+ Um volume de açúcar não perfaz 2 volumes anteriormente marcados. Podem fazer a experiência e fazer as marcações com o açúcar, qual seria o resultado?
Porquê?
Como já vimos aqui e aqui as moléculas de água organizam-se de forma a criar uma estrutura estável e coesa. Nesta organização formam pontes de hidrogénio que proporcionam a formação de "espaços" em branco no meio da estrutura, como aqueles chocolates que têm bolhas de ar lá dentro. Estes espaços em branco são tão maiores quanto a "excitação", vibração das moléculas, por isso usámos água quente, há mais espaços e a dissolução é mais rápida.
Quando se adicionou o açúcar mediu-se o volume antes de se mexer a solução. O volume deverá ter variado pois o açúcar, depois de homogenizado em solução aquosa preenche os espaços livres entre as moléculas de água daí que:
1 unidade de açúcar+ 1 unidade de água não é igual a 2 unidades de água,
Isto é uma demonstração, transformem esta brincadeira numa experiência, verifiquem se:
1 unidade de açúcar+ 1 unidade de água é igual a 2 unidades de açúcar
ou respondam à pergunta:
Qual é a influência da temperatura da água nesta demonstração? porquê?
Et Voilá!
Docinho, docinho. Vamos ensinar umas coisas ao professor de matemática
Divirtam-se!
A facilidade com que explicas o complicado... é fantástica!
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