Hoje partilho convosco mais uma demonstração com balões. É muito simples mas requer a presença do adulto, do princípio ao fim do ensaio.
Precisamos de:
- 2 balões,
- 1 vela,
- água,fria,
- funil,
- fósforos, ou isqueiro.
- Com a ajuda do funil coloquem um pouco de água num dos balões;
- Encham os dois balões, de forma a que fiquem do mesmo tamanho;
- Coloquem a vela dentro do lava-loiça, ou na varanda, rua.... num local que se possa molhar sem grande problema;
- Acendam a vela, o adulto deve fazer isto;
- Encostem o balão vazio à vela, O que acontece?;
- Encostem o balão com a água à vela, O que acontece?
Porquê?
Tanto o primeiro balão como o segundo (com água) aquecem.
No caso do primeiro balão a chama aquece de tal forma a borracha do balão que esta perde as propriedades que lhe permitem resistir à pressão do ar que está lá dentro, e consequentemente rebenta.
No segundo caso tudo se altera por causa da presença da água. Na realidade quando o balão é colocado na chama o que aquece não é o balão, mas sim o sistema água/balão. A chama aquece a borracha que, em contacto com a água transfere o calor para este líquido, permitindo desta forma à borracha do balão arrefecer.
A água absorve muito bem o calor, é necessária uma quantidade enorme de calor para para alterar a temperatura da água. Aquecer 1ºC 1gr de água implica 10 vezes mais calor do que para aquecer 1gr de ferro. Reparem no tempo que demora a aquecer água numa chaleira e comparem com o tempo que demora a aquecer a própria chaleira (não toquem na chaleira!)
Por outro lado, o processo de arrefecimento da água liberta uma quantidade enorme de calor, isto contribui para o facto de que as áreas próximas oceanos,- ou outras massas de água,- não fiquem tão frias no Inverno como as áreas mais para o interior.
Isto é uma demonstração, transformem este ensaio numa experiência fazendo variar a quantidade de água no balão, ou a relação água/ar, será que o tempo que o balão demora a rebentar é influenciado por estes factores?
Registem os vossos resultados num caderno, tentem seguidamente fazer um gráfico que traduza os resultados, existe uma relação directa?
Deixo-vos este video,
Et voilá!
A transferência de calor nas pontas dos nossos dedos
Divirtam-se!
Vai ser um espectáculo!!
ResponderEliminarHummm, que legal! Nunc imaginei essa possibilidade, a borracha pra mim deveria derreter... rs
ResponderEliminarVai entender....
Beijso
o que prova que nestas coisas "só experimentando"
ResponderEliminarah! se experimentarem, eventualmente não vão conseguir à primeira, realmente a exposição à chama tem de ser cuidada, reparem no filme como ele roda o balão, eventualmente o balão rebenta, mas demora mais tempo
ResponderEliminar