Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O ar ocupa espaço 2

NOTA: Por qualquer razão alheia ao Mentes Irrequietas não se consegue inserir imagens, voltarei a tentar mais tarde.

Já brincámos aqui várias vezes com o ar. Alterámos temperaturas, consumimos o oxigénio, esvaziámos balões, fizemos chuveiros e vimos que ele ocupa espaço. Hoje vamos ver uma outra forma de provar que o ar ocupa espaço.

Numa primeira observação este desafio parece muito fácil, mas como outras coisas em ciência, nada como experimentar. O desafio é encher um balão dentro de uma garrafa de plástico, daquelas garrafas PET normais, as de 2L funcionam melhor visualmente, mas as de 100ml funcionam igualmente bem. Mas será que assim tão fácil? Vamos ver.



Precisamos de:
  • 1 garrafa PET de 2L ou 1L e meio,
  • Balões de látex,
  • 1 rolha,
  • água,
  • prego,
  • martelo.
Como fazer:
  1. Coloquem o balão dentro da garrafa, com cuidado e de forma a que a boca do balão fique do lado de fora;
  2. Encham o balão, não conseguem? força! Tentem outra vez!;
  3. Retirem o balão;
  4. Encham a garrafa PET de água até a borda;
  5. Fechem-na com a rolha;
  6. Façam um buraco pequeno na garrafa com o prego e o martelo, esta fase deve ser feita pelo adulto, façam o buraco perto da base;
  7. Removam o prego, destapem a garrafa, o que acontece? a água sai pelo buraco;
  8. Deixem sair a água e reservem apenas alguma água dentro da garrafa;
  9. Coloquem o balão na garrafa novamente;
  10. Tentem encher o balão, o que acontece?, conseguem encher e a água continua a sair;
  11. Quando pararem de soprar, tapem o furo da garrafa;
  12. Agora retirem o dedo, o que acontece?
Porquê?
No primeiro caso quando tentam encher o balão não vão muito longe porque a garrafa já está cheia de ar. Não há espaço para o balão para expandir dentro da garrafa. No entanto, quando furam a garrafa, o ar pode escapar pelo furo e "dar espaço" para o balão encher (reparem que estamos a injectar ar no sistema, ainda que dentro de um balão), enquanto o balão enche "empurra" o ar e a água que estão dentro da garrafa para o exterior pelo furo.
Quando tapamos novamente o furo com o polegar o balão fica cheio, mesmo sem estar fechado, fantástico não é?
Se retiramos o polegar do furo o balão volta à posição original, colapsa. O ar escapa pela parte superior da garrafa e o balão esvazia.
 

Façam agora uma brincadeira um pouco diferente, mas vão para o quintal por favor!
Retirem o polegar do furo, encham o balão de ar, tapem o buraco. Com um funil encham o balão de água, não se esqueçam de levantar um pouco o funil para permitir ao ar que está dentro do balão sair e deixar entrar a água. Certifiquem-se que não vão molhar nada, retirem o polegar, uma fonte!

NOTA:
Neste procedimento é natural que os vossos dedos fiquem cansados, depois de fazer o buraco com o prego podem fazer "uma tampa". Cortem o gargalo de uma segunda garrafa, só o gargalo, e colem-no sobre o furo do prego, usem super cola. Agora em vez de usarem o polegar usem a rolha. Enrosquem e desenrosquem conforme querem deixar ou impedir o ar de entrar ou sair.



Et Voilá!
Podem soprar e soprar, sem deixar o ar sair não conseguem.
Divirtam-se!

3 comentários:

  1. nossa adorei o post. super interessante. queria eu no meu tempo de ensino medio ter achado esse blog. gostei mt do outro pot tb é incrivel como coisas podem ser recicladas e se tornarem muito interessantes.
    Ah, Obrigada pela visita no meu blog ;)

    ResponderEliminar
  2. Clara ando sumida daqui pois meu trabalho está me acabando(rsrsrs)mas acredita que minha Giovanna de 09 anos me põe a par das novidades?É querida vc tem uma fã que faz quase tudo que vc ensina aqui.Bjo e ótima semana.

    ResponderEliminar
  3. Ola amiga passando para deixar um abraço e um beijo de boa noite.
    Fique com Deus.
    decorehouse

    ResponderEliminar

Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!