Hoje vamos "brincar" com o aipo, também chamado salsão, e vamos criar um ambiente muito interessante que pode ajudar os irrequietos a compreender o fenómenos da circulação de líquidos nos vegetais.
Antes de mais vamos conhecer melhor o nosso protagonista, o aipo, ou salsão:
- O aipo, ou salsão, é um vegetal "bienal", ou seja tem um ciclo de vida normal de dois anos;
- Este vegetal pertence à família das umbelíferas, cujos membros incluem cenouras, funcho, salsa e endro;
- O aipo, ou salsão, é extremamente rico do ponto de vista nutricional e todas as suas partes (caule, folhas, sementes e raízes) podem ser utilizadas na alimentação e na industria dos suplementos alimentares;
- As folhas do aipo (salsão) contêm um óleo essencial com um excelente efeito diurético e purificante do sangue;
- Os seus grãos, em infusão são excelentes para o tratamento da cistite e infecções urinárias.
- O aipo pode atingir uma altura de 40 cm e é composto por caules de folhas, dispostos numa forma cónica e sob uma base comum.
- No Brasil, o aipo (salsão) apresenta normalmente a cor verde, mas na Europa podemos também encontrar uma variedade de cor branca
Precisamos de:
- talos de aipo (salsão), o caule;
- corantes alimentares, de 2 ou mais cores;
- copos de plástico descartáveis;
- faca, deve ser o adulto a manusear esta ferramenta;
- água.
- Lembrem-se: 2 copos, 2 talos, 2 corantes- 3 copos, 3 talos, 3 corantes- ...
- Cortem os talos de forma a terem secções de cerca de 15cm, dependendo da altura do copo esta medida pode ser ajustada;
- Encham os copos com água, até "um dedo" do cimo;
- Misturem cerca de 10 a 15 gotas de corante a cada um dos copos, um corante diferente em cada copo;
- Coloquem um talo em cada um dos copos;
- Coloquem os copos num local fresco mas em que os talos possam repousar durante cerca de 12h;
- Observem.
Os talos adquirem a cor da água em que estão mergulhados.
Porquê?
Cortem uma "fatia" (secção) de aipo (salsão). Reparem na sua estrutura. Parece ter tubos ao logo de todo o seu comprimento, a olho nú poder-se-ia até dizer que esses tubos parecem ser bastante largos para a estrutura do legume, e na verdade são! Por essa razão escolhemos o aipo para fazer este teste.
Retirem os talos dos copos e olhem para a extremidade que esteve mergulhada na água corada, o que devem estar a ver é algo semelhante à fotografia, pequenos pontos na zona central do talo da cor da água onde estava mergulhado. Neste caso azul, verde e vermelho. Isto acontece porque a água viajou pelos capilares (tubos) do caule e o corante ficando "agarrado" às paredes destes capilares, corando-os.
Aceitem o desafio e vão um pouco mais longe:
Observem os talos regularmente, de 2 em 2 horas ou de 3 em 3.
Registem tudo.
Há algum corante que tenha um comportamento diferente? Porquê?
Experimentem variar a concentração (número de gotas por copo) de corante em cada copo, ao invés da cor. O que acontece? Porquê?
Experimentem retirar a secção do topo do talo ou da zona intermédia. Comparem os três, existe alguma diferença em termos de intensidade de cor? Porquê?
Ainda mais ousado, e demorado, bom para uma feira ou mostra de ciências:
- Desenhem um ensaio em que possam determinar quanto tempo, aproximadamente, o corante demora a chegar ao cimo do talo. Neste ensaio irão precisar de muitos copos, muitos talos e corante de uma só cor.
- Proposta:
Verifiquem se ao fim de 6h o corante terá chegado lá acima, suponhamos que não- e ao fim de 8h- suponhamos que ao fim de 8h sim, o corante tenha chegado lá acima.
Sabemos então que o corante, numa dada concentração, em água fria, demora entre 6 e 8h a atingir o topo do talo de 15cm.
O objectivo é ir repetindo o ensaio e diminuindo este intervalo. Imaginemos que observamos, também, que ao fim de 7h o topo do talo está corado. O nosso intervalo é agora entre 6 e 7h.
Determinem o que é um intervalo aceitável, digamos 15min, e afinem o intervalo até ser aceitável, por exemplo entre 6h15min e 6h30min.
- No final deverão ter uma resposta do género:
Importante:
- Mudem uma variável de cada vez, ou não serão capazes de atribuir causa/efeito;
- Apontem tudo no vosso caderno para puderem tirar conclusões mais tarde.
http://www.alimentacaosaudavel.org/
http://osporques.com/quais-sao-as-propriedades-medicinais-do-aipo/
Et voilá!
Agora toca de comer a sopa toda
Divirtam-se!
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