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quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estalactites e estalagmites de cordel

Grutas de Mira d'Aire
Estalactite:
Concreção calcária e alongada, de volume variável, que é formada por soluções aquosas, ricas em carbonato de cálcio, originando-se, em geral, nos tectos das cavidades subterrâneas, devido à acção das águas que têm matérias calcárias em dissolução.

Estalagmite:
Grutas do Alvado
Concreção da mesma natureza que a estalactite mas de sentido contrário, do solo para o tecto, forma~se devido ao gotejamento das águas.
 

in Dicionário de mineralogia e geologia ilustrado(*)

Fazer as nossas próprias estalactites e estalagmites pode parecer fácil, mas na realidade é um caminho cheio de variáveis e de pormenores a que temos de estar atentos.

Precisamos de:
  • sulfato de magnésio, também chamado sal Epsom, podem comprá-lo numa drogaria,
  • água,
  • 2 copos idênticos, transparentes,
  • Cordel de algodão, também funciona com tecido,
  • 2 objectos pequenos que possam servir de contrapeso, podem ser clips,
  • colher,
  • panela pequena,
  • um local onde os copos possam ficar imóveis durante alguns dias.
Como fazer:
  1. Coloquem na panela 2 medidas de água, 1 medida=1 copo;
  2. Adicionem uma colher de sulfato de magnésio;
  3. Mexam;
  4. Repitam o processo até o sal não se dissolver mais na água, significa que a solução está saturada;
  5. Coloquem a panela ao lume, cuidado com as queimaduras;
  6. Coloquem mais sal e continuem a mexer, irão verificar que na água quente conseguem dissolver um pouco mais de sal, não deixem ferver;
  7. Dividam a solução pelos dois copos, tentem que o nível de água seja sensivelmente o mesmo nos dois copos
  8. Coloquem os copos na superfície onde vão ficar imóveis durante algum tempo, alguns dias;
  9. Certifiquem-se que a distância entre eles é cerca de 1 copo e 1/2;
  10. Cortem um cordel ou um pedaço de tecido suficientemente grande para cobrir a distância entre o dois copos e bater no fundo do copos, deixando uma ligeira folga;
  11. Prendam os contrapesos às pontas dos fios;
  12. Coloquem os contrapesos dentro dos copos;
  13. Observem o fio e os copos todos os dias.
O que acontece?
Ao fim de alguns dias verificarão que se forma uma pequena estalactite no cordel, com um pouco de sorte, se a superfície for adequada, formar-se-à também uma pequena estalagmite.

Porquê?
A água, onde dissolvemos o sal, vai "trepar" pelo tecido/cordel e viajar até ao final deste. Começa por fazer um caminho vertical, dentro do copo, e a certa altura é obrigado a fazer este caminho de uma forma horizontal, ligeiramente inclinada, é aqui que a força de gravidade etra em funcionamento e "puxa" a água e o sal para baixo. Como o cordel está inclinado a água viaja pelo cordel até ao seu ponto mais baixo, onde faz a curva, aqui a água pinga para a superfície, ma o sal, com moléculas maiores e, por isso mais intrincadas no cordel, oferece mais resistência à queda e vai-se acumulando no ponto da queda da água. Isto não significa que parte do sal também não caia com a água.

Costuma dizer-se que "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", e neste caso é verdade. A água vai pingando, e o sal vai-se acumulando, até que forma uma pequena estalagmite na base e uma pequena estalactite no cordel.

NOTA:
Este ensaio é bem mais complicado do que parece. Há diversas variáveis a ter em consideração:
  • Quanto mais forte for a solução inicial melhores resultados obterão;
  • Para optimizar os resultados podem embeber o cordel na solução antes de o posicionar;
  • Quanto mais lentamente pingar melhor se formam as estalactites, se pingar muito rápido afastem os copos para aumentar a distância que a água tem de percorrer e diminui o ângulo de inclinação;
  • Escolham uma superfície lisa, não se esqueçam que a madeira incha quando molhada.
Para ir um pouco mais longe:
  • Experimentem utilizar diferentes tipos de cordel/tecido, ou mesmo toalhas de papel;
  • Utilizem outros sais;
  • Utilizem soluções menos concentradas;
  • Variem o tempo de formação.
Importante:
  • Mudem uma variável de cada vez, ou não serão capazes de atribuir causa/efeito;
  • Apontem tudo no vosso caderno para puderem tirar conclusões mais tarde. 
Duas semanas depois, este foi o resultado:



Sources:
http://www.sciencekidsathome.com,
Dicionário de Mineralogia e geologia ilustrado

Et voilá!
Grutas caseiras

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1 comentário:

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