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terça-feira, 5 de junho de 2012

Desafiando a força de gravidade- Truques de mágico


Este é mais um truque que pode fazer um sucesso numa festa de anos.
Não precisam de muita coisa apenas algum treino, as primeiras vezes que tentarem este truque faça-no num lava-loiça, numa banheira ou num local que possam molhar.

Precisamos de:
  • 1 copo de vidro, qualquer tamanho,
  • 1 pedaço de cartão vulgar, não precisa de ser muito grosso, pode ser cartolina,
  • água,
  • 1 disfarce de mágico,
  • 1 cadeira.
Como fazer:
  1. Peçam a um irrequieto que esteja a assistir ao truque para se sentar na cadeira;
  2. Encham o copo com água até "à beirinha";
  3. Digam umas palavras mágicas, só para impressionar;
  4. Informem a audiência que vão virar o copo ao contrário e não irá cair gota de água em cima do "voluntário";
  5. Coloquem o cartão por cima do copo;
  6. Num único movimento virem o copo ao contrário, mantendo  cartão imóvel e o conjunto por cima da cabeça do irrequieto voluntário;
  7. Mantenham o suspense um pouco mais, dizendo mais umas palavras impercéptiveis;
  8. Retirem a mão que segura o cartão;
  9. Terminem com um "tarammmmm".
O que acontece?
O irrequieto voluntário vai continuar seco. A água continua no copo.

Porquê?
O copo está cheio até cima, na verdade não é necessário para que o truque funcione mas dá mais suspense se o copo estiver bem cheio.
Já vimos em várias demonstrações irrequietas em que o ar ocupa espaço, este truque não é mais que o aproveitamento deste facto.

Quando colocamos a água no copo ele está cheio de ar, para que a água entre, o ar tem de sair.
Quando o copo está com água temos então: um copo cheio, parte com água e o restante com ar.

Numa segunda fase colocamos o cartão por cima, nada de importante nesta fase acontece, pois o cartão não veda o copo.

A verdadeira "magia" acontece quando viramos o copo. Depois de se virar o copo o cartão é "empurrado para cima" pelo ar que tenta entrar no copo e substituir a água. Já aqui vimos este fenómeno quando construímos um chuveiro com uma garrafa PET. Mas como o cartão está "aderente" ao copo por causa da água, esta não cai e o ar não consegue entrar.

Atenção: quando virarem o copo e se encontrarem no ponto 7 não pressionem o cartão, apenas criem a ilusão que o estão a segurar, se carregarem nele a "aderência" perde-se e o ar consegue entrar expulsando a água do copo e "splash!" lá se vai o voluntário.

Vejam aqui o filme:



Et voilá!
Não te esqueças da capa preta e a varinha!

Divirtam-se!

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