Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Porque que é que rebentam as garrafas no congelador

O fenómeno, apesar de simples de explicar e experimentar de forma controlada, é muito chato, principalmente quando pensamos que vamos beber qualquer coisa fresca e nos esquecemos dela o congelador.
O facto é que a garrafa não rebenta, de forma corrente e generalista dizemos "rebentou" mas na realidade o que acontece a maioria das vezes é que a carica, ou a abertura fácil, abrem/cedem/rebentam. Este facto é fácil de explicar se tivermos em conta que a parte mais "frágil" do conjunto todo é a carica, que é fabricada para saltar sem grande esforço.

Vejamos um teste relativamente simples de fazer.

Precisamos de:
  • água quente,
  • garrafa vazia, é mais simples se for de 33cl,
  • 1 bacia pequena,
  • 1 congelador,
  • 1 moeda, depende da largura do gargalo da vossa garrafa, tentem encontrar a melhor relação entre o tamanho da moeda e o gargalo, a moeda deve ser do tamanho do gargalo.
Como fazer:
  1. Coloque a garrafa vazia o congelador;
  2. Aguardem 1h, pelo menos;
  3. Retirem a garrafa do congelador;
  4. Molhem o gargalo "ao de leve";
  5. Encostem a moeda ao gargalo, ela deverá ficar presa;
  6. Coloquem novamente a garrafa no congelador por mais 60min;
  7. Enquanto esperam, fervam alguma água, suficiente para colocar na bacia e cobrir pelo menos 1/2 da garrafa;
  8. Encham a bacia com esta água quente;
  9. Retirem a garrafa do congelador;
  10. Agarrem a garrafa pelo gargalo e coloquem-a dentro da bacia com água.
O que acontece?
A moeda "salta" passados alguns segundos/minutos, depende do tamanho da garrafa e da moeda.
Pode acontecer também a moeda "cantar", isto é, em vez de saltar entra num movimento repetitivo de levantar e pousar no gargalo permitindo a saída do ar frio sem no entanto abandonar a sua posição.

Porquê?
Como já vimos aqui o ar expande quando é aquecido e retrai quando é arrefecido.

O que acontece é que quando colocamos a garrafa no congelado, todo o ar que está lá dentro, retrai, as moléculas de ar ficam mais juntas, a mesma massa ocupa menos espaço.

Quando introduzimos a carica (moeda) no sistema também esta "entra em equilíbrio" com a garrafa e sela o ar que está dentro dela, o gelo quando molhado "cola" a moeda ao gargalo.

Quando retiramos este conjunto do congelar e o colocamos na água quente há uma variação repentina de temperatura, o ar aquece abruptamente, as moléculas expandem, ocupam mais espaço, têm de se escapar por algum lado, e o lado mais fraco do sistema é  orifício tapado pela moeda.

É por isto que a moeda salta.
Quando as garrafas estão cheias o que acontece é que quando congelam aumentam de volume, porque a água aumenta de volume com a congelação, e a rolha/carica salta por ser a parte mais fraca.

Et voilá!
Não se esqueçam de garrafas no congelador.

Divirtam-se!

1 comentário:

Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!