Hoje O Mentes Irrequietas convida todos os irrequietos a descobrir na sopa as palavras relacionadas com este elemento chave da vida.
- Aminoácidos- Substância orgânica, constituinte fundamental das proteínas, uma proteína é de uma forma simples, uma corrente de aminoácidos. Existem aminoácidos que não são sintetizados pelas células, esses são os aminoácidos essenciais e têm de ser ingeridos através de um alimentação equilibrada.
- Bases- Bases nitrogenadas constituintes principais da cadeia de DNA e RNA. As bases são a apenas cinco, e com elas é possível codificar todas as proteínas sintetizadas na célula. O DNA é constituído por 4- Timina, Adenina, Citosina e Guanina; no RNA a Timina é substituída por Uracilo.
- Célula- Elemento constituinte fundamental de qualquer se vivo. todas as células são limitadas por uma membrana, dupla ou simples. Existem seres constituídos por apenas uma célula, estes seres são os procariotas e as suas células não contém nenhum compartimento interno. No caso dos eucariotas, seres pluricelulares, estes elementos são constituídos por organitos e um núcleo.
- Centríolos- São pequenas estruturas cilíndricas, situadas perto do núcleo, e que durante a divisão celular funcionam com "guias" para o processo.
- Citoplasma- É um meio fundamentalmente aquoso onde se situam todos os constituintes celulares. De uma forma simples é o líquido que enche a célula. Este líquido é rico em nutrientes.
- Cromossoma- é nesta forma que se encontra a cromatina quando a célula está em divisão. Os cromossomas encerram neles toda a informação genética do individuo. Os cromossomas são formados por genes, que são formados por cadeias de DNA, que por sua vez, são formadas, essencialmente, por bases nitrogenadas.
- Gene- Os genes são formados por bases nitrogenadas e são eles que determinam as características genéticas de um individuo, no início pensava-se que 1 gene = 1 enzima, ou seja uma deficiência provocada pela falta de uma enzima deveria ter origem num gene, hoje sabe-se que uma determinada característica é, normalmente, consequência da acção de vários genes.
- Golgi- Complexo de Golgi- Assim chamado por causa de Camillo Golgi, cientista que o assinalou pela primeira vez. Este complexo tem diversas funções, entra as quais a maturação das proteínas e funções de secreção. É também neste complexo que os lisossomas têm origem.
- Hook- Robert Hook, cientista britânico cuja pesquisa deu enorme impulso para a evolução do microscópio.
- Lípidos- Moléculas orgânicas que assumem várias funções no organismo tais como: a formação de membranas, reserva energética e sinalização celular.
- Lipossomas- Pequenas vesículas esféricas delimitadas por uma membrana dupla liquidifica. Estas vesículas são consideradas como óptimos vectores de transporte para medicamentos de acção retardada.
- Membrana- A membrana existe em todas as células, é o limite da célula, como se fosse um saco. Esta membrana pode ser simples ou dupla. A membrana é constituída essencialmente lípidos, proteínas e glúcidos.
- Microtúbulos- Filamentos cilíndricos e ocos e de origem proteica. Estes filamentos no seu conjunto formam aquilo a que os biólogos chamam de cito-esqueleto, este é responsável pela manutenção da estrutura da célula.
- Mitocôndrias- Desempenham um papel essencial nos processos energéticos da célula. Este organito contém no seu interior um conjunto diversificado de enzimas, alguns ribossomas e uma molécula circular de ADN.
- Núcleo- rodeado por uma membrana, a membrana nuclear, nele está alojada a informação genética do ser vivo, esta informação genética está sob a forma de cromatina que condensa, quando se inicia a divisão celular, e toma a forma de cromossomas.
- Nucleotídeo- constituintes das cadeias de DNA e RNA.
- Organelo- O mesmo que organito. alguns exemplos de organelos são: mitocôndrias, Complexo de Golgi, Retículo Endoplasmático...
- Permeável- Característica da membrana celular.
- Protozoário- Os protozoários são seres unicelulares, a muitos dos quais falta a parede celular. Alimentam-se por ingestão ou absorção de moléculas orgânicas e deslocam-se livremente. Existem mais de 40 000 espécies de protozoários.
- Retículos- O retículo endoplasmático existe em todas as células eucariotas e a sua função é sintetizar e transportar proteínas e lípidos.
- Ribossomas- Organitos onde se realiza a síntese das proteínas.
- Tecidos- Os tecidos são associações de células semelhantes e interdependentes, que realizam uma ou mais funções. Os diferentes tipos de tecidos associam-se para formar órgãos que desempenham funções diversas.
- Vacúolo- organito formado no seio do endoplasma, em especial dos seres unicelulares.
Fontes
http://www.infopedia.pt
Biologia Celular- ISBN 9729018553
Larousse enciclopedia moderna ISBN 978972424384
Et voilá!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário