Conchas, mar, paraíso - Autor Rui Santos |
Se as conchas não forem limpas acabam por escurecer e ficar com um cheiro desagradável, por isto é essencial limpar bem as conchas antes de as utilizar e/ou guardar.
Os irrequietos cá de casa não são excepção e, como todas as crianças, trouxeram recordações da praia que tivemos de limpar com o máximo cuidado, foi assim que fizémos,
Concha antes do banho de cloro |
- cloro, utilizámos pastilhas de cloro de piscina mas podem encontrar outras soluções na drogaria,
- balde grande, vejam o volume de água que precisam na embalagem do cloro,
- luvas de borracha,
- pinça metálica, facultativo,
- tabuleiro de plástico, facultativo,
- escova de dentes antiga, ou qualquer outra escova pequena velha, por exemplo uma escova das unhas,
- água corrente.
Conchas antes do banho de cloro |
- Calcem as luvas, deve ser o adulto a manusear o cloro, este químico irrita a pele e é perigoso quando inalado ou ingerido;
- Coloquem no balde a quantidade necessária de água para cobrir as conchas, elas devem ficar cerca de 1 palmo abaixo da linha de água. Se necessário dividam as conchas em grupos e realizem o procedimento várias vezes;
- Leiam as instruções da embalagem e dissolvam na água do balde a quantidade de cloro adequada;
- Coloquem as conchas no balde, com cuidado para não lascarem;
- Coloquem o balde num sítio seguro de um dia para o outro, se possível no exterior e sempre fora do alcance dos irrequietos;
- Com a ajuda da pinça retirem as conchas da água e coloquem-nas no tabuleiro, não se esqueçam das luvas;
- Debaixo de agua corrente escovem toda a sua superfície, mesmo aquelas reentrâncias quase inacessíveis;
- Lavem-nas bem em água fria;
- Coloquem as conchas a secar ao sol.
Conchas depois do banho de cloro |
Se depois do banho de cloro e de escovadas as conchas ainda mostrarem manchas amarelas podem colocá-las de novo no cloro por mais algum tempo.
O que acontece:
As conchas e as pedras ficam com um aspecto "limpo" sem manchas.
Porquê?
Porque o cloro é um bactericida/germicida forte, isto significa que mata os germes e as bactérias que estão nas conchas, e acreditem, todas as conchas os têm. Estes germes e bactérias são consequência da exposição das conchas aos elementos naturais e em princípio não representam perigo para a saúde humana, pelo menos não mais do que ir à praia. Além de uma função germicida e bactericida o cloro ajuda na remoção das algas, restos de animais, pequenas incrustações e areias que a concha possa ter.
ATENÇÃO:
- O cloro não é adequado para limpar todas as conchas, é muito eficaz e rápido mas algumas conchas podem ficar destruídas ou descaracterizadas. O cloro é indicado para a limpeza da maioria das conchas na maioria dos casos, mas se o seu irrequieto faz colecção de conchas de uma forma mais cientifica do que apenas uma brincadeira de verão, então informe-se com especialistas.
- Nunca utilizem ácidos na limpeza das vossas conchas. O ácido é absorvido pelo calcário das conchas e a corrosão continua, mesmo depois das conchas serem lavadas, levando à perda total da concha no futuro.
- Depois de lavadas e secas as conchas perdem "aquela cor" que tinham no mar e que foi a razão pela qual as trouxemos, para avivar essa cor passem parafina na concha, utilizem um pano e procedam como se estivessem a "passar graxa" num sapato.
Et volá!
O verão recuperado e eternizado num balde de cloro!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!