Hoje vamos observar o processo de nucleação num copo de cerveja. Esta bebida também tem dióxido de carbono dissolvido, e como a cola, este começa a libertar-se imediatamente quando se retira a cápsula.
Vamos utilizar sal grosso para observar a nucleação da cerveja.
Precisamos de:
Como fazer:
- Limpem muito bem o copo com o álcool;
- Sequem com o pano;
- Vertam a cerveja para o copo;
- Deitem alguns grãos de sal na cerveja.
Forma-se uma espécie de fogo de artifício de bolhas.
Porquê?
À primeira vista e para os mais distraídos o que acontece no copo de cerveja poderia passar por uma reacção química, poderia eventualmente pensar-se que seria o sal a dissolver-se na cerveja. Na realidade trata-se de uma reacção física.
Se pudéssemos observar os grãos de sal à escala microscópica verificariamos que a sua superfície é abundante em irregularidades (buracos, sulcos, rugas), estas irregularidades constituem pontos de nucleação que favorecem a formação de bolhas de dióxido de carbono e consequente formação do "fogo de artifício".
É em tudo idêntico ao que se passa com a Coca-cola quando adicionamos o Mentos.
Deixo-vos o video:
NOTA: É importante limpar o copo antes da experiência pois todas as partículas de sujidade que estejam agarradas a ele serão óptimos pontos de nucleação.
Et voilá!
Bolhinhas de cerveja!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!