Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O velho truque da agulha no balão

Já vimos aqui várias demonstrações que davam espectáculos de magia incríveis. O truque do balão é velhinho, mas também é verdade que por vezes o mais simples é o mais interessante.
Antes de mais, quando é que um balão rebenta? Quando o ar que está dentro dele sai de repente, caso contrário não rebenta, esvazia. Dizemos que rebenta porque faz "bum".

Precisamos de:
  • balão,
  • alfinetes de costura,
  • fita cola forte,
Como fazer:
  1. Encham o balão, não muito, até cerca de metade da sua capacidade;
  2. Colem pedaços de fita cola 2 3 4 ou 5, dependendo do número de alfinetes que têm e do tamanho do balão;
  3. Certifiquem-se que a fita aderiu bem ao balão, não pode ficar com bolhas de ar;
  4. Com cuidado, mas sem receios, espetem um alfinete no centro da fita cola que colaram no balão;
  5. Repitam o procedimento para todos os pedaços que colocaram.

O que acontece?
O balão não rebenta!

Porquê?
Um balão rebenta quando o ar é forçado, de repente, a sair de dentro do invólucro de borracha. Neste caso ele não rebenta porque antes de o furarmos utilizámos um "selante"- a fita cola. Este "selante" vai criar uma zona de maior resistência na borracha e impedir que o balão rebente.
Podem inclusive tirar os alfinetes, se a borracha não tiver tido tempo de "vencer" o "selante" o balão vai lentamente esvaziar.
Tentem observar a borracha a ceder ao rasgão. Observem o balão de perto, junto do local onde espetaram o alfinete, quando a pressão do ar, dentro do balão, vencer o adesivo do "selante" começa a observar-se um pequeno rasgão por baixo da fita cola, quanto mais cheio estiver o balão, maior é a pressão, mais rápido a pressão vence o adesivo e o rasgão aparece, o passo seguinte é Bum!

Notas:
  • Colem a fita cola em intervalos regulares e espaçada;
  • Utilizem balões de cor clara, é mais fácil observar os rasgões;
  • Utilizem fita cola forte, resulta melhor.

Variações:
Podem tentar perceber melhor esta coisa de alfinetes em balões:
  1. Utilizem vários balões, todos iguais, encham-nos de tamanhos diferentes, utilizem um cronometro e vejam quanto tempo a pressão demora a vencer o rasgão. Qual é o volume de ar que aguenta mais tempo?
  2. Em vez de 1 espetem 3 ou 4 alfinetes, de balão para balão variem o espaçamento da fita cola, este espaçamento tem alguma influência no tempo que o balão demora a perder o ar? E perde o ar ou rebenta?

Et voilá!
It's magic

Divirtam-se!

2 comentários:

Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!