O João tem 7 anos, é de Bragança e quer saber porque é que as portas ficam perras, ou por outras palavras, porque é que as portas empenam.
Este é um truque relativamente simples de executar, e que irá responder à pergunta do João.
Basta ter acesso a alguns palitos e um pouco de água, não é de todo um truque original, mas produz sem dúvida um efeito curioso que ajuda a explicar alguns fenómenos que ocorrem no nosso dia a dia e esse é, sem qualquer dúvida, o objectivo do Mentes Irrequietas®.
Precisamos de:
- 5 palitos de madeira, também funciona com fósforos,
- água,
- corante, facultativo
- 1 palhinha,
- 1 prato.
Corámos a água de verde |
- Dobrem os palitos ao meio, não os partam, os palitos devem apenas ser dobrados;
- Coloquem os palitos com as pontas dobradas unidas no centro no prato, como na foto (3);
- Encham um copo com água;
- Adicionem 2 ou 3 gotas de corante à água;
- Coloquem a palhinha dentro do copo;
- Tapem a palhinha com o dedo indicador e puxem-na para cima, se taparem a palhinha convenientemente a água deverá ficar dentro da palhinha;
- Coloquem a palhinha por cima da zona dos palitos dobrados;
- Retirem o dedo, isto fará com que a água caia sobre o prato;
- Observem.
Porta exterior de madeira |
O que acontece?
Os palitos "movem-se" até que as pontas toquem umas nas outras, formando-se uma estrela.
Porquê?
Porque a madeira absorve a água e expande.
Na natureza a madeira e a água coabitam sem qualquer problema. A madeira diz-se um material higroscópico, dito de uma forma bastante simples, a madeira naturalmente "dá e tira" água do meio em que está, de forma a obter um equilíbrio perfeito com o meio. A madeira chega mesmo a absorver quantidades enormes de água, atingindo níveis de humidade enormes e transformando-se assim num óptimo local para o desenvolvimento de fungos decompositores.
Muitas casas têm problemas com humidade que levam ao apodrecimento da madeira |
Uma madeira com 19% MC é considerada uma madeira seca, o valor de equilíbrio entre a água e a madeira é cerca de 28%MC, neste valor as células da madeira têm dentro delas o máximo de água que podem carregar sem prejudicar a sua forma e o seu metabolismo.
Mas como nos pode ajudar isto no dia a dia? todos nós já vimos portas que empenam, principalmente no Inverno.
Ora, porque é que isto acontece?
Soalho com humidade |
Regra geral as portas de exterior são sujeitas a tratamentos especiais de protecção contra a absorção de água, mas estes tratamentos, com o passar dos anos, perdem a sua eficácia e se não forem reforçados de tempos a tempos as portas acabam por empenar.
Lixar a porta é uma boa solução! Eventualmente resolve o problema naquele Inverno, quando chegar a Primavera a porta seca e o seu nível de humidade volta aos 28%, ou
Os fungos conseguem impressionar com a sua beleza, mas não os queremos dentro de portas |
Se a tua porta está empenada no Inverno o melhor será aproveitar o Verão e tratá-la convenientemente para evitar problemas no Inverno.
Este fenómeno também é visível quando construímos uma jangada, em que a madeira, depois de estar dentro de água incha ligeiramente.
A resposta ao João
João, as portas "emperram" ou empenam, porque absorvem a água do meio que as rodeia, Bragança tem, sem dúvida, um Inverno rigoroso e um Verão também ele extremo, o que faz com que a madeira atinja valores de humidade extremos, ou seja, como níveis de MC muito baixos e muito altos, por outras palavras os níveis de humidade na madeira têm grandes amplitudes, se ela não for tratada, claro.
Fontes:
http://www.globalwood.org/tech/tech_moisture.htm
Et voilá!
O que os palitos ensinam!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário