Praia, campo, férias, piscina, tempo, calor e tantas outras coisas que passamos o resto do ano a suspirar.
O que vos trago hoje é uma ideia que, se o seu irrequieto se entusiasmar, poderá durar todo o período de férias, proporcionando diversão e potenciando a aprendizagem, a capacidade de questionar e a capacidade de observação.
A proposta de hoje, é fazermos uma reportagem fotográfica de todos os animais que se cruzam com o seu irrequieto durante as férias.
Para esta actividade, com contornos de projecto, ter sucesso e ser interessante para a criança, deve-se fomentar a ideia que existe vida em todo o lado, debaixo das pedras, à beira da piscina, debaixo dos pés na areia, quem sabe no vaso lá de casa, ou na teia que está na parede.
Precisamos de:
- Uma máquina fotográfica, qualquer uma, de preferência barata, tem de avaliar o nível de cuidado e responsabilidade do seu irrequieto para utilizar o equipamento, pode ser de um telémovel ou descartável, por exemplo
- Um computador, para descarregar as fotografias
- Um bloco
- Uma caneta
- Estimule o seu irrequieto a procurar vida. Numa ida ao parque, ou outra saída, ele que leve a máquina, procure, encontre e fotografe.
- Vale animais repetidos, desde que não seja o mesmo.
- No bloco de notas estimule-o a anotar o que o rodeia na altura em que está a fotografar, por exemplo: "Praia das Maçãs, 14.30h, muito calor, à beira mar- 5 animais fotografados na areia, 2 na água, 1 nas rochas"
- Quando chegar a casa, descarregue as fotografias e coloque-as numa pasta com o nome do local onde as tirou, bem como o dia (dependendo do à vontade do seu irrequieto com o computador, pode ser ele a fazê-lo), no bloco anote o nome da pasta correspondente ao local que descreveu anteriormente.
- Altere o nome das fotografias para o nome do animal que o seu filho encontrou. Se ele não souber o nome, ajude-o a descobrir, na Internet, em livros...
- Numa segunda fase pode colocá-las num documento de texto, ou num "slide show", ele ficará pasmado com a quantidade de animais que se cruzaram no seu caminho.
Pode estipular um dia ou uma hora para descarregarem e catalogarem as fotografias, de forma a que a diversão não assuma contornos de caos.
NOTA: Explique à criança que em caso algum deve fazer mal aos animais que encontra, não lhes deve pegar nem mesmo tocar, não os deve deslocar do local onde se encontram. Qualquer uma destas acções pode levar à morte do animal ou ao despoletar de reacções de defesa por parte do mesmo.
Se a criança perferir pode fazer exactamente a mesma coisa mas com o Reino Vegetal, em vez do Reino Animal.
Divirtam-se! Muito!
Se o levar ao jardim zoológico... não leve a máquina, a menos que queira passar os próximos tempos a catalogar fotografias, :), ou estabeleça uma regra, só contam para o catálogo os animais que não façam parte da exposição, :). O mesmo é válido para os jardins botânicos.
Olá Clara :)
ResponderEliminarTenho dois selinhos para ti, no meu blogue.
Beijinhos e bom feriado :)
Ena... um desafio perfeito!
ResponderEliminarNão poderia interessar-me mais a mim, amante da fotografia!
Está aceite o repto.
Passei aui só para desejar um otimo feriado!! Fica com Deus!
ResponderEliminarNão deixe de me visitar.
Meus cantinhos:
http://atravesdascores.blogspot.com/
http://4anosoumais.blogspot.com/
/(,")\\
./_\\.
_| |_................
Beijos Debbie
Com certeza...vao´bora rsrs.
ResponderEliminarbjos.
olá a todos!
ResponderEliminarAmanha vou lá ana,
mfc depois conta-me como correu, eles têm o dom de ver coisas que a gente não vê
debbie, obrigada pela visitinha,
Tais, vamos mesmo, amanha quero ver lá um 2 em vez do 1 :D,
um abraço
Que projecto tão interessante. Muito bom para estimular a criatividade e a vontade de saber mais e mais da criança.
ResponderEliminarBeijinho.
Obrigada Te! Ainda bem que gostaste, volta sempre, que teremos sempre coisas diferentes!
ResponderEliminar