Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A magia da uva flutuante, uma questão de densidade

Deixo-vos aqui mais uma brincadeira com a densidade, é sempre divertido e dá para pasmar os miúdos e os graúdos, o seu irrequieto vai adorar.


Densidade é o que faz os balões flutuam no ar, os cubos de gelo flutuarem nas bebidas e pedras descerem para o fundo de um lago. Mas também pode ser complicado! Aqui está um truque divertido que é garantidamente uma maneira de surpreender os seus irrequietos.

Vamos fazer uma uva flutuar no centro de um copo de água, interessante não?

Precisamos de:
  • 3 copos,
  • Fita adesiva,
  • Marcador,
  • Um copo maior, ou um copo de medição,
  • Água,
  • Açúcar,
  • Uvas,
  • Uma colher,
  • Uma folha de papel.
Como fazer:
  1. Façam três etiquetas, Copo 1, Copo2, Copo 3;
  2. Com a fita adesiva colem as etiquetas nos copos;
  3. Encham o copo graduado com água e juntem o açúcar, o suficiente para que a solução fique saturada, ou seja para que algum açúcar, não muito, se deposite no fundo do copo;
  4. Encham o Copo 1 de água;
  5. Coloquem uma uva dentro do Copo 1. O que acontece?;
  6. Encham o Copo 2 com a água onde misturaram o açúcar;
  7. Coloquem uma uva no Copo 2. O que acontece?;
  8. Agora encham o Copo3 até metade com água com açúcar;
  9. Com muito cuidado acabem de encher o Copo 3 com água. A melhor maneira de fazer isto é colocar uma colher dentro do copo, sem que esta toque na solução açucarada, e deixar escorrer a água ao longo da colher, como vimos aqui. Este passo pode demorar algumas tentativas para dominar;
  10. Coloquem uma uva dentro do Copo 3. O que acontece?
Interpretação dos resultados:
A uva é mais densa que a água, por isso afunda imediatamente para o fundo do copo. A solução de água com açúcar é mais densa que água e também do que a uva, por isso a uva flutua na parte superior. 
No terceiro a uva afunda na água, mas flutua na superfície da solução de água com açúcar, pois é menos densa do que a solução. Se prepararem a solução de açúcar com bastante antecedência será quase impossível detectar a diferença entre ela e a água;

Tente fazer o mesmo ensaio com  o seu irrequieto fazendo variar a composição da solução, pode por exemplo experimentar com sal. Quais foram os resultados?

Et Voilá!
Uma uva mágica! It's a kind of magic...

Divirtam-se!

3 comentários:

  1. Clara já virou vício vir aqui, e as crianças de férias minha pouca criatividade para essas experiências...Você me salva a pequena adoooorrraaaaaa!Bjo e ótima quarta!Angela.

    ResponderEliminar
  2. A imaginação prende os miúdos... eos graúdos!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem angela! Se houver alguma pergunta que queira saber a resposta ou alguma demonstração que as crianças queiram ver diga-me que eu procurarei responder ao pedido.

    mfc, sempre!

    ResponderEliminar

Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!