Precisamos de:
- Uma garrafa PET de 1,5L ou 2L, com rolha,
- Água quente,
- Um funil.
- Lavem bem a garrafa;
- Deixem secar;
- Aqueçam bem a água numa chaleira, não deixem ferver aumenta o risco de queimaduras e não é necessário;
- Com o funil coloquem a água na garrafa;
- Deixem a água repousar durante uns 10seg;
- Despegem a água;
- Rapidamente enrosquem a rolha na garrafa, este passo tem de ser muito rápido.
A garrafa encolhe, mais precisamente as suas paredes como que colapsam.
Lembram-se do balão? O que acontece à garrafa é a mesma coisa.
Antes de mais nada é muito importante perceber que a garrafa, tal como tudo à nossa volta, sofre a pressão do ar que a rodeia, e que os sistemas procuram sempre um equilíbrio, isto é, se não fechassem a garrafa, visualmente não acontecia literalmente nada.
Então,
A água quente que colocámos dentro da garrafa aquece o ar dentro da mesma. Se experimentarem fechar a garrafa imediatamente depois de colocar lá a água verificam que a garrafa "incha" porque o ar quente não consegue escapar para a atmosfera. Quando se despeja a água e rapidamente se enrosca a rolha o ar que está dentro da garrafa começa a arrefecer rapidamente. Como o ar frio ocupa menos espaço que o ar quente, passa a haver mais espaço "vazio" dentro da garrafa, e as paredes da garrafa são empurradas para dentro pela pressão do ar fora da garrafa.
Et voilá!
Mais uma da garrafa PET
Divirtam-se.
3 comentários:
Olá Clara
Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte
Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com
Oi Clarinha do meu coração, estava com saudades de vc, aproveitei tua visitinha para retribuir, adorei o post, super bacana mesmo, parabéns, bjos e uma linda semana, flor.
os meus irrequietos não me deixam muito tempo para outras coisas, mas passa sempre que é um prazer, um abraço
Enviar um comentário