Para os que não se lembram:
A osmose é um processo em que o solvente (neste caso a H2O) se move, de forma livre, através de uma membrana, de um meio de menor concentração de soluto para um meio de maior concentração de soluto.
Por outras palavras é o processo pelo qual as moléculas de água se movem de ou para dentro da célula, de forma a igualar a concentração nos dois lados da membrana.
Hoje vamos utilizar as famosas gomas dos ursinhos, ou gummy bears.
Precisamos de:
Como fazer:
- Lavem bem o frasco;
- Encham-no de água até meio;
- Escolham um ursinho e meçam-no, se conseguirem pesem-no;
- Coloquem dentro do frasco o gummy bear;
- Tapem o frasco e esperem 24h;
- Retirem a goma do fresco, com cuidado, pode desfazer-se.
A goma parece ter inchado, crescido.
Porquê?
Um gummy bear é essencialmente feito de gelatina e açúcar, neste caso a embalagem diz: Xarope de glucose, açúcar, água, gelatina, ácido cítrico, aromatizantes e corantes. Mais à frente diz: agentes de cobertura: óleo vegetal e cera de abelha.
- Xarope de glucose, açúcar, são as fontes de açúcar;
- Água é o meio onde a pasta de gelatina é feita;
- Ácido cítrico, ajuda à conservação da goma;
- Aromatizantes e corantes, são os responsáveis pelo sabor e pela cor das gelatinas;
- Os agentes de cobertura exercem a sua função na manutenção da forma da gelatina e da sua textura.
Então, tal como vimos aqui, a água vai mover-se de um meio menos concentrado em soluto (neste caso açúcar) para um meio mais concentrado. Neste caso vai mover-se do exterior para o interior da gelatina, porquê? Porque o açúcar que está contido na gelatina torna-a um meio altamente concentrado e a água vai "entrando" na goma até que a concentração seja idêntica nos dois meios, a goma incha mas não perde a forma por causa dos agentes de cobertura.
Antes de retirarem o gummy bear do frasco observem em contra luz, cheirem a água e provem, não bebam mas molhem os lábios, não faz mal mas pode ser desagradável.
Parece ter qualquer coisa a flutuar, cheira a doce e sabe a gummy bears.
Porquê?
Porque apesar de funcionar como uma membrana, a barreira que separa a gelatina do meio exterior, não é uma verdadeira membrana, e como a gelatina é maioritariamente feita de água, algum açúcar acaba por se libertar da base galatinosa e passar para a água.
Se deixar-mos ficar a gelatina durante dias a fio (a da imagem tem 8 dias) chega a um ponto em que a própria gelatina já não comporta mais água e o gummy bear pára de crescer/ inchar.
Neste caso podemos observar na água uma substância esbranquiçada, julgo tratar-se do óleo vegetal e da cera de abelha responsáveis pela forma e textura da gelatina, mas não encontrei qualquer referência que suporte esta teoria.
A reforçar esta ideia está o facto de que quando tirámos o gummy bear da água ele não manteve a forma quando tentámos agarrar nele.
Transforma esta demonstração numa experiência:
- Usa diferentes tipos de gomas;
- Pesa e mede a goma antes de a colocares na água e depois de a tirares 24h depois, qual é a variação de volume que ela apresenta?
- Varia o tempo de "banho". A goma atinge um ponto em que já não varia de volume? Quando?
- Varia o liquido de "banho", utiliza outras substâncias, como mel, vinagre, água com açúcar...
- ...
- Regista sempre as tuas observações numa tabela.
- Nunca varies dois elementos (variáveis) ao mesmo tempo.
- Nunca deixes de fazer um ensaio porque achas que sabes o que vai dar... FAZ!
Et voilá!
Ciência com gomas!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!