Este truque é basicamente uma questão de "mãos", mas não só. É importante certificar-mo-nos de algumas coisas antes de partir o serviço de festas lá de casa.
NOTAS:
- A toalha deve ser curta, não deve ter uma grande uma quantidade de tecido fora da mesa para ser puxada;
- A loiça deve estar colocada a dois ou três cm da borda da mesa, reparem no vídeo que ela move-se um pouco no sentido do puxão;
- Usem loiça, não utilizem pratos de plástico;
- A mesa deve ser lisa para facilitar o movimento.
- uma mesa,
- uma toalha,
- loiça, comecem por um prato e aos poucos adicionem mais elementos à mesa.
- Sigam as recomendações das NOTAS;
- Agarrem a toalha com as duas mãos;
- Num golpe frio e seco puxem a toalha de uma só vez na direcção do chão, é muito importante não a puxarem para cima ou a direito ou a loiça voa, este passo requer treino.
A toalha é retirada da mesa sem que a loiça caia.
Porquê?
Quando colocamos as coisas em cima da mesa, todos os objectos se encontram em repouso, e sofrem a acção da gravidade que as puxa para baixo, e a acção da mesa que as empurra para cima, (tal como na imagem).
Para os corpos passarem do estado de repouso para o estado de movimento precisam de vencer a inércia.
Já aqui falámos sobre a Inércia. O Principio da Inércia é a primeira Lei de Newton e diz que:
"Todo corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento rectilíneo e uniforme, a menos que seja obrigado a mudar o seu estado pela aplicação de forças exteriores"
Em termos mais simples, a Primeira Lei de Newton diz: "se algo está em movimento ou parado, vai manter-se em movimento ou parado a menos que algo perturbe o sistema".
No fundo é isto que acontece, os corpos estão em repouso em cima da mesa, se a toalha for macia o suficiente, se a mesa for regular e o golpe para tirar a toalha for rápido, sem hesitações e apontado para baixo, a loiça vai mexer, mas não vai cair. A energia que damos ao sistema mesa+toalha+loiça é suficiente para retirar os corpos do estado de repouso mas insuficiente para os fazer cair, e mesmo que seja, como ao tirar a toalha a força que aplicamos é "para baixo" a loiça tem tendência a ficar no mesmo sítio.
Et voilá!
Não partam a loiça!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário