Precisamos de:
- alguidar,
- água, suficiente para encher o alguidar e cobrir o copo,
- copo de vidro transparente, suficientemente pequeno para caber no alguidar.
- Encham o alguidar com água;
- Coloquem o copo dentro de água, deitado;
- Dentro do alguidar virem-no, com a boca para baixo;
- Segurem o copo pela parte superior;
- Levantem-no, devagar e com cuidado para que a boca do copo fique sempre dentro de água, O que acontece?;
- Levantem mais o copo, de forma a que a boca do copo fique fora de água, O que acontece?.
Da primeira vez, no ponto 4, enquanto a boca do copo se encontra dentro de água, o copo mantém-se cheio de água, como na imagem, o copo está fora de água mas a água está prisioneira do copo, como se fosse uma tore de água.
Numa segunda fase, no ponto 5, o copo é levantado acima da linha de água, neste caso a torre desmorona-se, e a água cai para a bacia.
Porquê?
O ar que está à nossa volta exerce pressão sobre a superficial da água, "empurrando" a água para dentro do copo, como na imagem, quando o copo perde o contacto com a água que sofre a pressão do ar ou seja, quando a borda do copo ultrapassa a superfície da água, o ar já não exerce qualquer pressão sobre a água que está no copo e a água "cai" para dentro do alguidar.
Desafios:
Consegues perceber exactamente em que momento a água perde o contacto com o copo? Vais ter de fazer várias tentativas e aproximar-te bastante do copo, quanto mais lento for o movimento de levantar o copo mais fácil será de ver o fenómeno.
Coloquem água tónica no alguidar, em substituição da água, apaguem as luzes e pasmem o público com uma torre de água fluorescente que se eleva acima da linha de água! (apontem uma lanterna de luz negra ao copo, subtilmente, sem que ninguém perceba)
Et voila!
It's a kind of magic!
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário