O Super Irrequieto desta semana não é uma pessoa, é um restaurante. O Restaurante Noma, em Copenhaga na Dinamarca, é um dos restaurantes mais cotados do mundo.
O Mentes tomou contacto com o Noma e com o seu Chef " Rene Redzepi através de um programa de televisão, "The Mind of a Chef'", apresentado por um outro grande Chef, David Chang, neste episódio Chang apresenta o Restaurante Noma e o seu fabuloso Chef René Redzepi. No momento em que o episódio passou, soubemos imediatamente que teríamos de mostrar este local fantástico e este Chef extraordinário que transforma a flora que nos rodeiam em pratos extraordinários cheios de vida e sabor. Uma mistura única de ciência, arte, comida e criatividade que exige dedicação, amor e muitas, muitas horas de trabalho."Noma é uma palavra que em Dinamarquês significa "comida nórdica"."
O Noma inaugurou em 2004, tem duas estrelas Michelin, está na lista dos melhores restaurantes do mundo há 8 anos, foi considerado o melhor em 2012 e este ano ocupa o segundo lugar.
Depois de termos visto alguns vídeos e o episódio do "In the Mind of a Chef" partilhamos convosco alguns pormenores deste local único no mundo, o "Noma".
René Redzepi and the story of Noma |
René Redzepi and the story of Noma |
René Redzepi and the story of Noma |
René Redzepi and the story of Noma |
Fonte: Eat boutique |
Fonte: Eat boutique |
Fonte: Eat boutique |
René Redzepi and the story of Noma |
Num dos videos Rene chega mesmo a explicar omo se inicia e desenvolve o processo criativo:
René Redzepi and the story of Noma |
René Redzepi and the story of Noma |
"Um exemplo simples é, pegar num ingrediente novo qualquer, de grande qualidade e olhar à volta, descobrir o que nasce e cresces de forma natural com ele. " , "Um ingrediente que cresça junto à linha de mar, onde as ostras, camarões e moluscos crescem com ele, leva-nos a pensar que provavelmente "isso pode ser um prato".
René Redzepi and the story of Noma |
De onde vem toda esta criatividade e inspiração?
"Ainda que me considere dinamarquês o meu pai é da Macedónia, e até à guerra começar eu passei lá algumas temporadas, é um estilo de vida muito diferente, comíamos o que conseguíamos cultivar, era um estilo de vida muito difícil, mas para uma criança era fantástico, crescer no campo e comer tudo acabado de colher. Esse estilo de vida fez-me reconhecer novas possibilidades em produtos que os "nativos" viam como antiquados, ultrapassados ou que eles só conseguiam utilizar num contexto específico."
Sobre o sucesso e o futuro
"Temos duas estrelas Michelin e estivemos em primeiro lugar neste ranking, as pessoas perguntam-me o que penso disso e como me sinto. sinceramente não sei como me hei-de sentir, porque estamos sempre tão ocupados a trabalhar, talvez quando olhar para trás daqui a dez anos consiga desfrutar, quando olhar para trás e disser: "Uauuu, aconteceu ali uma coisa espétacular".
René Redzepi and the story of Noma |
A proxima coisa? É o mesmo: impulsionar a mudança. Acho que ainda temos anos de exploração, só precisamos de aprofundar ainda mais aquilo que fazemos, entender melhor e tornar a ligação ingrediente-prato mais clara.
É isto que me faz feliz, estar com a minha equipa, visitar as pessoas que nos fornecem e continuar a aperfeiçoar o que fazemos."
O Noma não é certamente para todas as bolsas, uma refeição neste lugar pode variar entre os 74 e os 202 por pessoa (Luxo.com), dependo do tipo de menu que pedimos, mas é sem dúvida um local a visitar por quem tiver oportunidade. Transformar o que cresce naturalmente em comida de luxo é mais que uma arte, é criatividade e ciência, é ser Irrequieto.
Fontes:
https://www.facebook.com/pages/Rene-Redzepi/56186951005?sk=photos
https://www.facebook.com/davidchang.momofuku
René Redzepi and the story of Noma - http://www.youtube.com/watch?v=ygTaJC5FeD4
http://www.theworlds50best.com/list/1-50-winners/noma/
http://www.luxocom.eu/pt/artigos/restaurante-noma/
Fotos:
http://www.eatboutique.com/2012/12/26/noma-restaurant-copenhagen/#.UqCcxSerG8F
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.380687945365493.1073741839.221540494613573&type=1
Et voilá!
Vamos começar a olhar para o que nos rodeia de maneira diferente?
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá Benvindo(a) ao Mentes Irrequietas!
Todos os comentários são benvindos e recebidos com espírito aberto, apenas os comentários maldosos ou offtopic serão eliminados.
Se quiser pode comentar como Anónimo(a)
Divirtam-se!