Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Noma- Ciência, arte, comida e criatividade, tudo em um!

O Super Irrequieto desta semana não é uma pessoa, é um restaurante. O Restaurante Noma, em Copenhaga na Dinamarca, é um dos restaurantes mais cotados do mundo.
O Mentes tomou contacto com  o Noma e com o seu Chef " Rene Redzepi através de um programa de televisão, "The Mind of a Chef'", apresentado por um outro grande Chef, David Chang, neste episódio Chang apresenta o Restaurante Noma e o seu fabuloso Chef René Redzepi. No momento em que o episódio passou, soubemos imediatamente que teríamos de mostrar este local fantástico e este Chef extraordinário que transforma a flora que nos rodeiam em pratos extraordinários cheios de vida e sabor. Uma mistura única de ciência, arte, comida e criatividade que exige dedicação, amor e muitas, muitas horas de trabalho.

"Noma é uma palavra que em Dinamarquês significa "comida nórdica"."

O Noma inaugurou em 2004, tem duas estrelas Michelin, está na lista dos melhores restaurantes do mundo há 8 anos, foi considerado o melhor em 2012 e este ano ocupa o segundo lugar.

Depois de termos visto alguns vídeos e o episódio do "In the Mind of a Chef" partilhamos convosco alguns pormenores deste local único no mundo, o "Noma".

René Redzepi and the story of Noma
René Redzepi and the story of Noma

René Redzepi and the story of Noma

René Redzepi and the story of Noma


Fonte: Eat boutique

Fonte: Eat boutique

Fonte: Eat boutique
Para Rene: "cozinhar é algo que é completamente transparente e sem pretenções, honesto e generoso." e por isso este chefe utiliza o que nasce naturalmente, na Natureza, em alguns dos casos sem intervenção humana para desenvolver a sua arte, cozinhar. "O Noma tem um género de pacto com a Natureza, e essa é a essencia do Noma. Neste anos todos em que temos estados abertos a evolução da curva de aprendizagem é extraordinária. A origem dos alimentos, as características dos solos, a sazonalidade e o que a Natureza nos pode dar hoje é uma enorme fonte de inspiração."

René Redzepi and the story of Noma
Rene Redzepi confessa que o facto de colher os próprios ingredientes o faz sentir responsável pela utilização de tudo o que colhe e possibilita "tirar o máximo partido do seu sabor original" e revela que "existe uma gama muito vasta de sabores que podemos utilizar, é como se fosse um presente. Acho que nos permite atingir um ponto de conhecimento mais ou menos profundo da região e do solo e perceber o que cresce, o que devemos utilizar e o que podemos combinar, consoante a origem do produto."

Num dos videos Rene chega mesmo a explicar omo se inicia e desenvolve o processo criativo:
René Redzepi and the story of Noma
"Quando colhemos um produto provamo-lo no local de colheita, e é esse sabor que devemos procurar quando o colocamos no prato, e isso é a grande lição porque irá trazer muito mais vida ao prato. Quando acaba de ser colhido, o ingrediente está cheio de vida e eu quero, antes de mais, que o "guest" (convidado), tenha o sentido de tempo e lugar, o convidado deve ter uma experiência que só acontece nesta zona do mundo, nesta cidade em particular e no Restaurante Noma, querer isto implica que acabemos por utilizar todos estes produtos indígenas." A criação de um prato, para Rene, não se faz, por isso, entre tachos e panelas.

René Redzepi and the story of Noma
Rene também conhece muito bem quem o visita. O cliente Noma é um cliente ávido de novos sabores, um cliente que procura novas formas de conjugar ingredientes antigos, procuras ingredientes novos cozinhados de forma inovadora procura, e, segundo o Chef, essa é uma coisa difícil: "formatar" a inovação.

"Um exemplo simples é, pegar num ingrediente novo qualquer, de grande qualidade e olhar à volta, descobrir o que nasce e cresces de forma natural com ele. " , "Um ingrediente que cresça junto à linha de mar, onde as ostras, camarões e  moluscos crescem com ele, leva-nos a pensar que provavelmente "isso pode ser um prato". 
René Redzepi and the story of Noma
Normalmente quando começamos a desenvolver um prato começamos sempre com um dado ingrediente, de alta qualidade, e tudo o que colocamos à sua volta é para realçar a origem desse ingrediente, é para realçar as suas propriedades e as suas características, quase como se fosse para "emoldurar" esse ingrediente."

De onde vem toda esta criatividade e inspiração?
"Ainda que me considere dinamarquês o meu pai é da Macedónia, e até à guerra começar eu passei lá algumas temporadas, é um estilo de vida muito diferente, comíamos o que conseguíamos cultivar, era um estilo de vida muito difícil,  mas para uma criança era fantástico, crescer no campo e comer tudo acabado de colher. Esse estilo de vida fez-me reconhecer novas possibilidades em produtos que os "nativos" viam como antiquados, ultrapassados ou que eles só conseguiam utilizar num contexto específico."

Sobre o sucesso e o futuro
"Temos duas estrelas Michelin e estivemos em primeiro lugar neste ranking, as pessoas perguntam-me o que penso disso e como me sinto. sinceramente não sei como me hei-de sentir, porque estamos sempre tão ocupados a trabalhar, talvez quando olhar para trás daqui a dez anos consiga desfrutar, quando olhar para trás e disser: "Uauuu, aconteceu ali uma coisa espétacular".  
René Redzepi and the story of Noma
Para a cidade e para o país como um todo é muito importante que estejamos a conseguir este sucesso, porque irá abrir uma série de portas para outros futuros Chefs e eles não terão tantas dificuldades como nós tivemos.

A proxima coisa? É o mesmo: impulsionar a mudança. Acho que ainda temos anos de exploração, só precisamos de aprofundar ainda mais aquilo que fazemos, entender melhor e tornar a ligação ingrediente-prato mais clara. 
É isto que me faz feliz, estar com a minha equipa, visitar as pessoas que nos fornecem e continuar a aperfeiçoar o que fazemos."

O Noma não é certamente para todas as bolsas, uma refeição neste lugar pode variar entre os 74 e os 202 por pessoa (Luxo.com), dependo do tipo de menu que pedimos, mas é sem dúvida um local a visitar por quem tiver oportunidade. Transformar o que cresce naturalmente em comida de luxo é mais que uma arte, é criatividade e ciência, é ser Irrequieto.

Fontes:
https://www.facebook.com/pages/Rene-Redzepi/56186951005?sk=photos
https://www.facebook.com/davidchang.momofuku
René Redzepi and the story of Noma - http://www.youtube.com/watch?v=ygTaJC5FeD4
http://www.theworlds50best.com/list/1-50-winners/noma/ 
http://www.luxocom.eu/pt/artigos/restaurante-noma/

Fotos:
http://www.eatboutique.com/2012/12/26/noma-restaurant-copenhagen/#.UqCcxSerG8F
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.380687945365493.1073741839.221540494613573&type=1

Et voilá!
Vamos começar a olhar para o que nos rodeia de maneira diferente?
Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...