Em traços gerais o Teorema de Bernoulli fala-nos sobre o comportamento das massas de fluido quando se movimentam, relaciona a pressão, a velocidade e a elevação destes fluidos.
Uma aplicação bastante conhecida deste teorema é o efeito de "arrasto" quando dois carros seguem à mesma velocidade, um colado ao outro, nesta situação, o segundo carro está a gastar menos energia para ir à mesma velocidade do primeiro. É exactamente o mesmo que se passa quando numa prova de ciclismo vemos os atletas "coladinhos" nas rodas uns dos outros, o que vai atrás despende menos energia e vai à mesma velocidade que o primeiro.
Precisamos de:
- uma bola de ping pong,
- uma garrafa PET, aproveitem para reciclar/reutilizar mas se preferirem podem utilizar um funil,
- tesoura.
- Com a tesoura cortem o cimo da garrafa, a parte arredondada que está junto do gargalo;
- Guardem a parte de baixo da garrafa, pode ser vir para outras actividades;
- Coloquem a bola de ping pong lá dentro;
- Encham o pulmões de ar;
- Soprem pelo gargalo, quantas vezes quiserem.
O que acontece?
A bola rola junto do gargalo mas não sai do "copo" de plástico.
Porquê?
Porque o ar que introduzimos no "copo" percorre o seu caminho encostado às paredes da bola, como mostra a figura, fazendo com que ela gire ao invés de subir.
Claro que se aplicarmos a pressão suficiente por baixo da bola de ping pong a bola vai acabar por sair do "copo", mas nenhum par de pulmões o consegue fazer, por muito que queira.
A imagem mostra um brinquedo antigo que nos baseámos "para construir" o nosso e que se baseia neste fenómeno, Quem se lembra?
Deixo-vos com o video:
Et voilá!
Por muito que soprem ela não vai sair
Divirtam-se!
1 comentário:
Et voilá... e vai ser uma surpresa!!
Enviar um comentário