TRUQUE Nº2: O dedo teimoso
O facto de não conseguimos mexer o dedo anelar quando o dedo médio está dobrado é uma questão anatómica, não há pois motivo ara preocupação!
O nervo que enerva estes dedos é o nervo mediano, a amarelo na imagem de cima. este nervo enerva toda a área a roxo, na figura ao lado.
Quando tentamos mexer o dedo anelar com o dedo médio dobrado, o que acontece é que o nervo está comprimido e não deixa" o dedo levantar. Na realidade se tentarem dobrar o indicador também acontece a mesma coisa, ainda que não tão flagrante, a mobilidade fica reduzida.
Após alguns segundos de tentar levantar o dedo acabamos por movimentá-lo, ainda que de uma forma quase insignificante. Regra geral a conquista deste movimento vem associada a dores momentâneas no pulso, esta dor surge porque, de forma natural não deveríamos mexer o dedo estando ele nessas condições. Ao forçar, acabamos por colocar a mão numa posição diferente e/ou levantar ligeiramente as falanges o que de certa forma deixa o dedo mexer, mas esse movimento força o nervo mediano fazendo com que este force o ligamento do tunel cárpico.
ATENÇÃO: Ninguém fica com lesões no nervo, dedos ou qualquer outra zona do corpo, por fazer este tipo de brincadeiras, estas apenas servem para mostrar o funcionamento da máquina que é o corpo humano.
Na imagem conseguem ver a "área de dor" do tão falado "síndrome do túnel cárpico", é precisamente a área de actuação deste nervo mediano.
Para terminar, reparem na zona, da palma da mão, onde o nervo biforca, mais ou menos onde está a legenda desta última figura. Este ponto é o ponto de descompressão do nervo, muito utilizado em tratamentos de fisioterapia
Et voilá!
Divirtam-se!
Fotos daqui:
http://adoratual.wordpress.com/tag/sindrome-do-tunel-do-carpo/
http://www.mullumbimbychiropractic.com.au/common-problems/carpal-tunnel-syndrome
http://www.fotosearch.com/photos-images/radial.html
2 comentários:
hummm, muito interessante!
A explicação necessária!
Enviar um comentário