O Mentes Irrequietas continua a responder às perguntas irrequietas dos miúdos e dos graúdos. Desta vez foi a Daniela, de S. Paulo, que nos enviou um email. A Daniela tem 8 anos e quer saber:
"porque é que, às vezes quando me deito, sinto a minha barriga a bater como se fosse o meu coração?"
Olá Daniela! Antes de mais nada obrigada pela tua pergunta.
Vamos tentar responder à tua pergunta sem entrar em pormenores médicos.
Antes de mais nada, o que é a pulsação, o que chamas bater?
A pulsação é a dilatação das veias à passagem do sangue. As veias são tubos que levam o sangue a todo o corpo, mas são maleáveis, quando o sangue passa elas como que "incham" e ficam mais grossas.
O sangue é enviado para as veias pelo coração, e este órgão é uma bomba "ritmada" que, basicamente, enche os reservatórios (as auricúlas e os ventricúlos) de sangue, esvazia-os lançando o sangue nas veias, e enche outra vez para novamente esvaziar.
Este ciclo de entrada e saída de sangue no coração é a pulsação.
De uma forma geral podemos sentir este ritmo (pulsação) da passagem do sangue nas veias em qualquer artéria (uma artéria é uma veia maior, com maior capacidade de transporte de sangue, que sai do coração). Sentir a pulsação é tanto mais fácil quanto a artéria passa perto da superfície da pele.
Dois dos locais mais comuns para sentir este ritmo do sangue são:
- no pulso, na artéria radial e
- no pescoço, na artéria carótida.
A pulsação que sentes na barriga é a artéria aorta, esta artéria desce do coração até ao abdomen, a barriga, grosseiramente até dois ou três dedos acima da umbigo, nesse ponto divide-se noutras artérias que levam o sangue para outros locais do corpo. De uma forma um pouco simplista esta artéria é a "mãe" de todas as outras.
Resumindo:
- A pulsação é o ritmo do sangue a entrar e a sair do coração;
- Existem várias artérias no corpo humano;
- É possível medir a pulsação em qualquer artéria que passe junto à pele;
- A pulsação que a sentes na barriga é a pulsação da artéria aorta.
É normal e não é sintoma de nenhuma doença sentir essa pulsação, principalmente se a pessoa for magra, em condições muito especiais pode ser motivo para consultar o médico, mas normalmente, e na maioria dos casos, é perfeitamente normal.
Et voilá!
A Daniela descobriu a sua artéria aorta!
Divirtam-se!