Já aqui falámos da tensão superficial mas há duas propriedades da água que também saltam à vista, a coesão e a adesão. Em traços largos podemos dizer que quando as moléculas de água são atraídas umas para junto das outras estamos na presença de forças de coesão e que quando as moléculas da água são atraídas para outros tipos de materiais estamos na presença de forças de adesão.
O que torna possível a manifestação destas forças?
Como já falámos aqui algumas vezes, as moléculas de água são constituídas por um átomo de oxigénio e dois de hidrogénio, o que lhe dá uma carga total neutra mas, dado que a sua estrutura que lhe permite o estabelecimento de pontes de hidrogénio, estas moléculas de água podem ser atraídas umas para as outras (coesão) ou, se a atracção do material estranho for mais forte que a atracção entre as moléculas de água, a água pode estabelecer ligações com ele, a este fenómeno chamamos adesão.
Exemplos de coesão e adesão
Quando estamos na presença de uma superfície hidrofóbica as moléculas de água tendem a ficar juntas, isto porque a superfície "repele a água", uma superfície encerada, por exemplo. O vidro do chuveiro depois de limpo com um detergente para o manter "limpo", na realidade o que estes detergentes fazem é criar camadas hidrofóbicas na superfície para esta repelir a água.- Coesão.
É também graças à coesão que a chuva cai em forma de gotas e não de moléculas. se não fosse esta coesão teríamos uma visão completamente diferente da chuva.
Quando as moléculas de água são atraídas por moléculas de materiais diferentes o fenómeno é denominado adesão. Lembram-se do que aconteceu aqui? a água "subiu" pelo papel de filtro num movimento que contrariou a gravidade, isto aconteceu porque as moléculas de água foram atraídas pelas moléculas da celulose existentes no papel, estas moléculas têm cargas positivas e negativas mais fortes do que as das moléculas de água.
De salientar que estes fenómenos só ocorrem porque existe uma das força que é maior do que a outra.
Resumindo:
- Coesão- quando as forças de atracção entre as moléculas de água são maiores que as forças entre estas e as moléculas do material circundante.
- Adesão- quando as forças de atracção entre as moléculas de água são menores que as forças entre estas e as moléculas do material circundante.
Existem várias formas de demonstrar estas propriedades, hoje vamos ver como demonstrar a coesão:
Precisamos de:
- 2 copos de esferovite,
- água,
- lápis afiado, ou qualquer objecto afiado como um prego,
- uma bacia, ou tigela grande.
- Escolham um local apropriado para este ensaio, um local que se possa molhar e facilmente secar;
- Com o lápis façam dois furos num dos copos, o mais junto possível mas sem se tocar, não os façam muito grandes;
- Encham o segundo copo com água da torneira;
- Segurem o copo furado por cima da bacia;
- Despejem a água do segundo copo para dentro do primeiro;
- A água deverá começar a cair pelos orifícios que fizeram com o lápis;
- Rapidamente, mas sem atrapalhações "segurem" nos dois "fios" de água com os dedos (polegar e indicador).
Os 2 "fios" de agua tornam-se num só.
Porquê?
Pelo exposto acima. As moléculas de água exercem forte atracção umas pelas outras e tendem a juntar-se a isto chama-se coesão.
Notem bem:
É provável que não consigam juntá-los à primeira e que seja necessário encher o copo várias vezes.
Se conseguirem a distância óptima entre os dois buracos é também provável que não necessitem de usar os dedos, os fios juntam-se naturalmente.
Fontes: http://www.uni.edu/~iowawet/H2OProperties.html; http://www.physlink.com/education/askexperts/ae543.cfm
Et voilá!
A água, sempre uma caixinha de surpresas!
Divirtam-se!
1 comentário:
A beleza da explicação simples!
Enviar um comentário