Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Projecto II/2013 - Vida Nocturna no meu jardim - Resultados, Pistas para conclusões

Projecto II/2013 - Vida Nocturna no meu jardim

Resultados, Pistas para conclusões

Os jardins são cheios de vida que muitas vezes nos passa ao lado, porque não estamos 24 sobre 24 a olhar para ele, porque olhamos em vez de ver, ou simplesmente porque muito se passa longe dos nossos olhos.
O objectivo deste ensaio era montar uma armadilha para animais nocturnos, com o decorrer do ensaio passámos a chamar-lhe armadilha/abrigo isto porque os animais na realidade não eram capturados mas sim se abrigavam debaixo da nossa casca de laranja.

O nosso plano era montar uma armadilha/abrigo com cascas de laranja, foi o que fizémos, colocando 4 cascas de laranja em 4 locais distintos do jardim, na expectativa de encontrar animais diferentes, Na realidade o que conseguimos foi observar os mesmos animais mas em número diferente (ou seja houve zonas em que eram muito poucos e outras em que havia mais).



Antes de passarmos às conclusões é importante dizer que, depois de um pouco de pesquisa, concluímos que as espécies que foram registadas como "parecidos" com bichos da conta eram na realidade bichos da conta, mas de um espécie diferente daqueles que vemos mais amiúde.

Pela visualização das tabelas pode-se dizer que:


  • De manhã, pelas 9h
      • Os abrigos/armadilhas estavam povoados por bichos da conta e bichos semelhantes, bichos que, mesmo sem conhecer exactamente os seus hábitos, podemos dizer que não se incomodam particularmente com a luz do Sol. 
      • Em p4 existiam 3 animais mais pequenos que não conseguimos identificar.
      • Não se conseguiram observar lesmas mas pudemos constatar, através dos seus rastos, que elas lá estiveram durante a noite.
      • Registámos um total de 16 animais de 2 tipos.

  • Ao anoitecer, pelas 20h45min,
      • Existiam lesmas nos abrigos,
      • p2 foi o único abrigo onde não foi possível observar lesmas,
      • Existiam aranhas em p1,
      • Registámos um total de 14 animais de 3 tipos.

Porque é que:
  1. ...não se observaram lesmas de manhã? porque o Sol já ia alto, no Verão nasce muito cedo, provavelmente se tivéssemos observado os abrigos às 6.30am haveria lesmas nos abrigos.
  2. ...não se observaram as mesmas espécies em todos os abrigos? Porque nem todas as zonas do jardim têm os mesmos habitantes. Umas são mais secas, outras mais expostas, umas têm relva, outras flores....
  3. ...foi possível observar as lesmas nos abrigos às 20.45pm? Porque o Sol já tinha ou estava prestes a por-se e é nesta altura que as lesmas saem para comer, quando a temperatura baixa e a humidade aumenta.
  4. ... usámos uma casca de laranja? Porque tem uma forma côncava ideal para fazer uma casinha para os animais. Tem uma casca grossa que permite algum isolamento do exterior e a sua parte interior pode constituir alimento para os animais que aí encontrámos.
NOTA: Um dado importante, no dia das leituras o nascer do Sol registou-se pelas 6,30am o por do Sol pelas 20.40pm

Voltando atrás às perguntas iniciais:
  1. Consigo capturar animais nocturnos no meu jardim? Sim consigo.
  2. Que animais nocturnos existem no meu jardim? Sim, pelo menos lesmas e bichos da conta.
Um pouco de informação:

Lesmas
As lesmas são maioritariamente constituídas por água, por isso não suportam o Sol e têm de se alimentar à noite. Se forem expostas ao sol ou a condições ambientais muito secas perdem a água para o exterior (desidratação), se forem colocadas, por exemplo, em cima de qualquer material que absorva a água, estes animais desidratam.
Estes animais são classificados como moluscos e considerados prejudiciais às culturas. Existem muitas espécies de lesmas, algumas delas aquáticas.
Ao contrário do que muitas crianças pensam, uma lesma não é um caracol sem casca. :)

Bicho da conta:
Segundo a bibliografia consultada existem mais de 3600 espécies de bichos da conta.
Geralmente alimentam-se de noite e são considerados pragas para os agricultores.
Os bichos da conta são da família de animais a que geralmente chamamos crustáceos.

Et voilá!
Um mundo diferente povoado por criaturas nocturnas.

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...