Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A água pode explodir no microondas?

Mais um mito urbano, tal como aquele dos imans que vimos aqui. Este foi um email viral que correu as nossas caixas de email há algum tempo atrás, chamou-me à atenção porque não tem muitos dias voltei a recebe-lo. 

Este é o email: 

"FW: Alerta de Segurança - Água de microondas 

Penso que o seguinte é informação importante para quem usa um microondas Há cerca de cinco dias atrás meu filho de 26 anos decidiu tomar uma chávena de café instantâneo. Pegou num copo de água e colocou-o no microondas para o aquecer (algo que ele tinha já feito inúmeras vezes). Não estou certo quanto tempo ele colocou no temporizador, mas segundo me disse queria que a água fervesse. Quando o tempo terminou retirou a chávena do forno. Apesar de a água não ter fervido a água no copo "explodiu" na cara dele quando retirou a chávena do microondas e olhou para ela. A chávena permaneceu intacta mas toda a água que tinha voou para a sua cara devido à acumulação de energia. Ele ficou com queimaduras de 1º e 3º grau na cara e provavelmente vai deixar cicatrizes, Perdeu também a visão do olho esquerdo. 

Enquanto estava no hospital, o médico que o assistiu afirmou que esta ocorrência é bastante comum e que a água (sozinha) nunca deve ser aquecida no de microondas. Se a água é aquecida desta forma, deve-se colocar alguma coisa no copo para difundir a energia, como uma vareta de madeira, saquinho de chá, etc No entanto, é muito mais seguro ferver a água numa chaleira. Por favor, passe essa informação aos seus amigos e familiares."

A primeira questão que se coloca está relacionada com a própria fonte da mensagem. O autor é anónimo, a vitima é anónima, o local onde aconteceu é desconhecido. O médico... não é identificado o hospital. Resumindo, não há maneira de confirmar qualquer uma destas coisas.

Agora analisemos a dita explosão, pode acontecer? digamos que sim, ainda que não se trate de uma verdadeira explosão (arriscaria dizer, que nem sequer é uma explosão).

Observemos uma panela com água ao lume, como quando cozemos alimentos. Quando a água começa a aquecer formam-se pequenas bolhas que se soltam das paredes da panela, isto acontece porque a panela aquece a água de fora para dentro, se desligarmos o lume e mexermos a água ela fica "mais fria" sem bolhas, a água com a temperatura mais baixa, que estava no centro da panela, mistura-se com a água a uma temperatura mais alta que estava nas paredes do recipiente.
Observemos agora o que acontece quando aquecemos um prato de sopa num microondas (uso o exemplo da sopa porque não vamos arriscar a água "explodir" sem ter certeza que pela lógica científica isso não vai acontecer). Ao contrário do fogão um microondas aquece a comida de dentro para fora, o que faz com que a sopa fique mais quente no centro do que nas bordas do prato.

Transportemos este fenómeno para a água. Colocamos um copo de água no microondas e aquecemos o tempo que achamos suficiente para que a sua temperatura atinja o ponto de ebulição (100ºC). Ora como este eletrodoméstico aquece de dentro para fora o que vai acontecer é que o seu centro estará de certeza mais quente do que a água junto às paredes, isto aliado ao facto de que por vezes os líquidos sobre aquecidos no microondas não libertam o vapor, o que vai acontecer é que quando retirar o copo a água pode, com o choque térmico da temperatura ambiente, libertar de repente e sem aviso, uma bolha de vapor que se forma porque o centro da água está acima do ponto de ebulição. Este fenómeno também pode acontecer quando adiciona qualquer coisa à água sobre aquecida (chá, café...), o equilíbrio é perturbado e da-se a libertação do vapor.

Então pode acontecer? A mensagem é verdadeira?
Não. A mensagem, para além das falhas que tem que não permitem confirmar a sua veracidade, tem alguns detalhes que a tornam altamente improvável.

Os microondas actuais têm, na sua maioria, pratos giratórios. Estes pratos são conhecidos pelos utilizadores por homogenizar o aquecimento da comida, do ponto de vista do funcionamento do aparelho estes pratos são extremamente úteis por provocarem movimentos vibratórios suficientes para não deixar os alimentos sobre aquecerem.
Outro ponto que é necessário ter em conta está relacionado com a porta do microondas, quando se abre ela trepida, se algo tiver de "explodir" esta trepidação é suficiente.
Tendo em conta estes dois pontos, é altamente improvável a história ser verdadeira, porque também é altamente improvável que a vitima tivesse conseguido abrir a porta, tirar a chávena e olhar para ela antes da água entrar em ebulição.
Não é no entanto impossível. Segundo  Louis Bloomfield, professor de física na Universidade de Virgínia, não há relatos de queimaduras graves com esta origem, relembremos o email em que esta é uma "ocorrência bastante comum".

Resta apenas aconselhar o bom uso do microondas, tal como de qualquer outro eletrodoméstico.  
Os fabricantes recomendam que os alimentos ou líquidos aquecidos num forno microondas fiquem lá por uns minutos antes que sejam tocados e/ou consumidos.

Fontes:
Fisica interessante online, About.com
imagens da net

Et Voilá!
Parece-me um bom conselho, mas a explosão é altamente improvável!

Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

É tão bonita a desmontagem do "milagre"!!!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...