O que partilho hoje convosco é uma brincadeira simples, com materiais simples, mas cujo efeito final impressiona os irrequietos e, melhor que isso, deixa-os com vontade de fazer mais.
Antes de continuar,
Poliedros são sólidos geométricos limitados por poligonos, ou seja, todas as suas faces são planas, e estas faces podem ter qualquer número de arestas (o triângulo tem 3 arestas, o quadrado tem 4...).
Nesta actividade propomos a construção destes sólidos geométricos utilizando apenas palhinhas e fita cola, verificarão que estrutura é tão mais estável quanto mais palhinhas tiver, ou seja, construir um sólido geométrico utilizando pirâmides origina uma estrutura mais estável e resistente do que se utilizarem triângulos.
Precisamos de:
- Palhinhas flexíveis,
- Fita Cola.
- Comecem o trabalho com duas palhinhas;
- As palhinhas flexíveis têm uma ponta comprida e uma ponta curta, com os dedos pressionem a ponta curta, esmaguem-na, de forma a conseguirem dobra-la longitudinalmente;
- Coloquem a ponta mais curta e agora esmagada e dobrada dentro da ponta mais comprida da segunda palhinha;
- Repitam o procedimento com uma terceira palhinha;
- Dobrem a zona flexível a 60º, unam as pontas grandes e pequena da primeira e terceira palhinha, e têm um triângulo;
- Façam 4 triângulos;
- Prendam os triângulos com fita cola, lado com lado;
- O último triângulo é a base, agora têm uma pirâmide, unam várias pirâmides ou vários triângulos em várias posições e terão outros sólidos.
- Se em vez de três utilizarem 4 palhinhas têm um quadrado, com 6 quadrados podem fazer um cubo;
- Se usarem 5, tem um pentágono, com 6 um hexágono.... e assim por diante, quanto mais palhinhas usarem maior ficará e estrutura, podem cortar as palhinhas... se o fizerem cortem-nas todas do mesmo tamanho.
Et voilá!
A matemática nunca foi tão divertida!
Divirtam-se!
1 comentário:
òtima ideia! Fiz com meus alunos uns anos atrás, mas em vez de flexionar os canudos, eu cortei nos devidos tamanhos e passei um fio de arame por dentro.
Enviar um comentário