Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cromatografia de corantes alimentares

Já aqui decompusemos as cores de marcadores, e separámos as cores do verde de uma folha.
Hoje a proposta é decompor corantes alimentares numa verdadeira experiência, com contornos de projecto, sem qualquer previsão de resultados.

Pergunta: Será que possível separar as cores de uma mistura de corantes alimentares depois de estes terem sido misturados?


Precisamos de:
  • filtros de café,
  • 1 espeto de madeira,
  • corante alimentar, amarelo, verde e azul,
  • 4 frascos,
  • marcador,
  • 4 clips,
  • 1 pano velho,
  • água.
Como fazer:
  1. Preparem a zona de trabalho, os corantes deixam nódoas muito fortes, coloquem o pano em cima da bancada para não sujar nada;
  2. Identifiquem os frascos, atribuam 1 ou duas letras a cada cor, por exemplo frasco AM (amarelo) AZ (azul) VD (verde) e MC (mistura de cores), ou simplesmente  A B C D, anotem no vosso caderno a que frasco corresponde cada letra.
  3. Coloquem 6 gotas de corante amarelo no frasco AM;
  4. Diluam o corante com 30ml de água;
  5. Repitam este procedimento para o corante azul e verde;
  6. No último frasco (MC) coloquem 2 gotas de cada um dos corantes e diluam como os outros;
  7. Cortem um filtro de café de forma a obterem quatro tiras de papel;
  8. Coloquem uma tira de papel em cada frasco, conforme a figura;
  9. Fixem as tiras de papel aos frascos com os clips papel;
  10. Aguardem até os corantes atingirem o topo do papel, nós aguardámos 15min, pode ser mais ou menos, depende da marca dos corantes.
  11. Retirem o papel dos frascos e coloquem-no em cima do pano;
  12. Aguardem até secar para o puderem manusear;
  13. Observem à luz do sol.
O que aconteceu?

No ensaio das fotografias repetimos a cromatografia com filtros inteiros para observar os resultados de uma forma mais colorida.
Comparando os resultados das tiras de filtro ou dos filtros inteiros concluimos que eles são idênticos, a única diferença é mesmo a área da utilizada.
Os corantes subiram pelo papel do filtro de café, e formaram, em alguns casos, listas de cores.

Porquê?

A cromatografia é, como o próprio nome indica, a escrita (grafia) das cores (cromo) e é uma das principais técnicas que os bioquímicos utilizam para separar misturas. 

Primeiro, antes de tentar responder à nossa pergunta, seria necessário salvaguardar 3 coisas:
  • A primeira é que temos de ter um controlo, ou seja um frasco com o solvente sem os corantes, para excluir possíveis interferências, não podemos assumir que resultados iríamos obter com esse controlo. Neste caso ele foi feito, mas à postriori, por isso não aparece nas fotografias gerais. Não foi observada qualquer banda colorida.
  • A segunda é que as soluções foram feitas com 6 gotas de corante para 30 ml e água, possivelmente você puderam obter resultados diferentes se utilizarem marcas ou diluições de corantes diferentes, por isso é muito importante em ciência anotar tudo, até a marca dos reagentes.
  • E em terceiro lugar, teremos de estudar o comportamento das soluções individualmente para conseguir interpretar o comportamento delas em conjunto.


Controlo: Sem bandas ou manchas de qualquer cor.

Corante Verde: Apresenta três cores, uma lista azul no cimo do papel, uma banda larga verde e uma mancha mais escura na base. Em contra luz é possível observar uma banda amarela (muito estreita e ténue) entre a banda verde e a mancha mais escura. 
No rótulo do frasco podemor ler: Contém corante amarelo e corante verde.
A banda amarela e a banda verde estão justificadas, mas e aquele risco azul? Aquele risco azul pode ser explicado pelo facto do verde ser o resultado da mistura da cor amarela com a cor azul.

Corante Amarelo: Todo o filtro ficou amarelo, ainda que mais acentuado no fundo do papel, é o amarelo que cobre todo o papel. O Amarelo é uma cor primária, e no rótulo não se lê qualquer adição de outro tipo de corante.

Corante Azul: Podemos observar que o filtro apresenta três zonas distintas (observem a tira pequena na foto de cima), Em contra luz percebemos que uma das zona é violeta, (na roda das cores esta é  resultado da junção do azul com o mangenta) a segunda zona é azul, e a terceira banda é um segundo tipo de azul, mais claro e mais predominante, um deles é o azul ciano, uma cor primária e o outro, uma cor composta deste primário com mangenta, provavelmente só iríamos descobrir ao certo utilizando técnicas de análise mais avançadas. 
No rótulo do corante azul podemos ler: contém corante azul brilhante e E122. O que é este E122? segundo o ukfoodguide.net é um corante alimentar de cor carmim, a presença deste E122 pode explicar a banda violeta que se observa na base do papel.


Depois de observar e interpretar os resultados individuais vamos então olhar para o filtro da mistura:
uma zona larga azul seguida de uma verde, entre as duas consegue-se ver uma ténue banda amarela, na base não se observava banda violeta nem a mancha acastanhada que seria de esperar pela presença do corante verde, em vez disso obsevamos uma mancha escura imperceptível. Em contra luz conseguimos perceber um certo tom violeta, mas nada conclusivo.  Provavelmente este fenómeno deve-se ao facto que a zona carmim do E122 e a zona a mancha castanha se encontrarem no fundo do papel e necessitarem de mais tempo/ papel mais comprido/ ou mesmo de outro tipo de papel, para se separarem e se tornam visíveis.

A reposta à pergunta que colocámos em cima é: "Sim, é possível." No entanto é necessário melhorar e aperfeiçoar a técnica utilizada

Prossigam com este projecto:
  • Melhorem o método de separação:
    • Utilizem diluições diferentes;
    • Diferentes papeis de filtro;
    • Papeis de filtro mais altos;

Vejam se conseguem ver melhor estas bandas, eventualmente até ser surpreendidos com outras bandas que se tornem visíveis.

Et voilá!
Uma verdadeira experiência!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...