Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pele enrugada depois do banho- Resposta irrequieta

Não há dúvida que os nossos irrequietos gostam de tomar banhos de imersão. Encher a banheira e passar horas lá dentro... uns ouvem sons, como a Matilde, outros interrogam-se sobre a pele enrugada na hora de sair do banho, como o André, 6 anos, do Porto.

"Porque é que a minha pele fica velhinha quando estou muito tempo dentro de água?"

André, antes de mais a tua pele não fica velha, apenas fica enrugada durante alguns minutos, se ficasse mesmo velha, as rugas não iam embora.

A pele é formada por um conjunto de células que todas juntas formam uma espécie de escudo que não deixa passar agentes agressores como bactérias, humidade e outros corpos  estranhos- a primeira camada do escudo chama-se epiderme.  As suas células quando são sujeitas a um contacto prolongado com a água absorvem este líquido até ficarem "cheias" e não conseguirem absorver mais água, quando isto acontece esse escudo não aguenta, ou seja cede, e por isso a pele enruga.

Ao fim de algum tempo de sairmos da água os níveis de humidade são repostos e ela volta ao normal, sem rugas, pelo menos nenhuma que não estivesse lá antes do banho.

Podemos ainda tentar visualizar este fenómeno de outra forma, imaginem a pele seca, os dedos têm determinado volume, sabemos que a pele é um escudo e por isso deduzimos que não vai deixar entrar nada no organismo que o possa danificar, neste caso não vai deixar entrar água em demasia, e por isso sabemos que os dedos não vão "engordar".

Quando pomos o corpo "de molho" as células da epiderme vão absorver água, até um certo nível. Ao absorverem água as células vão aumentar de volume- vejam aqui e aqui outros exemplos deste fenómeno- tal como acontece com uma esponja, por exemplo. Quando as células chegam ao seu volume máximo, já não podem absorver mais água, mas o espaço que ocupam é substancialmente maior do que aquele que ocupavam quando a pele estava seca, e por isso a forma que têm de se manter coesas e continuarem a ser um escudo do organismo é "encavalitarem-se", isto provoca o aspecto velhinho de que fala o André.

Uma pergunta legitima é porque é que isto só acontece nas extremidades das mãos e dos pés?
Segundo as fontes consultadas isso acontece precisamente porque são extremidades, zonas muito mais utilizadas e por isso a epiderme é mais espessa do que nas outras partes de nosso corpo.
Mais espessura, mais camadas de células, mais água absorvida, mais volume, igual a mais rugas.

Et voilá!
Banhos de imersão com ciência!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...