Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 26 de junho de 2012

Pulsação na barriga- Resposta Irrequieta

O Mentes Irrequietas continua a responder às perguntas irrequietas dos miúdos e dos graúdos. Desta vez foi a Daniela, de S. Paulo, que nos enviou um email. A Daniela tem 8 anos e quer saber:

"porque é que, às vezes quando me deito, sinto a minha barriga a bater como se fosse o meu coração?"

Olá Daniela! Antes de mais nada obrigada pela tua pergunta.
Vamos tentar responder à tua pergunta sem entrar em pormenores médicos.

Antes de mais nada, o que é a pulsação, o que chamas bater?
A pulsação é a dilatação das veias à passagem do sangue. As veias são tubos que levam o sangue a todo o corpo, mas são maleáveis, quando o sangue passa elas como que "incham" e ficam mais grossas.
O sangue é enviado para as veias pelo coração, e este órgão é uma bomba "ritmada" que, basicamente, enche os reservatórios (as auricúlas e os ventricúlos) de sangue, esvazia-os lançando o sangue nas veias, e enche outra vez para novamente esvaziar.
Este ciclo de entrada e saída de sangue no coração é a pulsação.


De uma forma geral podemos sentir este ritmo (pulsação) da passagem do sangue nas veias em qualquer artéria (uma artéria é uma veia maior, com maior capacidade de transporte de sangue, que sai do coração). Sentir a pulsação é tanto mais fácil quanto a artéria passa perto da superfície da pele.

 
Dois dos locais mais comuns para sentir este ritmo do sangue são:
  • no pulso, na artéria radial e
  • no pescoço, na artéria carótida.
A pulsação que sentes na barriga é a artéria aorta, esta artéria desce do coração até ao abdomen, a barriga, grosseiramente até dois ou três dedos acima da umbigo, nesse ponto divide-se  noutras artérias que levam o sangue para outros locais do corpo. De uma forma um pouco simplista esta artéria é a "mãe" de todas as outras.

Resumindo:
  1. A pulsação é o ritmo do sangue a entrar e a sair do coração;
  2. Existem várias artérias no corpo humano;
  3. É possível medir a pulsação em qualquer artéria que passe junto à pele;
  4. A pulsação que a sentes na barriga é a pulsação da artéria aorta.
É normal e não é sintoma de nenhuma doença sentir essa pulsação, principalmente se a pessoa for magra, em condições muito especiais pode ser motivo para consultar o médico, mas normalmente, e na maioria dos casos, é perfeitamente normal.

Et voilá!
A Daniela descobriu a sua artéria aorta!

Divirtam-se!

16 comentários:

Bibiana disse...

Eu sinto a pulsação na barriga mesmo sem me deitar sobre ela. Dá até pra ver a barriga se mexendo. E isso só acontece ás vezes. Preciso procurar um médico? E caso precise, qual?

Clara disse...

ola bibiana,
no mentes irrequietas não temos médicos, apenas um punhado de pessoas que gosta de coisas irrequietas. o bom senso diz-nos que se estamos desconfortáveis com qualquer coisa de saúde devemos ir ao medico, mas só a bibiana pode avaliar isso.
Um abraço

Milena, Simplesmente disse...

Interessante!
Têm uns 4 anos que sinto essa pulsação na barriga, mais localizada do lado esquerdo e me preocuava, se poderia ser algo. Bom saber que é normal!

Clara disse...

Olá Milena
Ainda bem que passou por aqui, conto em ve-la mais vezes

um abraço
clara

Unknown disse...

fiquei assustada, pois a 2 dias quando deito de barriga para cima e me concentro, sinto uma pulsação e fiquei com medo!obrigado por me tranquilizar, mais mesmo assim irei ao medico!

Clara disse...

oi Gislane. Benvinda ao Mentes. É clao que ainda bem que o Mentes ajudou a perceber o que se passa, mas também é claro que sempre que temos receio de alguma coisa de saúde é bom consultar um médico. E volte sempre! será sempre benvinda

Adriana Alves disse...

Eu não nunca perguntei a ninguém,porém nunca tive dúvida sobre o assunto,ou seja,que deveria ser da pulsação da orta,pos pulsava de acordo com do pulso,pescoço rsrs ... e até brinco,quando me deito e fico vendo tv,coloco o controle na barriga e fico vendo ele subir e descer hehehe.... eu digo pra meu esposo que meu coração da barriga tá em festa !!!

Anónimo disse...

Olá , eu sinto pulsaçao nao so na barriga, mais também no joelho, parte lateral dos pés, em minhas pernas, cochas e etc.... É normal isso, porque sinto isso direto e as vezes fico boa parte do dia sentindo isso, varia muito de lugar. E hoje ficou batento sem parar no meu joelho, dava pra ver a pulsaçao. Me responda por favor, Obrigada!

Unknown disse...

Nossa muito obrigada você me.ajudou muito ,estava chorando de medo porque do nada aconteceu isso comigo e eu sou bem.magrinha e consigo vê e me da muita agonia ,choro muito preocupada ,e vc sabe por quanto tempo dura isso ? Obrigada Sayuri

Unknown disse...

E por quanto tempo dura ?

Clara disse...

olá Patricia

Nós por cá não somos médicos, apenas curiosos. Se é uma coisa que a preocupa o melhor é sem dúvida ir ao médico. Mas é como tudo, há coisas que são normais e somos todos diferentes e o nosso corpo reage de maneiras diferentes.

um abraço

Clara disse...

Adriana Alves: boa visão, um coração na barriga e ainda por cima em festa.

Anónimo: a resposta que dei à Patricia vale também para si,

um abraço

Aline disse...

Nossa eu jurava que eu estava grávida kkkkkkk
Já endoidei achando que era batimentos do bebê ufaaaaaaa!!

Anónimo disse...

Achei interessante vocês falarem sobre isso porque eu já estava ficando preocupada, porque Eu emagreci e comecei a sentir essa pulsação na barriga e achei que foce alguma doenca

Anónimo disse...

Que bom saber disson estava preocupada pensando que eu esyava gravida e ja podia sentir os batimentos do bebe kk. Obg me esclareceram a duvida

Unknown disse...

Muito bom. Também tinha dúvidas

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...