Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Peixe aranha- camuflado e venenoso

O peixe aranha é um peixe frequentemente temido pelos banhistas, a sua picada venenosa assusta e afasta da água qualquer banhista irrequieto.

O peixe aranha é muito frequente na costa portuguesa e também nos Açores e em Porto
Santo, aparece normalmente quando a maré está a vazar e enterra-se na areia, a poucos centímetros de profundidade, deixando os olhos e a barbatana de fora. Este peixe não ataca, ao contrário do que muita gente pensa, o que se passa na realidade é que o peixe aranha "pica" os pés dos banhistas (mais raramente as mãos) como forma de defesa à "pisadela".
Este peixe tem uma camuflagem quase perfeita, imita a areia (mimetismo) na perfeição, fazendo com que a sua presença seja muito difícil de detectar, o veneno está alojado nas 3 primeiras barbatanas dorsais, com se pode ver na imagem, e são essas que ficam de fora da areia e picam os banhistas mais desprevenidos.

Apesar de ser muito raro, existem alguns casos de mortalidade por picadela de peixe aranha. Estes relatos estão associados à falta de socorro adequado à vítima, quer por falta de meios quer por ignorância no que respeita à gravidade da picadela, ou ainda, mais raramente, por reacções alérgicas.
Quando alguém é picado por um peixe aranha o que se passa é que os picos das barbatanas do animal "injectam" no nosso organismo determinada quantidade de veneno, quanto mais pequeno (em volume) for o individuo mais perigoso é, apenas por uma questão de concentração de veneno por quilo.

Qualquer pessoa que seja picada por um peixe aranha TEM DE TER ASSISTÊNCIA MÉDICA, não importa a experiência, a idade ou o número de vezes que já foi picado, tem que ser visto por um médico, enfermeiro, nadador salvador, o mais depressa possível.

Se o seu irrequieto for picado por este peixe deve imediatamente recorrer ao nadador salvador, este profissional saberá o que fazer e, mais importante, como fazer.
Caso se encontrem num local onde não seja possível recorrer imediatamente a um profissional adequado convém saber o que fazer, o veneno do peixe aranha é termolabil (degrada-se com o calor) e por isso devemos usar este facto a nosso favor. Ficam aqui alguns conselhos:
  1. Lavem o pé muito bem;
  2. Mergulhem o pé dentro de água quente, o mais quente que a pessoa puder suportar sem sofrer queimaduras, podem também usar um cigarro aceso ao pé do pé, a bibliografia consultada diz que este método é mais eficaz;
  3. Lavem as mãos e espremam o local da picada, mantenham o pé "no banho" por 30 a 90 minutos.
O segundo método consiste em:
  1. Espremer a zona picada;
  2. Mergulhar o pé numa mistura de água, gelo e vinagre.
De qualquer forma o importante é prevenir, se vai para praias onde existem casos de picadelas por peixe aranha, na maré baixa tenha cuidado e calce a família toda com sandálias próprias de andar na água.

Fontes:
http://peixesdesportivosdomundo.blogspot.pt; http://amrf.no.sapo.pt/Praia.pdf

Et voilá!
Ele pica, mas em autodefesa! Previnam-se e bons mergulhos!

Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

Dicas óptimas...
Felizmente nunca tive um "encontro" desses!
Beijinhos,

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...