Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Preparar conchas para utilizar em actividades diversas

Conchas, mar, paraíso - Autor Rui Santos
Com o verão vêm sempre baldes e baldes de pedras e de conchas. As crianças gostam de coleccionar conchas, os irrequietos gostam de imaginar os animais que lá viveram e os adultos vêem-se a braços com quilos e quilos de recordações "daquele dia de praia".
Se as conchas não forem limpas acabam por escurecer e ficar com um cheiro desagradável, por isto é essencial limpar bem as conchas antes de as utilizar e/ou guardar.
Os irrequietos cá de casa não são excepção e, como todas as crianças, trouxeram recordações da praia que tivemos de limpar com o máximo cuidado, foi assim que fizémos,

Concha antes do banho de cloro
Precisamos de.
  • cloro, utilizámos pastilhas de cloro de piscina mas podem encontrar outras soluções na drogaria,
  • balde grande, vejam o volume de água que precisam na embalagem do cloro,
  • luvas de borracha,
  • pinça metálica, facultativo,
  • tabuleiro de plástico, facultativo,
  • escova de dentes antiga, ou qualquer outra escova pequena velha, por exemplo uma escova das unhas,
  • água corrente.
Como fazer:
Conchas antes do banho de cloro
  1. Calcem as luvas, deve ser o adulto a manusear o cloro, este químico irrita a pele e é perigoso quando inalado ou ingerido;
  2. Coloquem no balde a quantidade necessária de água para  cobrir as conchas, elas devem ficar cerca de 1 palmo abaixo da linha de água. Se necessário dividam as conchas em grupos e realizem o procedimento várias vezes;
  3. Leiam as instruções da embalagem e dissolvam na água do balde a quantidade de cloro adequada;
  4. Coloquem as conchas no balde, com cuidado para não lascarem;
  5. Coloquem o balde num sítio seguro de um dia para o outro, se possível no exterior e sempre fora do alcance dos irrequietos;
  6. Com a ajuda da pinça retirem as conchas da água e coloquem-nas no tabuleiro, não se esqueçam das luvas;
  7. Debaixo de agua corrente escovem toda a sua superfície, mesmo aquelas reentrâncias quase inacessíveis;
  8. Lavem-nas bem em água fria;
  9. Conchas depois do banho de cloro
  10. Coloquem as conchas a secar ao sol.
NOTA: 
Se depois do banho de cloro e de escovadas as conchas ainda mostrarem manchas amarelas podem colocá-las de novo no cloro por mais algum tempo.

O que acontece:
As conchas e as pedras ficam com um aspecto "limpo" sem manchas.
Porquê?
Porque o cloro é um bactericida/germicida forte, isto significa que mata os germes e as bactérias que estão nas conchas, e acreditem, todas as conchas os têm. Estes germes e bactérias são consequência da exposição das conchas aos elementos naturais e em princípio não representam perigo para a saúde humana, pelo menos não mais do que ir à praia. Além de uma função germicida e bactericida o cloro ajuda na remoção das algas, restos de animais, pequenas incrustações e areias que a concha possa ter.

ATENÇÃO:
  1. O cloro não é adequado para limpar todas as conchas, é muito eficaz e rápido mas algumas conchas podem ficar destruídas ou descaracterizadas. O cloro é indicado para a limpeza da maioria das conchas na maioria dos casos, mas se o seu irrequieto faz colecção de conchas de uma forma mais cientifica do que apenas uma brincadeira de verão, então informe-se com especialistas.
  2. Nunca utilizem ácidos na limpeza das vossas conchas. O ácido é absorvido pelo calcário das conchas e a corrosão continua, mesmo depois das conchas serem lavadas, levando à perda total da concha no futuro.
  3. Depois de lavadas e secas as conchas perdem "aquela cor" que tinham no mar e que foi a razão pela qual as trouxemos, para avivar essa cor passem parafina na concha, utilizem um pano e procedam como se estivessem a "passar graxa" num sapato.

Et volá!
O verão recuperado e eternizado num balde de cloro!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...