O desafio que vos trago hoje é ilustrativo da movimentação de massas de ar quente e frio.
Quanto mais quente é o ar mais ele sobe, por exemplo, num incêndio, para além de todas as recomendações que possam ser dadas, existe uma que está relacionada com esta questão, devemos andar o mais baixo possível (se não houver fogo claro) a temperatura é mais baixa e, já agora, há menos fumo, mas atenção, há menos fumo porque o próprio fumo está quente, quanto mais alta é a temperatura a que lavra o fogo, maior altitude atinge o fumo.
Outra exemplo são os sistemas de aquecimento central, o aquecido sobe... arrefece e desce novamente para ser aquecido de novo, quando ele desce para ser reaquecido é bom não esquecer que há ar que está quente e sobe ao mesmo tempo.
Precisamos de:
- 2 copos de vidro transparente;
- Corante alimentar, nas fotos azul;
- 1 conta gotas ou 1 colher de café, qualquer coisa para servir de medida ao corante;
- 3 cubos de gelo;
- água a ferver, o efeito utilizando água da torneira não é tão visível.
- Comecem por colocar os dois copos lado a lado;
- Num do copos coloquem água fria e juntem os cubos de gelo, deixem repousar;
- Num recipiente adequado coloque um volume de água suficiente para encher o segundo copo e fervam-no, deve ser o adulto a fazer isto;
- Encham o segundo copo com água a ferver, tentem que a quantidade de água seja a mesma;
- Coloquem 2 ou 3 gotas de corante em ambos os copos, a mesma quantidade nos dois copos, retire o gelo que o primeiro copo ainda possa ter antes de colocar o corante;
- Observem.
O corante alimentar mistura-se rapidamente na água quente, conseguimos inclusivamente ver o rodopio do corante.
Na água fria ele não se mistura apenas "cai".
Porquê?
Antes de mais há que relembrar que os sistemas tendem para o equilíbrio, por isso não conseguimos fazer bolas de sabão quadradas, por isso o balão atrai os papelinhos e tantas outras coisas à nossa volta.
Corante em água fria |
Com a água fria (gelada) o resultado é completamente diferente. À medida que a água arrefece o espaçamento entre as moléculas é menor (até que congela), e por isso a mobilidade é mais reduzida, existe movimento, mas pouco.
Os remoinhos na água quente |
NOTA: Neste caso para além do sistema estar a perder calor porque o copo está aberto, ele também o perde pelas paredes deste recipiente, como já foi referido. Tapar o copo não impede o sistema de arrefecer, apenas atrasa. Se em vez de um copo tiver-mos um termos, aquelas garrafas isoladas que nos permitem levar o café quente para os picnics, a água apenas arrefece se o termos estiver aberto, se o fecharmos a perda de calor depende apenas do material usado como isolante.
Água fria e Água quente, 1min depois de adicionado o corante |
Já sabem, se estiverem num ambiente saturado e muito quente, tentem baixar-se, respiraram melhor
Et Voilá!
Remoinhos azuis
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário