Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Esferas flutuantes

As demonstrações cientificas são fantásticas, algumas têm efeitos visuais espetaculares, outras encerram conceitos complexos em procedimentos tão simples como aquele que vimos com o balão e as bolinhas de papel.
Hoje o que vos trago é mais uma demonstração de como a diferença de densidade nos permite "quase fazer magia", já vimos uma coisa muito semelhante aqui, com uma uva, água e açúcar. Desta vez vamos utilizar água, álcool e óleo.

Precisamos de:
  • Copo transparente,
  • Água,
  • Álcool,
  • Um pau fino, ou de espeto, pode ser uma colher, mas é mais difícil,
  • Óleo alimentar,
  • Conta gotas.
Como fazer:
  1. Coloque água no copo, até cerca de metade;
  2. Com muito cuidado coloquem dois dedos de álcool no copo. A melhor maneira de fazer isto é colocar o pau ou a colher dentro do copo, sem que esta toque na água, e deixar escorrer o álcool ao longo do pau/colher, como vimos aqui e aqui. Este passo pode demorar algumas tentativas para dominar;
  3. Com o conta gotas deitem algumas gotas de óleo no copo.
O que acontece?
O óleo forma esferas que ficam a boiar na fronteira entre a água e o álcool.
Porquê?
O álcool é mais leve do que a água, ainda que hidrosoluvel o álcool não se mistura com a água se o copo não for agitado. Como é mais leve que a água, flutua, formando uma camada superior tão espessa quanto a quantidade de álcool que adicionarmos. O óleo, por sua vez, é mais pesado que o álcool mas mais leve do que água e por isso fica "preso" e flutua na fronteira entre a água e o álcool, toma a forma esférica porque como vimos aqui a natureza tende para a poupança de energia e recursos e a esfera garante essa poupança.


Se prepararem o copo longe de olhares indiscretos podem surpreender uma quantidade de irrequietos, miúdos e graúdos, que estejam mais distraídos
Et voilá!
Its a kind of magic.

Divirtam-se!

3 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Olá Clara!

Passei para retribuir a visita e acabei ganhando um presentão: esta experiência! A minha escola está organizando uma feira de ciências e preciso de várias experiências. Encontrei apenas algumas interessantes e com material acessível, mas faltava mais uma e a sua caiu como uma luva!

Abraços!

Unknown disse...

Puxa que legal, tbm vou passar para a feira de ciências da minha filha.
bjos

Clara disse...

Oi Paula, ainda bem que encontrou aqui o que procurava, se navegar pelos marcadores à direita estou certa que encontrará outras experiências/demonstrações interessantes.
Faby, olá, leva leva, levem tudo, o conhecimento é para isso mesmo, partilhar, se tiver dúvidas não deixe de perguntar, aqui deste lado tentaremos responder,
um abraço

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...