Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pasta de dentes caseira- Flúor e outras considerações

Flúor- Símbolo químico F, número atómico 9. Este elemento químico é o mais electronegativo e reactivo de todos os elementos da tabela periódica.


Henri Moissan conseguiu isolar o flúor pela primeira vez, corria o ano de 1886, e este facto valeu-lhe Prémio Nobel da Química em 1906. Antes disso o flúor já tinha sido referido por alguns cientistas como Lavoisier (1789) ou Georgius Agricole (1529).


À temperatura ambiente o flúor encontra-se sob a forma gasosa. Neste estado este elemento químico é altamente irritante e tem a particularidade de ser amarelo. Se for inalado, o flúor, é altamente tóxico, mesmo em baixas concentrações.
Quando em doses moderadas, i.e. cerca de 1ppm, este elemento não metálico contribui para a redução das cáries dentárias, mas quando em doses superiores a 2 ppm pode ter um efeito nefasto na higiene oral. Este flúor é fornecido, em condições normais,  através da água da rede pública, devendo portanto ser mantida uma apertada e permanente vigilância da sua composição. 
O fluoreto, F-, é estável e encontra-se na natureza em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3Ca3(PO4)2Ca(F,Cl)2.

O flúor é utilizado actualmente no fabrico de polímeros como o Teflon, usado em revestimentos resistentes, ou o Goretex, um material impermeável à água mas permeável à respiração da pele. É também utilizado no fabrico de  medicamentos como os antibióticos.


A higiene oral é uma das principais preocupações de hoje em dia. Os dentes são efectivamente uma peça importante do nosso corpo, nos dias de hoje já não se morre com uma cárie, mas uma infecção crónica num dente pode afectar o organismo, debilitando-o e/ou provocando danos com um desfecho pior. É conhecida a necessidade de lavar os dentes de forma diária e sempre que se come, para uma boa lavagem deve ser utilizada uma escova de dentes e pasta dentífrica, ora um dos componentes destas pastas é o flúor. 

Na ida às compras a pasta de dentes é sem dúvida aquele "coisa" que não podemos esquecer, e no meu caso é sem dúvida um momento de stress e confronto: "Não gosto do sabor", "Essa pica", "Essa é verde", podia estar aqui o dia todo, as desculpas das crianças para levar a pasta de dentes do boneco de animação da moda e que sabe a pastilha elástica são infindáveis, por isso trago-vos hoje uma receita, entre muitas, de produzir pasta de dentes, este é um processo simples e educativo, e recorre apenas a produtos naturais e a alguns materiais de uso diário. Esta tirei daqui.


Precisamos de:
  • Água,
  • Tomilho,
  • Salva,
  • Caulino,
  • Essências de menta e anis,
  • Corante alimentar, não é obrigatório, mas dá mais vida,
  • 2 colheres, uma de sobremesa outra de sopa,
  • Uma vareta, podem utilizar um daqueles pauzinhos chineses,
  • Conta gotas,
  • Copo medidor, daqueles de cozinha,
  • 2 recipientes,
  • Coador fino, de cozinha serve perfeitamente,
  • Tubo ou recipiente para armazenar a pasta.
Com fazer:
  1. Fervam meio litro de água, cuidado com as queimaduras;
  2. Quando  água ferver juntem 1 colher de sobremesa de tomilho e 1 colher de sobremesa de salva;
  3. Deixem repousar durante alguns minutos, como se faz com o chá;
  4. Deixem arrefecer;
  5. Usando o coador, coem o "chá" para um dos recipientes,
  6. No outro recipiente coloquem 2 colheres de sobremesa de caulino e 1 colher de sopa de filtrado;
  7. Misturem bem, homogenizem o preparado;
  8. Adicionem o corante alimentar, 3 a 5 gotas, 2 gotas da essência de menta e 1 da de anis.
  9. Homogenizem novamente;
  10. Coloquem a pasta nos tubos de armazenamento, podem usar outros recipientes para o efeito, aqueles frascos pequenos onde costuma vir o foie gra são óptimos.


O segredo desta receita, segundo a autora, está nas plantas utilizadas na sua confecção.O anis, o mentol e o tomilho, essencialmente combatem o mau hálito. Mas um dos principais objectivos de uma pasta de dentes é o combate bacteriano, pela desinfecção das gengivas, aqui é a Salva que assume esse papel.

Não estou certa que esta pasta deva ser utilizada de forma generalizada e durante todo o tempo, a pasta de dentes comercial tem outros componentes importantes como o flúor, que é, na minha opinião, essencial para uma boa higiene oral. Há que ter em conta, no entanto, que o flúor nos chega por outras vias, como a água da rede pública, um pouco à semelhança de outros elementos como o cálcio, que está intimamente ligado ao leite, e no entanto sabemos que há pessoas que não bebem leite e obtêm o cálcio de outras formas.


Referências: www.inmetro.gov.br; www.e-escola.pt/; nautilus.fis.uc.pt/; www.ideiasambientais.com.pt/

Et Voilá!
Acabaram-se as desculpas!

Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

Sempre a aprender contigo... e com todo o gosto!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...