Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cores de Outono- resposta ao leitor

O Marco enviou-nos um email e quer saber porque as folhas no Outono não ficam todas da mesma cor:

"Olá, no local onde moro as folhas estão amarelas, como todos os anos, mas já vi fotografias que mostram o Outono noutros sítios onde as árvores têm folhas vermelhas, amarelas, castanhas... Porque é que as árvores daqui não têm essas cores?"

Marco, na realidade o fenómeno da mudança da cor das folhas tem várias variáveis que convém esclarecer, primeiro vamos ver o processo.

As folhas são fábricas naturais de alimentos.
As plantas retiram do solo, através das raizes, todos os nutrientes e água(H2O) que necessitam para viver, e do ar o dióxido de carbono (CO2). Com a ajuda da luz solar as plantas transformam este gás e a H2O em Oxigénio (O2) e glicose, sem elas não existiria O2 nem reciclagem de CO2, e a vida não seria possível tal como a conhecemos.
A glicose é um açúcar, e é utilizado pelas plantas como fonte de energia permitindo o crescimento das mesmas, este processo de transformação de CO2 e H2O em O2 e glicose é denominado de fotossíntese.
A fotossintese conta com a participação de outras moléculas pigmentadas denominadas clorofila, é esta que dá a cor verde às folhas- são de resto estas moléculas que absorvem a luz solar e a transformam em alimento.


Como mudam de cor as folhas?
Quando o Verão termina e começa o Outono, os dias ficam mais curtos. Isto permite às plantas/árvores "saberem" que têm de se começar a preparar para o Inverno- à semelhança de outros seres vivos.

Durante o Inverno, não há luz suficiente para a fotossíntese. As árvores entram em "stand by" e vão viver do alimento armazenado durante o Verão, aos poucos as "fábricas" naturais que falámos acima vão desligando. A clorofila verde desaparece das folhas. Esta alteração na cor das folhas permite-nos perceber que algo está a acontecer à clorofila. Na realidade os nutrientes armazenados nas folhas durante os dias de luz migram para os troncos e para os caules das plantas, onde estarão mais protegidos contra o frio do Inverno. Quando a Primavera chegar esses nutrientes vão ser utilizados para o crescimento de novas folhas.
À medida que os nutrientes migram para um local seguro as folhas deixam aos poucos de fabricar clorofila, e o verde começa a desaparecer deixando mostrar outros pigmentos como o amarelo e o castanho, na realidade estas cores sempre estiveram presentes na folhas mas não eram visíveis no Verão, porque a clorofila era mais abundante.

Porque é que há várias cores?
As cores de Outono abrangem uma paleta enorme de tonalidades e são de alguma forma hereditárias, espécies diferentes de árvores têm tendência para mostrar determinado conjunto de cores, mas também dependem em grande medida da temperatura.

As cores mais vivas podem ser admiradas em zonas onde exista muita luminosidade e a temperatura varie entre os 0 e os 7ºC durante alguns dias. Em Inglaterra, por exemplo, onde os dias de Outono são chuvosos e temperados, as folhas adquirem tons amarelados ou castanho-turvo.
À medida que o Inverno se aproxima as cores perdem a sua cor e desprendem-se dos caules.
Os pigmentos podem manter-se nas folhas durante dias após a sua queda, mas aos poucos vão-se desintegrando e, privadas de água, as folhas secam.

No local onde o Marco mora o tipo de árvores e a temperatura característica do seu Outono leva as plantas a realçar os pigmentos amarelos (provavelmente carotenos- idênticos aos que tingem as cenouras). Noutros locais as cores avermelhadas, escarlates, cor de vinho e arroxeadas são criadas por pigmentos chamados antocianinas- pigmentos que também tingem os rabanetes, por exemplo.- neste caso estes pigmentos só se formam quando o tempo fica mais frio.


Referências: imagens da internet; sciencemadesimple.com

Et Voilá!
Um Outono cheio de cor, dependente da temperatura e posição geográfica

Divirtam-se!

3 comentários:

mfc disse...

Uma explicação soberba de que fiz copy paste... para transmitir aos meus alunos.
Obrigado.

Débora Miranda disse...

olha só que legal e nao sabia disso e nunca tinha parado pra pensar nisso. Legal! Vc é inteligente em! rs

Agora me explica isso por favor:

Quando o Verão termina e começa o Outono, os dias ficam mais curtos.

Clara disse...

mfc, ainda bem que foi útil :)
Debbie, Vamos trabalhar nessa pergunta,
um abraço

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...