
Em 1896 Henri Becquerel descobre a radioactividade inspirando o casal Curie investigar e analisar o fenómeno, estas investigações conduzem ao isolamento do elemento químico Polónio (de número atómico 84, é um calcogénio) e do Rádio (com o número atómico 88, e é um metal alcalino terrestre).
Em 1903 o casal Curie ganha o Prémio Nobel da física "em reconhecimento das extraordinárias pesquisas conjuntas sobre os fenómenos de radiação descobertos pelo Professor Henri Becquerel""

Durante toda a sua vida Marie Curie recebeu inúmeros prémios e distinções pelo seu trabalho com isótopos e radioactividade. Recebeu também títulos universitários honorários em ciência, medicina e advocacia. Foi também reconhecida como membro de pleno direito em algumas sociedades restritas ligadas à investigação e ao conhecimento.

Marie Curie dedicou a sua vida à promoção do uso do radio para o alívio dos doentes e na I Guerra Mundial, com a ajuda da sua filha, Irene Curie, envolveu-se pessoalmente no tratamento dos feridos.

Marie Curie morre a 4 de Julho em 1934, deixando para trás uma vida cheia de história e novas conquistas para as mulheres:
- Foi a primeira mulher, em França, a obter um doutoramento académico na área da Ciências.
- Foi a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel numa área cientifica;
- E, não menos importante, foi o primeiro laureado Nobel a ter uma filha que também ganhou o prémio.

Nota: O Polónio recebeu este nome em homenagem ao país de origem da Marie Curie, a Polónia.
Fontes:
www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie.html
http://www.webelements.com/polonium/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2582731/
Et voilá!
Muito mais haveria a dizer sobre esta grande mulher, se quiseres saber mais usa os links.
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário