Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

R. Feynman- café e outras considerações

Um famoso matemático norte americano, Richard Feynman, fez um dia uma aposta com um colega. Num dos seus livros Feynman conta que bebia muito café, muito mesmo, era um autêntico viciado na cafeína. Certo dia, um colega, lançou-lhe um desafio: não beber café durante uma mês, desafio prontamente aceite por Feynman. Feynman ganhou a aposta. A respeito deste episódio Feynman relata num dos seus livros que não beber café durante todo aquele tempo provocou um atraso irreparável no conhecimento científico.

Porque é que o Prémio Nobel da Física de 1965 diria tal coisa? 
Porque o café contém cafeína, e esta é um dos estimulantes legais mais consensualmente aceite pela sociedade actual.

O que é a cafeína?
A cafeína é um estimulante sem sabor e presente em diversos produtos de consumo corrente como o chá, o chocolate, as bebidas à base de cola, o guaraná e claro, o café.

A descoberta deste composto é atribuída a Ferdinand Runge. Quando esta substância é consumida ela dispara a secreção das hormonas do stress, como quando o organismo é obrigado a lidar com um perigo repentino.

Efeitos imediatos do consumo de cafeína:

A cafeína proporciona ao organismo alguns efeitos imediatos entre os quais se destacam:
  • A dilatação dos brônquios permitindo uma maior disponibilidade de oxigénio para a oxigenação do cérebro e células em geral;
  • São libertados no sangue gorduras e açucares para compensar o esforço extra do organismo;
  • Os músculos ficam prontos para respostas rápidas;
  • A frequência cardíaca e pressão arterial aumentam, de forma a levar mais nutrientes e oxigénio às células/músculos;
  • A circulação é "desviada" para os músculos, dessa forma há órgãos que recebem menos sangue, como aqueles do sistema digestivo.
Estes efeitos causam uma sensação de bem estar, que é particularmente benéfica quando precisamos de nos manter atentos e focados, como quando estudamos ou exercemos uma profissão em que temos de nos manter particularmente focados em determinada coisa. Os estudos indicam que quando um profissional se depara com o cumprimento de prazos para produzir determinada tarefa o seu consumo de café aumenta.

Mas, o consumo excessivo de cafeína leva o corpo a um constante estado de alerta, como se o cérebro pensasse que o corpo está sempre em risco e esse estado pode ter efeitos muito nefastos.

Efeitos negativos do consumo da cafeína:

Como se costuma dizer, podemos comer e beber de tudo o que a natureza nos coloca à disposição, mas tudo o que se consome em exagero faz mal. Precisamos de consumir sal, é um facto, mas quando este é em excesso faz mal. É importante consumir leite, facto aceite, mas o consumo excessivo de leite faz mal. Não precisamos de consumir chocolate, mas se o consumirmos regradamente não trás qualquer problema, o seu excesso provoca danos à saúde. E podíamos continuar quase indefinidamente. A cafeína não é exceção, o seu consumo é benéfico quando regrado e controlado, mas o excesso de um estimulante deste tipo pode ter consequências gravosas.
  • A cafeína pode causar fraqueza, nervosismo, suores, tremores e palpitações cardíacas, isto porque o seu consumo excessivo provoca alterações na glicémia.;
  • Pode afectar a digestão, porque interfere na produção de ácido clorídrico no estômago e faz diminuir a afluência de sangue a estes órgãos.
  • O consumo excessivo deste estimulante pode causar irritações na pele;
  • Dificulta a fixação de cálcio nos ossos;
  • Afecta o sono, é possível desenvolver tolerância à cafeína mas isso não significa que o sono não seja afectado:
  • Quando o consumo é excessivo pode causar sintomas de abstinência, como qualquer outra droga. Os sintomas mais regulares são: dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.
Efeitos benéficos do café:
  • A investigação científica indica que o café é rico em antioxidantes, estes que têm um efeito benéfico em algumas doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro;
  • Como já vimos aumenta a concentração e o estado de alerta;
  • A ingestão crónica desta bebida pode reduzir o risco de demência;
  • Protege o fígado e melhora o desempenho da vesícula;
  • Alguns estudos recentes revelam que três ou mais cafés diários podem prevenir, ou retardar, a doença de Alzheimer.
Voltemos então à nossa questão inicial:

Porque diria Richard Feynman que a abstinência de café causou um atraso irreparável na ciência?

R. Feynman foi um proeminente físico e matemático do séc XX. Este cientista foi considerado pelos seus pares o maior físico do séc XX. Feynman, como já foi dito, era viciado em cafeína, era capaz de produzir uma quantidade enorme (mesmo enorme) de trabalho desde que bebesse café (que pelas razões acima apontadas era altamente benéfico para a sua actividade profissional). O que Feynman quis dizer ao seu colega foi que como não bebeu café durante aquele período, não foi capaz de produzir trabalho com a mesma eficiência (segundo ele nem coisa que se parecesse), e em ciência o trabalho traduz-se em produção conhecimento, e por isso a ciência não avançou tanto quanto poderia ter avançado nesse mês. Claro que há aqui um ego muito grande, não que Feynman achasse que se não fosse ele a produzir conhecimento ninguém o faria, mas porque tinha um enorme sentido de missão e amor pela interrogação.

Notas:
  • Dados de Outubro de 2012 mostram que 27% do café consumido em Portugal é feito no lar, este número tende a aumentar à medida que a crise se acentua.
  • Apesar da perceção geral mostrar que os portugueses consomem muito café, o facto é que neste cantinho à beira mar plantado se consome menos 35% café do que a média europeia. Se cada português em média consome 4,26kg café/ano, cada filandês consome cerca de 10kg café/ano.
  • O Uganda é o segundo maior produtor de café de África, e o décimo a nível mundial, mas 98% do seu café é exportado.
Fontes:
http://cuidadossaude.com/
http://www.delta-cafes.pt/
http://www.ptjornal.com
http://www.academiadocafe.pt
http://www.nobelprize.org
www.jornaldenegocios.pt
http://www.illy.com

Et voilá!
Consumo sim, excessos não!

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...