Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O que é o cabelo? Resposta ao leitor


Rapunzel,
a princesa com cabelos longos e fortes
O Isaías enviou-nos um email com uma pergunta muito interessante, "afinal o que é o cabelo?" é o que este irrequieto de 8 anos quer saber.

Antes de mais

É importante esclarecer, o cabelo é pêlo. O processo de aparecimento e crescimento é exactamente o mesmo para todos os pêlos, apenas diferem no tamanho que atingem e em algumas características. Atenção, a constituição do pêlo é diferente, consoante a zona do corpo que estivermos a observar, aliás é assim que é possível à ciência forense saber a origem de um pelo.

O que são folículos?

Constituição do folículo
A pele dos mamíferos está "equipada" com milhões de folículos (segundo o site dermatology.about.com os humanos têm cerca de 5 milhões). Os folículos são a origem do cabelo, como se fosse uma "pequena taça" onde se misturam os ingredientes para formar o cabelo/pêlo.
A cabeça, segundo a mesma fonte tem cerca de 1 milhão destes folículos, metade dos quais estão no escalpe (zona onde cresce o cabelo). Os bebés têm todos os seu folículos formados quando atingem cerca de 3 meses de gestação e durante toda a vida do individuo não serão formados novos folículos.

Os folículos são todos iguais?

Se a constituição dos diversos tipos de pêlo é diferente podemos dizer que a receita para os fazer difere, e neste caso a panela também, apesar de ser idêntica é diferente.
Factores genéticos e ambientais
podem causar cálvice,
tanto em homens
como em mulheres
Cada folículo é independente dos outros e tem as suas particularidades, normalmente determinada geneticamente, no entanto, a mesma zona do corpo tem, de uma forma geral, o mesmo tipo de pêlos. Sabe-se que os folículos estão programados geneticamente para ter uma fase de crescimento interrompida ciclicamente por uma fase de repouso, e é esta a grande diferença entre os diferentes folículos das várias zonas do corpo, a duração da fase de crescimento (em que o pelo cresce) e a fase de repouso (em que o pelo cai e é substituído por um novo quando o folículo entra de novo em fase de crescimento).

Fase de crescimento:

A duração da fase de crescimento determina o comprimento do pelo. Os pelos do escalpe, a que frequentemente chamamos cabelo, têm um período de crescimento de vários anos, por isso têm a capacidade  de crescer muito, já os pelos do peito ou das axilas, por exemplo, têm uma fase de crescimento muito menor, cerca de um mês, por isso não atingem tamanhos tão grandes.

Fase de repouso:

Nesta fase o pêlo pára de crescer, e cai, sendo substituído por um pelo novo quando o folículo entra novamente em fase de crescimento.

Depilação definitiva:

É essencial tratar do cabelo
mantendo-o saudável
É um método utilizado, principalmente pelas mulheres, para eliminar os pelos de forma "definitiva", neste método o pelo é "enfraquecido", ou seja, o folículo é alvo de tratamento físico, normalmente pelo calor, de forma a "desacelerar" o crescimento do pêlo. Eventualmente o folículo é destruído e o pelo deixa de crescer. O resultado depende da cor da pele, da cor do pêlo e na intensidade do calor utilizado, um dos riscos destes procedimentos é a queimadura, por motivos óbvios.

Função dos pelos

Os pêlos têm três funções principais:
  1. Barreira para a entrada de germes no organismo, veja-se o caso das zonas genitais e dos olhos, duas zonas extremamente sensíveis e protegidas por pêlos;
  2. Manutenção da temperatura, não é por acaso que os pelos do escalpe são aqueles que crescem mais, uma grande percentagem do calor perde-se pela cabeça;
  3. Sensitiva, através dos pêlos conseguimos sentir o que nos rodeia, o meio ambiente.
morfologia do cabelo

E então... afinal o que é o cabelo?

O cabelo é o nome que se dá a cada um dos filamentos que nascem no couro cabeludo, estes filamentos são pêlos. Estes filamentos são maioritariamente constituídos por queratina, e têm uma constituição tubular constituída por Medula, Córtex e Cutícula.
Neste capítulo devo dizer que a melhor comparação que o Mentes Irrequietas encontrou foi  do lápis de carvão:

  • A parte mais interna - o grafite - seria a Medula.
  • A madeira seria o Córtex.
  • A parte mais externa - a tinta - seria a Cutícula.
Quando a camada mais externa sofre algum tipo de agressão, a tinta sai (Cutícula) e a madeira (Córtex) fica exposta. Córtex aberto significa fios quebradiços.

Raiz do cabelo
Os pelos nascem nos folículos e o comprimento máximo que podem atingir depende da duração da fase de crescimento.

NOTA: A raiz do pêlo é a única zona onde se pode recolher ADN (ou DNA); A medula é a única parte viva do filamento.

Et voila!
Muito mais coisas poderiam ser ditas, e muitas outras abordagens seriam possíveis, esta parece-nos a que melhor responde ao Isaías.

Divirtam-se!   

Fontes:
http://www.ukhairdressers.com
http://www.hairfinder.com
http://dermatology.about.com
http://indianapublicmedia.org
http://tlc.howstuffworks.com
http://www.extratosdaterra.com.br

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...