Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 117

A predominância dos dextros na Humanidade pode ter mais de 500,000 anos.
http://www.livescience.com/13951-neanderthals-hand-dominance-language.html

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bolas de Natal geométricas em papel

Continuamos com ideias para personalizar o Natal, e a Ideia Super Irrequieta chega-nos daqui.
Feitas apenas com papel, estas bolas/estrelas tem um aspecto final muito curioso e bonito.

Precisamos de:
  • cartolina, ou papel grosso, tipo 120g,
  • tesoura,
  • lápis de carvão,
  • compasso,
  • régua
  • esquadro ou transferidor,
  • cola.
Como fazer:
Não é fácil, é necessária alguma perícia deixo-vos com as imagens


Utilizem o compasso e a régua para desenhar um circulo com um triângulo. Faça 20 círculos por cada bola de Natal. Não sabem como desenhar o triângulo equilátero? Vejam como aqui.


Com o bico do compasso e a régua "marquem" sem "ferir" o papel, os lados do triângulo. Antes de recortar os círculos podem pintá-los, ou decorá-los a gosto, cada bola terá um aspecto único


Recortem os círculos e dobrem-nos pelos vincos.


Segurem as peças como na imagem e colem as extremidades vincadas.





Antes de colocar o último circulo cole o fio como na imagem



Como desenhar o triângulo?


Source:
http://en.sense-life.com/hands/sneginki_6.php

Et voilá!
Imaginem dezenas delas pintadas a gosto.

Divirtam-se!

Como desenhar um triângulo inscrito

Como desenhar um triângulo equilátero dentro de um circulo- como aquele necessário no post das Bolas de Natal?
Vamos ver uma das formas de chegar até aqui:



Como fazer:
  1. Desenhem a circunferência com o raio que desejarem.
  2. Com a régua tracem uma linha recta que passe no centro da circunferência (onde pousaram o compasso), não se preocupem com a direcção da linha, apenas tem obrigatoriamente que passar no centro e cortar a figura de um lado ao outro.
  3. Encostem a régua a está linha e com o esquadro tracem uma linha perpendicular (90º)
  4. Prolonguem a linha para cortar o circulo de um lado ao outro, neste momento têm um circulo dividido em 4, como na imagem.
  5. Escolha um dos segmentos, não é muito importante qual. Com a régua marque o meio deste segmento, novamente com a ajuda do esquadro prolonguem uma linha perpendicular a esse segmento (como na imagem).
  6. Unam os 3 pontos como na imagem.

Et voilá!
Triângulos equiláteros inscritos

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 116

Em média, as crianças riem cerca de 400 vezes por dia, nos adultos esta média cai para 15 vezes por dia.
http://www.funfactz.com/people-facts/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O ar ocupa espaço 3- A palhinha impossivel

Mais uma demonstração simples de como o ar ocupa espaço.
Vejam as outras duas propostas do Mentes Irrequietas para este tema:
O ar ocupa espaço
O ar ocupa espaço 2

Precisamos de:
  • frasco com tampa, metálica de preferência,
  • prego,
  • martelo,
  • palhinha,
  • plasticina.
Como fazer:
  1. Com o prego e o martelo abra um furo na tampa do frasco, suficientemente grande para caber a palhinha. Deve ser um adulto a fazer isto;
  2. Encham o frasco com água até 2/3, podem usar sumo para aumentar o desafio;
  3. Coloquem a tampa no frasco e fechem-na com força;
  4. Coloquem a palhinha no frasco;
  5. Vedem o buraco com a plasticina;
  6. Bebam.
Observações:
Não conseguem. Mas parecia uma ideia disparatada ao princípio não era?


Porquê?
Quando utilizamos uma palhinha não pensamos nisso, mas o seu funcionamento só é possível porque o liquido que "puxamos" para cima é substituído por ar. E na realidade é tudo uma questão de pressão. Senão vejamos:
  • Quando, em condições normais, colocamos uma palhinha numa bebida, a pressão do ar na bebida é exactamente a mesma que no ar existente na palhinha.
  • Numa segunda fase puxamos o líquido pela palhinha, removemos algum ar de dentro da palha, e a pressão dentro da palha desce.
  • Enquanto isto se passa dentro da palhinha a pressão na superfície da palhinha continua a mesma.
  • Esta diferença de pressão, ente a superfície e o interior da palha,  faz com que o liquido entre na palhinha e seja empurrado.
  • Se fecharmos o frasco e impedirmos o ar de circular não há forma de criar diferenças de pressão e por isso não há nada que empurre o líquido para dentro da palhinha!

Et voilá!
E o sumo vai ficar no frasco, até se estragar!

Divirtam-se!

Factos- Curiosidades instantaneas, só juntar água 115

Um lápis normal pode desenhar uma linha com cerca de 46km de comprimento ou cerca de 45.000 palavras.
http://www.wima.org/FunFacts/tabid/69/Default.aspx

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Demonstração do processo de osmose


Lembram-se disto? Para a proposta de hoje vamos precisar de dois "ovos nus", ou mais, se quiserem transformar esta demonstração numa experiência.

Hoje vamos brincar e aprender com a Osmose.

Antes de mais:
As células têm vários mecanismos de transporte, ou seja, várias formas de levar os nutrientes do exterior da parede celular para o interior da célula, ou vice-versa, de expelir moléculas para o exterior. Um desses mecanismos chama-se osmose, e este caso podemos dizer que "é tudo uma questão de concentração".
A osmose é um processo em que o solvente (neste caso a H2O) se move, de forma livre, através de uma membrana, de um meio de menor concentração de soluto para um meio de maior concentração de soluto.
Por outras palavras é o processo pelo qual as moléculas de água se movem de ou para dentro da célula, de forma a igualar a concentração nos dois lados da membrana.
O que vamos explorar hoje é precisamente esse vai e vem de moléculas de água através da membrana do ovo.
Do ovo?
Regra geral para observar uma célula, ou um tecido (conjunto de células), necessitamos de utilizar um microscópio. Não necessariamente o electrónico como vimos aqui, qualquer microscópio óptico serve.
Mas há na Natureza um grupo de células que não precisam de ser observadas ao microscópio, os ovos das espécies que "põem ovos". 
Os animais produzem ovos, mas nem todos os "põem". Se só tivermos em conta as espécies ainda não extintas, os ovos mais pequenos conhecidos  são os do beija-flor, os maiores são os da avestruz (os últimos equivalem, cada um, a 24 ovos de galinha). 
O ovo é, uma célula, cheia de potencial de se transformar num novo ser vivo, se não for parar à nossa frigideira ou à barriga de algum predador. 
Esta célula está delimitada, como todas as células, por uma membrana (que serve de invólucro à gema e à clara), esta membrana é dupla e mais facilmente observável na parte "romba" do ovo, em que forma uma bolsa de ar. 

Vamos então começar a nossa demonstração. Antes de mais é necessário que "dispam" dois ovos conforme o descrito no "Ovo Nu ou Ovo saltitão".

Já está?
Então vamos continuar.

Precisamos de
  • 2 frascos de vidro com tampa, suficientemente grandes para cobrir o ovo completamente;
  • caneta de acetato, para escrever no frasco;
  • água;
  • dois ovos nus;
  • mel.
Como fazer
  1. Coloquem um "ovo nu" em cada um dos frascos;
  2. Cubram o primeiro com água;
  3. Cubram o segundo com mel;
  4. Fechem os dois frascos;
  5. Rotulem-nos com o marcador, no primeiro escrevam "H2O" ou "água", no segundo "mel";
  6. Coloquem os frascos no frigorífico;
  7. Esperem 24 horas;
  8. Retirem os ovos dos frascos e observem-nos.
Observações:
O ovo que esteve 24h no frasco com água está inchado, lisinho. O ovo que esteve 24h no mel está "enrrugado" e mole.

Porquê?
O interior do ovo é constituido pela clara (parte branca) e pela gema (parte amarela), ora a clara do ovo tem cerca de 90% de água e o mel cerca de 18% (quanto menos água tiver melhor é a sua qualidade).
Colocámos a célula (com 90% de H2O) em dois meios diferentes, a água (com 100% de H2O, ou lá perto) e o mel (com cerca de 18% de H2O).

daqui
No primeiro caso a água passa do meio de 100% para o meio de 90%, da água para a célula (ovo), teoricamente até que os dois meios estejam a 95%, o ovo incha e fica "lustroso".
No segundo caso a água passa do meio de 90% para o meio de 18%, da célula (ovo) para o mel, teoricamente até que ambos estejam com uma concentração de 54%, o ovo fica mole e enrugado.
A este processo de procura de equilíbrio de concentração de H2O  em dois meios diferentes, separados por uma membrana chamamos Osmose.

Na imagem:
  • O |X| é o modelo em que a concentração exterior de H2O é igual à concentração no interior do ovo;
  • O |>X| é o modelo em que a concentração exterior de H2O é menor que a concentração no interior do ovo, o caso do mel;
  • O |<X| é o modelo em que a concentração exterior de H2O é maior que a concentração no interior do ovo, o caso da água;

Mas se a concentração de açúcar é maior no mel e menor no ovo, este também não passa para dentro do ovo? Porquê?
Não. Simplesmente porque a membrana é semipermeável, deixa passar a água mas as moléculas de açucar são muito grandes.

Transformem esta demonstração numa experiência
Tentem outras coisas, lembrem-se, para cada ensaio precisam de um ovo nu:
  • Usem água corada;
  • Usem álcool;
  • Usem água salgada;
  • Usem vinagre,
  • Ou simplesmente coloquem o ovo que tiraram do mel num frasco com água da torneira e esperem 24h....
Registem as diferenças entre todas as vossas observações.

Fontes:
http://www.victorialodging.com/recreation/birding/small-big-fast-slow 
http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/Membranas/Membranas.pdf
http://www.benefits-of-honey.com/honey-nutrition.html

Et voilá:
Aí os ovos!

Divirtam-se!

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...