Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Origami- PAP Balão de S. João

Os balões de S. João são responsáveis por alguns incêndios nesta época do ano mas em contrapartida iluminam os céus da noite de S. João e são arrastados para longe, como uma estrela que viaja ao sabor do vento.

Por estas duas razões há quem os adore, e não passe sem acender pelo menos 1 na noite de S. João, e há quem simplesmente os considere um perigo e por isso prefere não desfrutar da beleza em prol da segurança. Mas este balão de S. João é perfeitamente inofensivo e não causa qualquer perigo às nossas florestas.

Utilizando apenas dobragens (Origami) numa folha de papel quadrada podemos construir um mini balão, vejamos como:

1 a 4- Cortem um quadrado numa folha A4 colorida, para isso dobrem a folha (1) como na imagem (2).
De seguida vinquem as linhas que aparecem na imagem (4).


 5 a 7- Dobrem o quadrado ao meio (5). Dobrem as perpendiculares para dentro (6) de forma a ficarem com um triângulo como em (7).


8 a 11- Em (8) e (9) podem ver a próxima dobragem, puxem a ponta para dentro encostada à linha marcada no meio do triângulo grande (9), vinquem. Repitam o procedimento para as 4 pontas (duas na face da frente e outras duas na face de trás). No final o aspecto do papel deverá ser o mostrado em (11).


12 a 15- Chegou a altura de fechar o balão. Dobrem as 4 pontas recém formadas em (11) para baixo (como na imagem (12) e (13). O passo (14) e (15) devem ser feitos com alguma precisão, são estas dobras que vão garantir o bom "fecho" do balão. No passo (14), depois de todas as dobragens anteriores, temos um triângulo, a base desse triângulo tem não duas pontas mas quatro (duas à frente e duas atrás), agarrem numa ponta de cada vez (14) e dobrem para dentro de forma a que a base do novo triângulo faça um ângulo de 90º  com a junção do papel (14), vai sobrar uma pontinha de papel, não se preocupem dobrem-na para dentro (15). Repitam para as quatro pontas.


Depois de todas as dobragens, se virem o balão "por baixo"o aspecto é o que está na imagem (17)


Coloquem a boca na abertura  e soprem rapidamente e o mais forte possível para encher o balão de S. João.


Nota:
Utilizem papel próprio de Origami ou o mais fino possível, se o papel for muito grosso não conseguirão encher o balão.
 
Podem imprimir este modelo e fazer um balão colorido.

Et voilá!
Sem incêndios, sem perigos

Divirtam-se!

Sem comentários:

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...