Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um teste simples para enganar o sentidos

Os sentidos transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes, sem eles não nos aperceberíamos de muita coisa que se passa à nossa volta.

Os 5 sentidos funcionam em conjunto, é como se o cérebro fizesse um cocktail daquilo que lhe chega pelos olhos (visão), nariz (olfacto), pelos ouvidos (audição), pela boca (paladar) e pela pele (tacto). Estes 5 sentidos estão constantemente a funcionar e a enviar mensagens para o cérebro. Por exemplo quando entramos na cozinha e alguém está a fazer o jantar, aproxima-mo-nos da frigideira e os nossos sentidos enviam mensagens para o cérebro: o cheiro (olfacto), o barulho de algo a fritar (audição), o que vemos na frigideira (visão), a temperatura que sentimos mais alta quando estamos perto (tacto), e, por fim, o gosto (paladar). O nosso cérebro recebe estes estímulos e traduz a informação numa imagem conhecida... neste caso um bife.
Já enganámos o cérebro aqui, hoje vamos engana-lo outra vez, para isso vamos manipular o sentido do tacto.

Precisamos de:
  • 3 bacias, suficientemente grandes para caberem lá as mãos, a bacia da água morna deve ser maior, as duas mãos devem caber lá dentro sem se tocarem;
  • água à temperatura ambiente,
  • água quente,
  • gelo,
  • uma venda para os olhos.
Como fazer:
  1. Vende o seu irrequietos, ele não deve ver os passos seguintes;
  2. Coloque as bacias em cima de uma mesa, de preferência com uma toalha por baixo, para evitar "encharcar" a sala;
  3. Encha uma bacia com água quente, outra com água à temperatura ambiente e outra com água fria com gelo;
  4. Coloque uma mão da criança dentro da água morna e a outra na água gelada;
  5. Deixe ficar cerca de 1 min;
  6. Tire as mãos das duas bacias e coloque-as ao mesmo tempo na água à temperatura ambiente, não deixe que as mãos da criança se toquem enquanto estão na água à temperatura ambiente.
  7. Pergunte à criança se a água está mais quente ou mais fria.
Que lhe respondeu?
Provavelmente respondeu que " Esta mão está na água fria e esta está na água quente".
Porquê? 
Quando colocamos as mãos na água à temperatura ambiente, a mão que estava na água fria sente a água mais quente, enquanto que a que estava na água quente sente a água mais fria, apesar de ambas as mãos estarem na mesma água.
Isto acontece porque os sentidos são relativos. Eles não medem a temperatura absoluta ou um brilho absoluto da luz, fazem suas medidas em relação às coisas ao seu redor. No caso desta demonstração, os sensores de temperatura das mãos mediram a temperatura da água em relação à temperatura da mão. Se a água é mais quente que a mão, a criança vai sentir quente, se é mais fria que a mão, a criança sente o frio. O facto da criança estar privada do sentido da visão (está vendada) vai confundir ainda mais o cérebro, levando-o a pensar que as duas mãos estão em duas bacias diferentes.


A SABER: A pele é o maior órgão sensorial do corpo. A pele é sensível a muitos tipos diferentes de "estímulos", tais como toque, pressão e a temperatura. Dentro da pele, existem diferentes tipos de "receptores", que são activados por estímulos diferentes. Quando um receptor é activado, ele desencadeia uma série de impulsos nervosos. Para uma pessoa "sentir" o estímulo, os impulsos nervosos devem fazer o seu caminho até ao cérebro.
Imagens a internet.

Et Voilá!
Enganámos o cérebro outra vez!


Divirtam-se!

2 comentários:

mfc disse...

O engano perfeito...!!

Um beijinho com saudades.

TATY (Kátia) disse...

oi amada,boa noite,tudo bem né???espero que sim,vim retribuir sua linda visitinha lá no meu cantinho,adoro te receber,volte sempre,assim como eu tb irei estar sempre pro aqui;bjus flor,muito interessante a postagem;

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...