O espectro é constituído por 7 cores:
vermelho;
laranja;
amarelo;
verde;
azul;
anil;
violeta.
Hoje vamos fazer um "disco mágico", o Disco de Newton. Vamos demonstrar que a luz branca é constituída pela mistura destas cores todas.
Precisamos de:
- um lápis
- tesoura
- cartão branco grosso, podem utilizar cartolina grossa branca
- lápis de cor, podem ser marcadores,
- régua
- compasso,
- transferidor
- Façam no vosso cartão uma circunferência, utilizando o compasso;
- Cortem o círculo com o maior cuidado possível;
- Com o transferidor dividam-na em 7 partes iguais às da imagem, gomos de 55º, 60º e 35º;
- Pintem cada parte com uma das cores do espectro, respeitem a figura também, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Pintem o mais uniformemente possível, e com a mesma intensidade em todas as cores;
- Façam um buraco no meio do círculo e passem o lápis por ele, o centro do círculo é onde está o "furo" do compasso;
- Girem o lápis de rapidamente, como um pião, observem a roda de cores, ajustem conforme necessário para que o conjunto girar facilmente.
O disco enquanto roda aparece com um tom branco acinzentado.
Porquê?
Na realidade se as condições de velocidade do conjunto estivessem optimizadas o que veríamos era um círculo branco, sem o tom acinzentado.
As cores que pintámos na roda são as principais cores da luz branca, inclusivamente aquelas que nos aparecem no arco-iris. Quando a roda gira cria-se um efeito visual que faz o nosso cérebro acreditar que elas se misturam e a roda aparece branca, quando na realidade é multicor.
Isto é uma demonstração, transformem o ensaio numa experiência, experimentem com diferentes combinações de cores. Ficam aqui duas sugestões: o vermelho, o azul e o verde; ou o vermelho e o verde por exemplo, o que acontece? Porquê?
Et Voilá!
Afinal o branco tem muita cor
Divirtam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário