Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Porque é que os dias ficam mais curtos no Outono?

Olá a todos, hoje vamos responder à Debbie, que nos deixou um desafio em forma de pergunta:
"Agora me explica isso por favor:
Quando o Verão termina e começa o Outono, os dias ficam mais curtos."


Antes de mais é necessário estar consciente de agumas coisas, nomeadamente:
  1. O planeta Terra não é uma esfera perfeita, é antes uma esfera achatada nos polos, onde passa um eixo de rotação imaginário;
  2. O planeta Terra  gira sobre um eixo, este eixo tem uma inclinação de cerca de 23,45º, segundo várias fontes consultadas esta inclinação não foi sempre a mesma ao longo da história do planeta;
  3. Existem dois tipos de movimento do planeta, o de translação e o de rotação. O primeiro é a rotação do planeta à volta de um ponto central, neste caso o Sol, o segundo diz respeito ao movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, aquele que está cerca de 23,45º inclinado.
  4. A Terra descreve uma órbita eliptica em torno do Sol, isto significa que ela não é perfeitamente redonda, e por isso a Terra passa mais perto do Sol em determinadas alturas e mais longe noutras. 

Ora bem, as estações do ano são produto da inclinação do eixo da Terra.
A imagem que retirei daqui ilustra muito bem o que se passa:

Ora, vamos supor que estamos no Hemisfério Norte, acima do Equador, Se nos perguntarem, automaticamente associamos a Primavera a Março, o Verão a Agosto, o Outono ao S. Martinho (11 Novembro) e o Inverno ao Natal- Ano Novo. No entanto não pensamos na razão porque é que essa é a nossa resposta, nem sequer pensamos que se estivessemos no Polo Sul, abaixo do Equador, a nossa resposta não seria a mesma. Quem está, por exemplo, no Brasil, festeja o S. Martinho na Primavera, o Natal no Verão, o Outono em Março e quando o Polo Norte enche as praias de banhistas o Polo Sul prepara-se para o Inverno.


A resposta mais rápida à questão "porque é que há Inverno e Verão?" é sem dúvida aquela que utiliza a justificação descrita acima com o ponto 4., "há estações do ano porque a terra está mais perto/longe do sol", ERRADO!, basta nos debruçarmos um pouco sobre esta resposta, se fosse essa a razão era Verão ou Inverno em todo o planeta ao mesmo tempo, pois todo "o mundo" está mais próximo ou mais longe do Sol ao mesmo tempo.

Na realidade as estações do ano são causadas pela inclinação do eixo do planeta.

Para compreender este fenómeno é necessário um pouco de abstração, temos de conseguir imaginar-mo-nos fora do planeta a olhar para a sua caminhada em torno do Sol. 
Olhem para a imagem, o planeta gira sobre si próprio, ao mesmo tempo que gira em torno do Sol. Devido à inclinação do eixo a orientação do planeta em relacção ao Sol muda ao longo do ano (periodo que demora uma volta em torno do Sol). Mais segundo menos segundo a duração dos dias está sempre a mudar.

Agora coloquem-se no hemisfério Norte, seguindo o desenho, é fácil compreender que, quando o Hemisfério Norte se afasta do Sol o  Hemisfério Sul aproxima-se dele (como se o planeta estivesse inclinado para trás), verificamos também que a altura em que estamos mais longe do Sol coincide com o Inverno a Norte e o Verão a Sul.  
Pela observação da imagem concluimos também que o inverso é verdade, a altura do ano em que o Hemisfério Norte está mais próximo do Sol coincide com o Verão a Norte.

Coloquem-se agora novamente no planeta Terra, num qualquer país à vossa escolha. Olhem para o sol, qual é o arco que ele descreve? Independentemente de nascer e se por sempre com a mesma orientação o arco que ele descreve, o caminho que ele percorre, de um ponto ao outro varia durante o ano.

No Inverno este caminho é mais curto e mais "perto" do horizonte, por isso demora menos tempo.
No Verão este caminho é mais longo e mais "longe" do horizonte, por isso demora mais tempo.
Debbie, a consequência do exposto acima é que no Inverno os dias são mais curtos, no Verão são mais longos, sendo que esta variação é como quase tudo na natureza, progressiva, por isso no Outono os dias começam a ficar mais curtos, tal como começam a ficar mais compridos na Primavera.
daqui
Nota: As temperaturas elevadas ou baixas que caracterizam o Verão ou o Inverno, têm origem também nesta inclinação, quanto "mais alto" subir o Sol maior é o ângulo de incidência da Luz no planeta e maior é a quantidade de calor. Esta conclusão leva-nos a outras questões como a duração dos dias e as temperaturas extremas nos polos.


daqui
Equinócios- é quando o dia é exactamente igual à noite (Equivalente), No Hemisfério Norte, Março é Equinócio de Primavera, e Setembro de Outono.
20 ou 21 de Março e 22 ou 23 de Setembro


Solstícios- Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
20 ou 21 de Junho e 21 ou 22 de Dezembro




Referências:
http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/env99/env221.htm

Et Voilá!

Divirtam-se!

1 comentário:

mfc disse...

Ora aqui está uma "papinha" muito bem feita para se explicar aos miúdos e graúdos estas coisas comezinhas!

Beijinhos.

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...