"Agora me explica isso por favor:
Quando o Verão termina e começa o Outono, os dias ficam mais curtos."
Antes de mais é necessário estar consciente de agumas coisas, nomeadamente:
- O planeta Terra não é uma esfera perfeita, é antes uma esfera achatada nos polos, onde passa um eixo de rotação imaginário;
- O planeta Terra gira sobre um eixo, este eixo tem uma inclinação de cerca de 23,45º, segundo várias fontes consultadas esta inclinação não foi sempre a mesma ao longo da história do planeta;
- Existem dois tipos de movimento do planeta, o de translação e o de rotação. O primeiro é a rotação do planeta à volta de um ponto central, neste caso o Sol, o segundo diz respeito ao movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, aquele que está cerca de 23,45º inclinado.
- A Terra descreve uma órbita eliptica em torno do Sol, isto significa que ela não é perfeitamente redonda, e por isso a Terra passa mais perto do Sol em determinadas alturas e mais longe noutras.
Ora bem, as estações do ano são produto da inclinação do eixo da Terra.
A imagem que retirei daqui ilustra muito bem o que se passa:
Ora, vamos supor que estamos no Hemisfério Norte, acima do Equador, Se nos perguntarem, automaticamente associamos a Primavera a Março, o Verão a Agosto, o Outono ao S. Martinho (11 Novembro) e o Inverno ao Natal- Ano Novo. No entanto não pensamos na razão porque é que essa é a nossa resposta, nem sequer pensamos que se estivessemos no Polo Sul, abaixo do Equador, a nossa resposta não seria a mesma. Quem está, por exemplo, no Brasil, festeja o S. Martinho na Primavera, o Natal no Verão, o Outono em Março e quando o Polo Norte enche as praias de banhistas o Polo Sul prepara-se para o Inverno.

Na realidade as estações do ano são causadas pela inclinação do eixo do planeta.
Para compreender este fenómeno é necessário um pouco de abstração, temos de conseguir imaginar-mo-nos fora do planeta a olhar para a sua caminhada em torno do Sol.
Olhem para a imagem, o planeta gira sobre si próprio, ao mesmo tempo que gira em torno do Sol. Devido à inclinação do eixo a orientação do planeta em relacção ao Sol muda ao longo do ano (periodo que demora uma volta em torno do Sol). Mais segundo menos segundo a duração dos dias está sempre a mudar.
Agora coloquem-se no hemisfério Norte, seguindo o desenho, é fácil compreender que, quando o Hemisfério Norte se afasta do Sol o Hemisfério Sul aproxima-se dele (como se o planeta estivesse inclinado para trás), verificamos também que a altura em que estamos mais longe do Sol coincide com o Inverno a Norte e o Verão a Sul.
Pela observação da imagem concluimos também que o inverso é verdade, a altura do ano em que o Hemisfério Norte está mais próximo do Sol coincide com o Verão a Norte.

No Inverno este caminho é mais curto e mais "perto" do horizonte, por isso demora menos tempo.
No Verão este caminho é mais longo e mais "longe" do horizonte, por isso demora mais tempo.
Debbie, a consequência do exposto acima é que no Inverno os dias são mais curtos, no Verão são mais longos, sendo que esta variação é como quase tudo na natureza, progressiva, por isso no Outono os dias começam a ficar mais curtos, tal como começam a ficar mais compridos na Primavera.
![]() |
daqui |
![]() |
daqui |
20 ou 21 de Março e 22 ou 23 de Setembro
Solstícios- Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
20 ou 21 de Junho e 21 ou 22 de Dezembro
Referências:
http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/env99/env221.htm
Et Voilá!
Divirtam-se!
1 comentário:
Ora aqui está uma "papinha" muito bem feita para se explicar aos miúdos e graúdos estas coisas comezinhas!
Beijinhos.
Enviar um comentário