Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Quem é o Pai Natal?

A passagem pelo calendário do dia de todos os Santos, e da festa pagã a si associada, o Halloween, marca o "início" da preparação de uma outra festa, originalmente também pagã, e a preferida da criançada irrequieta: o Natal!, e com o Natal, os presentes!, trazidos pelo Pai Natal, vestido de vermelho, no seu trenó puxado por renas.

Na internet encontram-se muitas fontes que se propõem a explicar a origem deste simpático senhor que nos enche as "meias" de presentes, fazendo as alegrias dos mais jovens, isto quando não nos enche de meias como presentes. Na realidade procurámos fontes o mais fidedignas possíveis, para partilhar convosco os factos desta história, rapidamente percebemos que nesta história os factos concretos são escassos, e que tudo se baseia na boa fé que fazemos na memória colectiva.


Qual a Origem do Pai Natal?



São Nicolau, a quem muita gente atribui a origem do Pai Natal, nasceu em Patara, no séc IV, no Norte da Turquia, no seio de uma abastada família cristã. Já em adulto, torna-se Bispo de Myra. Provavelmente morreu no dia 6 Dezembro de um ano desconhecido, pois era este o dia que lhe era dedicado no calendário da igreja medieval. Os seus restos mortais foram enterrados numa igreja fora das muralhas da cidade e levados para Itália em 1087. Tudo o resto que se possa contar baseia-se em "histórias" e crenças.

A primeira referência a este homem foi feita por Proclus de Constantinopla, em 440, e indica claramente que este assunto pertence ao domínio da lenda, também a primeira referência escrita ao Bispo de Myra foi escrita 300 anos depois da sua existência por um biógrafo desconhecido chamado Michael, o que só por si não seria um problema, mas o que é facto é que não se conhecem ao certo os informantes a quem ele terá recorrido para escrever.


Por Michael ficamos a saber algumas coisas sobre este homem:


A história das três filhas do homem pobre

Nicholas ouve falar de um homem pobre que é incapaz de oferecer um dote aos homens com quem vai casar as suas três filhas. "Eles eram tão pobres", escreve Michael, "que nenhum homem as queria como sua esposa. Nem mesmo os homens mais pobres pensaram em casar-se com elas. Por isso, o seu pai pensou em mandá-las trabalhar num bordel, para que ele e a família tivessem alguma renda."
Felizmente, Nicholas intervém. Durante a noite, ele lança uma bolsa através de uma das janelas da casa do senhor pobre. Agora, a primeira filha tem um dote, pode sair de casa, e casar. A história repete-se por três vezes e em breve a última menina sai de casa.".
Nicholas é apanhado pelo pai das meninas na sua boa acção. O homem expressa-lhe a sua gratidão, ao mesmo tempo tempo que Nicholas lhe promete o segredo absoluto sobre o que se passou.


Através de outras histórias idênticas ele ficou bem conhecido em todo o país pela sua generosidade com os necessitados e o seu amor para com as crianças. Ele dava presentes às crianças anonimamente atirando-os pelas janelas! Conta-se que ele realizou vários milagres e que também ajudou no mar alguns marinheiros e os salvou de um afogamento, entre outras histórias.


Depois de se ter libertado da fortuna que tinha herdado do pai, Nicholas é nomeado Bispo de Myra. Conta-se por esta altura que o Bispo libertou três generais inocentes que estavam presos em Constantinopla, os militares são libertos depois de Nicholas aparecer aos funcionários responsáveis, conta-se que ao mesmo tempo o Santo tinha sido visto no seu escritório em Myra.


A credibilidade destas histórias não é reforçada pelo facto de que existem muitos paralelos entre elas e outras bem mais antigas. Vejamos o exemplo de Pitágoras Apolônio, que nasceu em Tiana, que não é muito longe de Myra. Este sábio também permanece casto e dá todos os seus bens para permitir que um homem pobre dê um dote ás suas filhas, intervém num julgamento e salva alguém que é condenado à morte, e também tem o poder de bilocação.


O Pai Natal e as suas origens pagãs

Não é invulgar um santo cristão adorna-se com histórias que pertenciam aos cultos pagãos.
A mitologista Helene Adeline Guerber traçou as semelhanças entre o nosso Pai Natal e o Deus nórdico Thor.

Ainda hoje, na Suécia, Thor representa o Pai Natal. São muitos os pesquisadores do Pai Natal que também acham que este foi copiado de Norse (escandinavo) Deus Thor. Assim, Thor era o deus dos camponeses e do povo comum. Ele foi um amistoso, jovem, de constituição pesada, e com uma longa barba. O seu elemento era o fogo e sua cor a vermelha. Ele dirigia em uma carruagem puxada por dois bodes brancos. Ele lutava contra gigantes de gelo e neve. Ele morava no Pólo Norte, onde tinha o seu palácio entre os icebergs! A lareira em cada casa era sagrada e é sabido que ele descia pela chaminé para o seu elemento, o fogo!

Em meados do século 5 dC, era costume no inverno um homem idoso da comunidade vestir-se com peles e visitar as pessoas em suas casas. Este homem era designado como o "Velho do Inverno" ou "King Frost", e levava alimentos e bebidas. A tradição dizia que este velho levaria o frio e as coisas más do Inverno com ele e que por isso não sofreriam tanto com a estação.
Esta tradição tornou-se mais forte durante a invasão da Escandinávia pelos Vikings entre o sec VIII e o sec XI. Eles levaram muitas das suas tradições como o Deus Odin, que é tradicionalmente representado por um homem corpulento idosos com barba branca. 

As imagens do Pai Natal antes de 1880 mostram-no como um homem bem nutrido barbudo com roupa de pele verde forrado.
  • Quando os holandeses foram para a américa levaram consigo a lenda de St. Nicholas como Klaas Sinter. Este foi americanizado como Pai Natal abrindo mão do seu vestuário de Bispo. 

  • O Pai Natal apareceu então em vários trajes coloridos, pois foi transformado numa amalgama com o Deus Thor.

  • No sec. XIX Thomas Nast, um cartonista famoso acrescentou uma túnica vermelha e a barba branca com um saco de brinquedos a um cartoon. 

  • Em 1822 Clemente Clark Moore escreveu um poema de Natal, "Uma visita de São Nicolau",

  • Cartões de Natal publicado em 1885 mostrouum Pai Natal de manto vermelho em vez do manto verde.

  • O carro do Deus Thor puxado por bodes foi substituído por renas e um trenó.
Fontes: stnicholascenter.org; lone-star.net; arthuriana.co.uk

Et voilá!
São Nicolau, Bispo de Mytra, St Nicholas, Pai Natal, Deus Thor, Odin, Santa... seja quem for ele está a chegar


Divirtam-se!

2 comentários:

mfc disse...

... não esquecendo a festa pagã do solstício de Inverno que o Natal também quis ofuscar!

Clara disse...

tb merecedor de abordagem irrequieta, mas numa outra ocasião... o texto ficou muito comprido, um abraço

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...