Quem passa por cá

.

.
Vejam a lista de cientistas que estão no Mentes. UPDATE 07/01/2014

Projecto ENCERRADO Projecto II/2013- vida nocturna no meu jardim.
Vejam AQUI as CONCLUSÕES

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Demonstração da actividade enzimática

Antes de mais, quem se lembra disto?




Pois é, os glutões! Estes seres redondos azuis ou verdes de escova na mão a esfregar as T-Shirts muito sujas não são mais do que enzimas.
As enzimas são proteínas e actuam como catalisadores num grande número de reacções bioquímicas, um catalisador é qualquer coisa que ajuda a que outra coisa ocorra mais depressa e com mais eficiência, no caso das enzimas o que elas fazem é baixar a energia necessária para que um reacção química aconteça. Muito se pode dizer sobre estas moléculas mas basicamente são proteínas que "partem" aos bocados outras moléculas orgânicas. Uma das imagem mais comuns é a de  uma tesoura- a nossa enzima-, a cortar um colar de contas- a nossa molécula, falta acrescentar que os aminoácidos, que são os constituintes das proteínas, são nesta imagem as contas.
Sim, mas porque é que os detergentes têm as enzimas?
As enzimas são altamente eficientes, e por isso são utilizadas num sem número de industrias, para fazer um sem número de tarefas, a título de exemplo, a enzima alfa-lipase, é utilizada para produzir a forma natural do ácido palmítico das preparações lácteas para bebés prematuros.
No nosso organismo estão envolvidas em milhares de reacções (bio)químicas, as mais flagrantes são as que acontecem no sistema digestivo, os alimentos são digeridos por acção enzimática. 
Uma das industrias que beneficia com estes catalisadores é a industria dos produtos de limpeza, no caso do Presto, dos detergentes da roupa. Os glutões, enzimas, actuam como "tesouras" sobre as nódoas de gordura e proteínas da roupa, digerindo, literalmente, a nódoa.


Fig1
O que vos proponho hoje é uma autêntica demonstração desta digestão.


Precisamos de:
  • Detergentes, se tiver mais do que um é o ideal, para ver as diferenças,
  • Frascos de vidro, com tampa, tantos quantos os detergentes que tiver mais um,
  • 1 Ovo,
  • 1 panela para cozer o ovo,
  • 1 faca,
  • Coador.
Como fazer:
Fig2
  1. Cozam o ovo;
  2. Descasquem e retirem-lhe a gema, com cuidado para não estragar muito a clara;
  3. Com a faca cortem a clara em bocados iguais, de forma a que tenha 2 ou 3 por frasco;
  4. Encham os frasco de água;
  5. Coloquem um colher do detergente A no primeiro fraco, um colher do detergente B no segundo, e assim sucessivamente;
  6. No último não coloquem nada, vai servir de controlo;
  7. Mexam as soluções para ficarem homogéneas;
  8. Juntem a clara do ovo;
  9. Fechem bem as tampas, rotulem os frascos com o nome dos detergentes, e guardem num armário, onde possam ficar durante 3 dias;
  10. Com a ajuda de um coador, vertam os frascos, um a um, e com jeitinho retirem a clara do ovo (ou o que restar dela)
  11. Comparem os resultados dos vários frascos.
O que aconteceu?
Fig3
Nas imagens utilizámos três frascos, fig1, da esquerda para a direita, clara do ovo depois de 3 dias exposta a detergente corrente, clara do ovo depois de 3 dias exposta a detergente para tecidos delicados e finalmente no frasco 3 a clara do ovo que colocámos em água. Por comparação (fig2) dos três conjuntos de clara do ovo concluímos que no caso do detergente corrente a clara diminuiu de volume cerca de 3 vezes (fig3), já a clara que estava no segundo frasco ficou com um aspecto gelatinoso e parece inchada (fig4). O controlo (terceiro frasco) não apresentou qualquer alteração (fig5).
Fig4
Fig5


Porquê?
Um ovo é constituído por duas partes distintas, a clara de ovo e a gema. A gema é essencialmente proteína, em contra partida a gema tem alto teor de gordura. Por esta razão isolámos a clara do ovo para esta demonstração, queríamos demonstrar a actividade enzimática dos detergentes da roupa sobre as proteínas (nódoas mais comuns e chatas de tirar). 
As moléculas sobre as quais as enzimas actuam são denominadas de "substrato". A clara do ovo é o substrato perfeito para este ensaio, por ser proteína quase a 100%. 
Quando colocámos a proteína numa solução com detergente, os glutões- enzimas- fizeram aquilo que sabem fazer... catalisaram reacções (bio)químicas e "desmontaram"- como se fossem tesouras- as proteínas- o nosso colar- em aminoácidos- as nossas contas. O que nos permite concluir que a clara do ovo do frasco da fig3 foi digerida pela actividade enzimática presente na solução de detergente.

Isto é apenas uma demonstração da existência de actividade enzimática no detergente utilizado, facilmente se pode transformar este ensaio numa experiência entusiasmante, utilizem vários detergentes e tira nódoas que tenham ai por casa, pesem as claras antes de as colocar nas soluções, quando as tirarem pesem-nas de novo, dividam o peso inicial pelo peso final e obtêm um valor comparável que lhes permitirá dizer qual é o detergente mais eficiente, não se esqueçam do controlo.
Outra opção é variar os tempos de digestão... ao fim de um dia, dois, três... quando se dá a digestão completa?
Também podem experimenta com outro tipo de alimentos.
NOTA: Registem todos os valores e condições dos ensaios.


Et Voilá!
Digestão na máquina de lavar

Divirtam-se!

2 comentários:

mfc disse...

Convincente e claríssima!

Clara disse...

o post da clara, sobre claras de ovo foi clarissimo!? hummm lol

Dê uma olhadela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...